Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja Matriz de Barrô
Designação
DesignaçãoIgreja Matriz de Barrô
Outras Designações / PesquisasIgreja de Nossa Senhora da Assunção / Igreja Paroquial de Barrô / Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Resende/Barrô
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 222, ao km. 116,9, a 100 mLugar de Curcial Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.129069-7.882595
DistritoViseu
ConcelhoResende
FreguesiaBarrô
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 8 175, DG, I Série, n.º 110, de 3-06-1922 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9823125
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaApesar das modestas dimensões da igreja, Barrô é um importante monumento, fruto da iniciativa de D. Egas Moniz, por doação de D. Afonso Henriques. Na geração seguinte, o padroado do templo foi doada pela nora de D. Egas, D. Sancha Vermudes, aos Hospitalários. Estes dados provam a efectiva importância da igreja no quadro do nascente reino de Portugal, ainda que as suas características arquitectónicas não difiram da esmagadora maioria da nossa arte românica.
Ainda assim, a ausência de monumentalidade não é, de todo, uma das dominantes do edifício. A fachada principal organiza-se em dois generosos registos, correspondendo o primeiro ao portal axial (em arco apontado de três arquivoltas, com capitéis decorados com elementos vegetalistas) e o segundo a óculo circular inscrito em moldura porticada reentrante, de duas arquivoltas de arco a pleno centro. Entre os dois andares, exibem-se três bustos humanos, colocados no alçado em posição harmónica, que originalmente serviriam de pontos de apoio a um desaparecido alpendre. O arco triunfal, apesar de em perfil apontado, revela, igualmente, a qualidade e relevância do projecto no quadro do românico português. Os capitéis são decorados com motivos zoo e antropomórficos, em concreto cenas de caçada, plenas de movimento e dinamismo. E a própria capela-mor, com os seus três tramos, evidencia uma qualidade relativamente superior à generalidade das construções de então.
Na Época Moderna, a igreja foi objecto de múltiplos enriquecimentos. No século XVII, construiu-se a torre sineira quadrangular, anexa à face meridional da fachada principal, parcialmente intervencionada em 1890. No período áureo do Barroco, realizaram-se os retábulos de talha dourada, em particular o principal, de estrutura tripartida apoiada em colunas salomónicas. A igreja foi restaurada nas décadas de 50 e 60 do século XX.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Igreja Matriz de Barrô - Fachada lateral direita: torre sineira

Igreja Matriz de Barrô - Fachada principal

Igreja Matriz de Barrô - Fachada principal: portal e janela do coro-alto

Igreja Matriz de Barrô - Fachada lateral direita

Igreja Matriz de Barrô - Vista geral (coberturas e fachada posterior)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt