Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de São Pedro
Designação
DesignaçãoCapela de São Pedro
Outras Designações / PesquisasCapela de São Pedro (Seia) (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Seia/Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Seia Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.419605-7.701114
DistritoGuarda
ConcelhoSeia
FreguesiaSeia, São Romão e Lapa dos Dinheiros
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 9 953, DG, I Série n.º 171, de 31-07-1924 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO primitivo templo de São Pedro de Seia terá sido edificado nos finais do século XII ou inícios do século XIII, e o espaço fronteiro à capela tornou-se posteriormente um dos pólos do comércio local, uma vez que a partir da centúria de Trezentos passou a realizar-se nesse espaço um mercado semanal.
No século XVI esta capela estava agregada ao Solar dos Botelhos, pelo que em 1542 o templo foi reconstruído por ordem de Aires Botelho, como atesta uma inscrição no portal principal.
A pequena igreja quinhentista desenvolve-se em planimetria quadrangular, estando a estrutura reforçada pela disposição de quatro contrafortes. Na fachada foi mantido o modelo de gosto românico no portal principal, embora seja evidente a sua remodelação, que lhe acrescentou uma arquivolta. Sobre a empena do frontispício foi colocada uma sineira.
Do lado esquerdo do portal principal foi gravado "ESTA CAPELA FEZ JOAO LOEZELLO", desconhecendo-se se esta referência é uma alusão ao primitivo instituidor da capela. No espaço fronteiro foi inscrito "ESTA CAPELA MANDOU FAZER AIRES BOTELHO DE NOVO PER A. BOTELHO SEU FILHO PERA ELE E SEUS DESCENDENTES NO ANO DE 1542".
O interior é um espaço único, sem capela-mor, coberto por abóbada estrelada, cujos fechos são decorados com a Cruz de Cristo, motivos zoomórficos e antropomórficos. Na parede do lado do Evangelho foram abertos dois arcosólios geminados, em arco abatido, que possivelmente albergavam túmulos. O altar-mor, elevado por um degrau que o diferencia do restante espaço, possui frontão revestido com azulejos de aresta hispano-mouriscos.
No século XIX o templo foi desafecto ao culto religioso, sendo posteriormente utilizado como um armazém. Somente em 1948 a Capela de São Pedro foi reaberta para cerimónias religiosas, passando a ser usada como capela mortuária a partir da década de 80 do século XX.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/ 8 de Junho de 2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa
Monografia da vila de SeiaBIGOTTE, José QuelhasEdição1945Seia
Beira Alta : com um braço total à Serra da EstrelaRAPOSO, Francisco HipólitoEdição1987Lisboa

IMAGENS

Capela de São Pedro - Vista geral

Capela de São Pedro - Fachada principal: portal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt