Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Antas da Herdade do Freixo
Designação
DesignaçãoAntas da Herdade do Freixo
Outras Designações / PesquisasAntas da Herdade do Freixo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Anta
TipologiaAnta
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Portel/Monte do Trigo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- perto do Monte da Herdade do Freixo de Cima e do Monte da Herdade do Freixo de BaixoPortel Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoÉvora
ConcelhoPortel
FreguesiaMonte do Trigo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaTípico do denominado "universo megalítico eborense" - cujo principal protótipo é assumido pela Anta Grande da Comenda da Igreja, em Montemor o Novo -, e edificado entre os inícios do 4.º, meados do 3.º milénio a.C., este conjunto de estruturas funerárias megalíticas foi inicialmente investigado pelo cientista francês, Émille de Cartailhac ainda durante o século XIX, bem como por José Leite de Vasconcelos. Dos materiais então exumados da "Anta 2", alguns encontram-se actualmente depositados no Musée des Antiquités Nationales, em Saint Germain-en-Laye, perto de Paris, assim como no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.
Deste conjunto de 6 antas, apenas se encontram classificadas como "Monumento Nacional" as 3 localizadas na Herdade do Freixo de Cima: a designada "Anta Grande do Freixo", para além de outras 2, bastante deterioradas.
De entre estas, aquela que merece, sem dúvida, maior relevo é, precisamente, a "Anta Grande do Freixo" - ou "Anta 1" -, tanto pelas suas invulgares dimensões, como pelo seu estado de conservação.
Com câmara funerária de planta poligonal alongada, com c. de 4 m de diâmetro, formada por 7 esteios de consideráveis dimensões, erguidos a c. de 4 m a partir da superfície do solo, ainda "in situ", o seu corredor de acesso mede c. de 12 m de comprimento e possuí uma largura de entrada com c. de 2 m de largura. Dos esteios constituintes deste corredor, restam apenas 3 no seu lado N., (erguidos a c. de 1 m de altura a partir do leito), e 1 na zona do fecho de entrada.
[AMartins]
ProcessoSituado perto do Monte da Herdade do Freixo de Cima e do Monte da Herdade do Freixo de Baixo, torna-se necessário para visitar este conjunto de 9 antas percorrer a EN 256 que liga Évora a Reguengos de Monsaraz, tomando o desvio para Viana do Alentejo. Depois, a c. de 4 KM, dever-se-à tomar o caminho vicinal a SE, que conduz às sobreditas herdades.
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Antas dos Arredores de Évora", A Cidade de ÉvoraLEISNER, Georg KlausEdiçãoPublicado a 1949 Keywords antas//megalitos Data do Editor : 1949
Les Âges Préhistoriques de l'Espagne et du Portugal.CARTAILHAC, EmileEdição1884Paris Publicado a 1886

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt