Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário
Designação
DesignaçãoEstação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário
Outras Designações / PesquisasEstação Ferroviária de Santarém / Núcleo Museológico dos Caminhos de Ferro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Núcleo Museológico
TipologiaNúcleo Museológico
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Santarém/União de Freguesias da cidade de Santarém
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da Estação (EN 365)Ribeira de Santarém Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.242131-8.675119
DistritoSantarém
ConcelhoSantarém
FreguesiaUnião de Freguesias da cidade de Santarém
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaDeclaração de retificação n.º 671/2013, DR, 2.ª série, n.º 108, de 5-06-2013 (retificou a planta anexa ao diploma anterior) (ver Declaração)
Portaria n.º 265/2013, DR, 2.ª série, n.º 90, de 10-05-2013 (ver Portaria)
Relatório final do procedimento e proposta de alteração da designação para "Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário" aprovados por despacho de 19-03-2013 da diretora-geral da DGPC
Procedimento prorrogado até 30-06-2013 pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251, de 28-12-2012 (ver Diploma)
Edital N.º 182/2012 de 18-10-2012 da CM de Santarém
Anúncio n.º 13550/2012, DR, 2.ª série, n.º 198, de 12-10-2012 (ver Anúncio)
Parecer favorável de 25-07-2012 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura, com a designação de "Estação Ferroviária, incluindo o núcleo museológico dos Caminhos de Ferro de Santarém"
Proposta de 29-05-2012 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo para a classificação como MIP da Estação Ferroviária de Santarém, incluindo o respetivo acervo museológico
Procedimento prorrogado pelo Decreto-Lei n.º 115/2011, DR, 1.ª série, n.º 232, de 5-12-2011 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
Segundo indicação do vice-presidente do IPPAR o assunto deverá aguardar a decisão relativa ao processo de classificação do Centro Histórico de Santarém
Edital N.º 76/97 de 10-04-1997 da CM de Santarém
Despacho de abertura de 17-01-1997 do vice-presidente do IPPAR
Proposta de 30-12-1996 da DR de Lisboa do IPPAR para a abertura da instrução de processo de classificação
Proposta de 14-02-1992 da CM de Santarém para a classificação do Núcleo Museológico dos Caminhos de Ferro de Santarém
ZEPDeclaração de retificação n.º 671/2013, DR, 2.ª série, n.º 108, de 5-06-2013 (retificou a planta anexa ao diploma anterior) (ver Declaração)
Portaria n.º 265/2013, DR, 2.ª série, n.º 90, de 10-05-2013 (sem restrições) (ver Portaria)
Relatório final do procedimento aprovado por despacho de 19-03-2013 da diretora-geral da DGPC
Anúncio n.º 13550/2012, DR, 2.ª série, n.º 198, de 12-10-2012 (ver Anúncio)
Parecer favorável de 25-07-2012 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Proposta de 29-05-2012 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914629
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO actual núcleo museológico dos caminhos de ferro é albergado por uma construção oitocentista em que dialogam diversas linguagens arquitectónicas. Desta multiplicidade estilística, salienta-se a estética tradicional da casa portuguesa que aqui coexiste com a utilização de elementos neo-árabes, aos quais se aliam apontamentos decorativos neo-barrocos nos paineis azulejares, sendo o resultado final de um ecletismo arquitectónico acentuado. Fruto do desejo de dinamização interna do país, Costa Cabral concebe um projecto que visava a progressão da linha férrea até à fronteira espanhola, projecto este que se concretizará plenamente em 1861, data em que a primeira locomotiva a vapor chega a Santarém, momento celebrado com uma cerimónia concebida para o efeito. Se o projecto original de 1870, aliava à estação propriamente dita a cocheira para carruagens, será só em 1923 que um novo projecto da autoria do arquitecto Perfeito de Magalhães irá imprimir à estação a sua feição actual. Bem herdeira das soluções decorativas oitocentistas é a cocheira de planta rectangular, onde nos panos murários (ritmados pela sucessão de arcos cegos de vão angular) merlões de inspiração mourisca rematam o topo da construção. Perfeito de Magalhães envereda por uma linguagem de sabor mais tradicional socorrendo-se, na fachada, de densos cunhais rematados por pináculos, sendo a decoração desta composta por silhares de azulejos enxaquetados, de cromastismo azul e branco, concebidos na Fábrica Aleluia e aplicados em 1927. O rico núcleo museológico, concretizado em 1979 por iniciativa do Engenheiro Armando Ginestal Machado, é composto por diversas locomotivas, carruagens e salões-carruagem, entre os quais se encontram, entre outros exemplares a Locomotiva D. Luís (a primeira locomotiva a chegar a Santarém em 1861), ou a luxuosa carragem salão Salão Presidencial. O espólio é ainda composto por diversos utensílios e objectos intimamente ligados a toda uma ambiência da via férrea como quadriciclos a pedal, marcadeiras de bilhetes, telefones, etc. SCP
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens33
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Santarém, Cidade do MundoCUSTÓDIO, JorgeEdição1996CMS
Santarém MonumentalPAES, Octávio da SilvaEdição1988CMS

IMAGENS

Museu Nacional Ferroviário - Núcleo museológico: vista geral

Museu Nacional Ferroviário - Núcleo museológico, vista do poente

Museu Nacional Ferroviário - Núcleo museológico: corpo central

Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário - Planta com a delimitação e a ZEP proposta pela DRCLVT e a SPAA do CNC (a ZEP só entra em vigor após publicação da portaria no DR)

Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário - Planta com a delimitação e a ZP em vigor até ser fixada a ZEP

Museu Nacional Ferroviário - Planta com a delimitação e a ZEP em vigor (Ver Declaração de retificação n.º 671/2013, DR, 2.ª série, n.º 108, de 5 de junho)

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, vista a partir do interior para o vão de entrada.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Comboio Real, locomotiva D. Luís.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Locomotiva CP 553 em exposição

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, pormenor da fachada lateral (ao rio).

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Estação Ferroviária de Santarém, cais de embarque.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Cocheira das Carruagens.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Locomotiva CP 553 em exposição.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Estação Ferroviária de Santarém, lado Norte.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Cocheira das Carruagens, entrada no Núcleo Museológico.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Locomotiva CP 553 em exposição.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Cocheira das Carruagens, fachadas

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Estação Ferroviária de Santarém e Cocheira das Carruagens.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, vista parcial do interior da Carruagem Maria Pia.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Estação Ferroviária de Santarém, lado Sul.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, empena.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Cocheira das Carruagens, fachada lateral com duas grandes portas de verga em arco mourisco.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Estação Ferroviária

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Estação Ferroviária de Santarém, lado Sul.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Cocheira das Carruagens, fachada orientada para a estação.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, interior da Carruagem Maria Pia.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Exterior da Carruagem Maria Pia.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, Estação Ferroviária de Santarém, vias e cais de embarque.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, interior do núcelo museológico.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, interior do núcleo expositivo.

Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário, locomotiva.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt