Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja românica de Santa Maria Maior, de Tarouquela
Designação
DesignaçãoIgreja românica de Santa Maria Maior, de Tarouquela
Outras Designações / PesquisasIgreja românica de Tarouquela / Igreja de Santa Maria Maior / Mosteiro de Tarouquela / Igreja Românica de Santa Maria Maior de Tarouquela / Igreja Paroquial de Tarouquela (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Cinfães/Tarouquela
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Tarouquela Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.06979-8.187707
DistritoViseu
ConcelhoCinfães
FreguesiaTarouquela
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 34 452, DG, I Série, n.º 59, de 20-03-1945 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9823125
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaTarouquela é uma pequena, porém importante, igreja românica da região de Lamego, zona onde este estilo artístico deixou marcas de um regionalismo próprio. A sua construção data da segunda metade do século XII, por iniciativa do braço feminino dos Regrantes de Santo Agostinho, mas as referências à localidade são anteriores, fazendo crer que Tarouquela tenha sido um povoado de relativa importância no período condal, numa região ainda escassamente controlada pelos poderes cristãos saídos do avanço verificado em meados do século XI com as conquistas de D. Fernando Magno.
O que hoje podemos observar é o templo de um mosteiro referenciado em 1162, cujo comando esteve entregue, em finais da centúria, a D. Urraca Viegas, filha de Egas Moniz, e cuja vitalidade se encontra testemunhada documentalmente ao longo de toda a Baixa Idade Média.
O modelo volumétrico da igreja é comum à generalidade das construções românicas levantadas no nosso país: nave única relativamente alta, escassamente fenestrada, a que se justapõe capela-mor quadrangular mais baixa e estreita que o corpo. A cobertura é uniforme, em tecto de madeira protegido por telhado de duas águas. Os esforços decorativos concentram-se em locais específicos do templo, concretamente os portais e a cachorrada de modilhões que sustenta o telhado. Apesar destas características dominantes comuns, a igreja possui uma clara especificidade, seja na desproporcionada altura da sua nave, seja nos aspectos decorativos, cuja profusão eleva este templo ao estatuto de realização maior da arte românica nacional.
O portal principal é apontado e define-se em três arquivoltas assentes sobre colunelos de capitéis vegetalistas e animalistas, que enquadram o tímpano, preenchido com motivo vegetalista radial. Ao nível das impostas, a entrada é "vigiada" por dois quadrúpedes que abocanham o que parece ser uma figura humana, numa referência clara ao castigo que espera os pecadores. O alçado inclui uma linha de adossamento do que pode ter sido um alpendre e, na empena, a eixo, abre-se pequena janela. Do lado Sul, existe porta lateral também apontada, de duas arquivoltas e tímpano, sobre a qual se rasga janela. Deste lado, adossada à capela-mor, subsiste uma pequena capela gótica, dedicada a São João Baptista e mandada construir no século XIV por Vasco Lourenço.
No interior destaca-se o arco triunfal, também ele apontado e ainda com vestígios de policromia original. As paredes são decoradas com sucessões de arcarias cegas dotadas de capitéis historiados, o que faz com que o conjunto escultórico seja dos mais interessantes do nosso românico, apesar de ainda escassamente estudado.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens8
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Igreja de Santa Maria Maior - Fachada principal

Igreja de Santa Maria Maior - Fachada lateral direita (sul)

Igreja de Santa Maria Maior - Vista geral (de sul)

Igreja de Santa Maria Maior - Fachada principal: arcos do portal

Igreja de Santa Maria Maior - Fachada principal

Igreja de Santa Maria Maior - Vista geral (de sul)

Igreja de Santa Maria Maior - Vista geral e envolvente

Igreja de Santa Maria Maior - Vista geral da fachada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt