Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Santuário do Bom Despacho, constituído pela Igreja, a sacristia, o edifício anexo, as capelas dos Passos e o espaço com forma retangular onde existe uma via-sacra e oliveiras
Designação
DesignaçãoSantuário do Bom Despacho, constituído pela Igreja, a sacristia, o edifício anexo, as capelas dos Passos e o espaço com forma retangular onde existe uma via-sacra e oliveiras
Outras Designações / PesquisasSantuário de Nossa Senhora do Bom Despacho (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Santuário
TipologiaSantuário
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Vila Verde/Cervães
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Lugar do Bom Despacho Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.599252-8.533192
DistritoBraga
ConcelhoVila Verde
FreguesiaCervães
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 740-EM/2012, DR, 2.ª série, n.º 252 (suplemento), de 31-12-2012 (ver Portaria)
Anúncio n.º 13384/2012, DR, 2.ª série, n.º 172, de 5-09-2012 (ver Anúncio)
Parecer de 5-12-2011 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura a propor a classificação como MIP
Procedimento prorrogado até 31-12-2012 pelo Decreto-Lei n.º 115/2011, DR, 1.ª série, n.º 232, de 5-12-2011 (ver Diploma)
Proposta de 28-07-2011 da DRC do Norte para a classificação como CIP
Procedimento prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
Despacho de abertura de 7-11-1995 do presidente do IPPAR
Proposta de 31-10-1995 da DR do Porto do IPPAR para a abertura da instrução do processo de classificação
Proposta de classificação de 15-11-1988 da CM de Vila Verde
Deliberação de 20-08-1986 da CM de Vila Verde no sentido de propor ao IPPC a classificação como IIP
ZEPPortaria n.º 740-EM/2012, DR, 2.ª série, n.º 252 (suplemento), de 31-12-2012 (sem restrições) (ver Portaria)
Anúncio n.º 13384/2012, DR, 2.ª série, n.º 172, de 5-09-2012 (ver Anúncio)
Parecer favorável de 5-12-2011 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Proposta de 28-07-2011 da DRC do Norte
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO Santuário do Bom Despacho encontra no voto de João da Cruz - o seu primeiro ermitão -, a justificação da sua existência: este homem, natural de Bela, Monção, abraçou a vida de penitente depois de ter sobrevivido a uma grave doença. Inicialmente estabelecido em Nossa Senhora da Estrela, João da Cruz mudou depois, cerca de 1640, para monte do Busto, construindo então a primitiva capela a expensas do Morgado de Azevedo, Martim Lopes Azevedo. Esta, tirou partido de um abrigo natural entre dois penedos, que ainda hoje se conserva e que constitui a capela-mor da igreja. Os Passos da Paixão "nos reconcavos delles" (dos penedos) são, de acordo com as informações de 1706, contemporâneos da capela (COSTA, tomo I, p. 251). A mesma fonte refere a muita romaria e devoção que Nossa Senhora do Bom Despacho inspirava, razão pela qual se decidiu ampliar os equipamentos originais, iniciando-se a construção do novo templo, muito possivelmente, no decorrer do último quartel do século XVII (embora a mesma fonte não faça qualquer referência a obras de ampliação).
Na verdade, no que respeita às obras, as informações são mais reduzidas. Sabe-se, apenas, que a torre Este foi construída em 1740 por ordem do Capitão-mor João de Oliveira e pelo seu irmão António de Oliveira, naturais de Cervães mas a residir no Brasil. A importância e muita frequência do Santuário podem ser atestadas pelas dimensões do templo e do terreiro que lhe é fronteiro, onde se incluem uma fonte, as dependências de apoio aos peregrinos, as cruzes da Via Sacra, o cruzeiro e as capelas da Paixão, adossadas às fachadas Norte e Oeste da igreja, e a do Calvário à direita. No topo do longo adro, a igreja ergue-se sobre uma plataforma elevada, a que se acede por uma pequena escadaria, em frente da porta principal.
A fachada é seccionada por pilastras que a dividem em três panos, correspondendo os laterais às torres sineiras. Estas elevam-se bem acima da linha do telhado, sendo abertas por pequenas frestas nos registos iniciais e, no último, pela sineira de volta perfeita. Terminam em coruchéu com balaustrada de pedra na base, e pináculos nos cunhais. O pano central, de certa forma "esmagado" pela imponência das torres, é aberto pelo portal, de verga recta, rematado por cornija saliente sobre a qual se ergue uma janela de volta perfeita flanqueada e encimada por volutas e enrolamentos. Termina numa cruz sobre esfera. No tímpano do frontão que coroa o alçado, um óculo com moldura recortada desenhando elementos vegetalistas.
No interior, de nave única revestida por silhar de azulejos de padrão polícromo, o coro alto, com balaustrada torneada de pau preto, assenta sobre arco abatido e no sub coro encontram-se dois painéis de azulejo com cenas da vida da Virgem e um nicho com a data de 1717. Do lado do Evangelho há um retábulo de talha polícroma dedicado a Santo António e uma capela com retábulo de talha dourada com uma tela representando Nossa Senhora e São José. Do lado oposto, uma outra capela com a Apresentação de Jesus no Templo .
A capela-mor apresenta um retábulo de estrutura que recorda os exemplares maneiristas, mas com uma decoração barroca. No registo inferior, dois nichos com as imagens de São João Baptista e Cristo Ressuscitado enquadram o vão central, que desenha dois arcos unidos por uma cartela central. Atrás, são visíveis os penedos da capela original, e uma estrutura com a imagem de Nossa Senhora do Bom Despacho protege a entrada da gruta. No registo seguinte, são duas telas ( Anunciação e Casamento da Virgem ) a flanquear a tribuna protegida por balaustrada. As quatro colunas pesudo-salomónicas que seccionam o retábulo prolongam-se no ático, desenhando duas arquivoltas unidas pelas aduelas.
No século XIX registam-se alguns restauros e obras de conservação, remontando a 1930 o denominado Patronato de Frei Gil (casa para rapazes abandonados), que comunica com a igreja através de um passadiço sobre arcaria. (RC)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens8
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A Talha em PortugalSMITH, Robert C.Edição1962Lisboa
Corografia Portuguesa e descripçam topographica do famoso Reyno de PortugalCOSTA, Pe. António Carvalho daEdição1712LisboaOff. de Valentim da Costa Deslandes, 1706 - 1712
Cervães e o Bom Despacho: elementos para a história civil e religiosa da regiãoARAÚJO, António de SousaEdição1977Braga

IMAGENS

Santuário do Bom Despacho - Terreiro fronteiro com cruzeiro

Santuário do Bom Despacho - Fachada principal da igreja

Santuário do Bom Despacho - Fachada posterior da igreja

Santuário do Bom Despacho - Fachada lateral direita da igreja e passadiço

Santuário do Bom Despacho - Fachada lateral direita da igreja e corpo da sacristia ligado com passadiço

Santuário do Bom Despacho - Interior da igreja: retábulo-mor

Santuário do Bom Despacho - Planta anexa à portaria de classificação e fixação da respetiva ZEP, com a delimitação e a ZEP em vigor

Santuário do Bom Despacho - Planta com a delimitação e a ZP que esteve em vigor até ser fixada a ZEP

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt