Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Residência senhorial dos Castelo Melhor
Designação
DesignaçãoResidência senhorial dos Castelo Melhor
Outras Designações / PesquisasRuínas romanas de Santiago da Guarda / Paço dos Vasconcelos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palacete
TipologiaPalacete
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Ansião/Santiago da Guarda
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da IgrejaSantiago da Guarda Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.94805-8.480497
DistritoLeiria
ConcelhoAnsião
FreguesiaSantiago da Guarda
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO Paço dos Vasconcelos é formado por dois núcleos distintos, correspondendo o primitivo à torre quadrangular edificada por Pero de Sousa Ribeiro no último quartel do século XV. Este torreão constitui um "(...) exemplo da continuidade construtiva de casas fortes em época bem tardia da Idade Média" (SILVA, 1995, p. 172).
A esta torre foi anexado um conjunto habitacional, construído cerca de 1544, que forma um quadrado e define, em conjunto com a torre, um pátio. Embora parte desta estrutura tenha sido alterada ao longo das centúrias seguintes, a organização "global" do paço manteve-se, determinando "(...) um edifício de alçado térreo e de planta verdadeiramente original, representativo de uma tipologia que, essencialmente adoptada em zonas rurais, se manteve nos séculos subsequentes." (Idem, ibidem, p. 173).
A parte nobre da casa corresponde ao corpo edificado mais tardiamente, sendo a única que tem aberturas tanto para o pátio como para o jardim da casa, tendo sido construído no seu interior o oratório privativo do paço.
No centro da fachada deste corpo foi aberta uma porta que dá acesso a uma câmara que funciona como "área de distribuição" dos acessos a todas as dependências interiores da casa, nomeadamente o salão nobre.
Outro elemento de destaque em toda a estrutura são as janelas de gosto manuelino, cuja "variedade e multiplicidade do recorte das suas vergas" introduzem nesta edificação de linhas simples e quase austeras "(...) a nota de requinte e de elegância festiva indispensável a um paço (...)" (Idem, ibidem, p. 174).
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Paços Medievais PortuguesesSILVA, José Custódio Vieira daEdição2002Lisboa Tipo : Colecção - Arte e Património Esta obra corresponde à tese de doutoramento apresentada por José Custódio Vieira da Silva à Universidade Nova de Lisboa sobre a génese e a evolução da casa senhorial em Portugal. Engloba o estudo de várias habitações régias e senhoriais, algumas das quais afectas ao IPPAR e propõe novos roteiros de visita e diversas fontes de interesse científico.
Inventário Artístico de Portugal, vol. V (Distrito de Leiria)SEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1955Lisboa
Solares Portugueses - Introdução ao Estudo da Casa NobreAZEVEDO, Carlos deEdição1969Lisboa

IMAGENS

Residência senhorial dos Castelo Melhor - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt