Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Palácio do Marquês de Angeja
Designação
DesignaçãoPalácio do Marquês de Angeja
Outras Designações / PesquisasPalácio da Vila / Palácio dos Marqueses de Angeja (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palácio
TipologiaPalácio
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Alenquer/Vila Verde dos Francos
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua da Fonte do ArcoVila Verde dos Francos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.153659-9.112659
DistritoLisboa
ConcelhoAlenquer
FreguesiaVila Verde dos Francos
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal)
CronologiaEm 4-04-2017 foi solicitada informação à CM de Alenquer sobre a situação jurídica do procedimento de classificação (em vias, já classificado ou arquivado)
Enviada cópia do processo pelo Ministério da Cultura à CM de Alenquer em 3-05-2010 a fim de ponderar a conclusão do procedimento
Edital N.º 4 de 22-03-1989 da CM de Alenquer
Em 21-04-2008 a CM de Alenquer emitiu parecer favorável à continuidade do processo de classificação
Em 13-02-2007 foi solicitado à CM de Alenquer que se pronunciasse sobre a continuidade do processo de classificação
Despacho de homologação de 14-02-1988 da Secretária de Estado da Cultura (processo perdido)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO paço dos Marqueses de Angeja foi, durante várias centúrias, a "residência senhorial e o maior foco de vida" de Vila Verde de Francos (LEAL, 1873-1890). Segundo o historiador Alexandre Herculano, a vila terá sido doada por D. Afonso Henriques em 1160 ao alcaide Alardo, cavaleiro francês; no final do século XII, estava estabelecida no burgo uma colónia de francos, que terá dado origem à toponímia do local (GOMES, 1995).
No entanto, o primeiro foral foi concedido à povoação em Março de 1218 por D. Afonso II, constituindo-se assim como sede de concelho.
Em 1396, D. João I doou a Gonçalo Lourenço de Gomide, seu escrivão da puridade, a vila de Vila Verde de Francos. Foi o seu neto, Gonçalo de Albuquerque, pai de Afonso de Albuquerque, governador da Índia, que terá mandado edificar, cerca de 1440-1450, o paço, no centro da vila (idem, ibidem).
Actualmente, o palácio encontra-se em avançado estado de ruína; no entanto, ainda se distinguem alguns elementos da fachada principal, como o portal de gosto maneirista, com frontão interrompido por janela do andar nobre, e ladeado por duas janelas de peito. Estes elementos indicam que o paço quatrocentista dos Albuquerque terá sido reformado em meados do século XVI, inícios do século XVII.
Nos finais do século XIX, referia-se que o palácio tinha "um quarto digno de veneração", então designado gabinete do conde, que havia pertencido a D. Pedro António de Noronha, 2º Conde de Vila Verde de Francos e 1º Marquês de Angeja. Nesta divisão destacava-se o tecto, em painéis de madeira, onde se pintaram diferentes quadros "representando os feitos praticados por D. Pedro na Índia" (LEAL, 1873-1890).
Catarina Oliveira
IGESPAR,I.P./2007
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa
Vila Verde dos Francos (Alenquer) e o espírito de CamõesGOMES, Maria Alice RosaEdição1995Lisboa

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt