Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Palácio dos marqueses de Pombal, abrangendo o jardim, casa de pesca e cascata junta
Designação
DesignaçãoPalácio dos marqueses de Pombal, abrangendo o jardim, casa de pesca e cascata junta
Outras Designações / PesquisasPalácio e Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal / Palácio do Marquês de Pombal / Palácio dos Condes de Oeiras (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Jardins da Quinta do Marquês de Pombal (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palácio
TipologiaPalácio
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Oeiras/Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo do Marquês de PombalOeiras Número de Polícia:
Quinta de Baixo e de CimaOeiras Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.692301-9.314476
DistritoLisboa
ConcelhoOeiras
FreguesiaOeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
Cronologia(ver ficha relativa à Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal, incluindo os sistemas hidráulicos exteriores à propriedade)
Decreto n.º 39 175, DG, I Série, n.º 77, de 17-04-1953 (ver Decreto)
Decreto n.º 30 838, DG, I Série, n.º 254, de 1-11-1940 (ver Decreto) (suspendeu o diploma anterior quanto aos imóveis que fossem propriedade particular, até que se cumprisse o disposto no art.º 25.º do Decreto n.º 20 985, DG, I Série, n.º 56, de 7-03-1932 (ver Decreto))
Decreto n.º 30 762, DG, I Série, n.º 225, de 26-09-1940 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Quinta do Palácio do Marquês de Pombal permanece como um testemunho da personalidade de Sebastião José de Carvalho e Melo, que pretendeu transformar toda esta área num espaço cultural, de cariz profano, interligando, num mesmo programa, casa e jardins (LEITE, 1988, pp. 115 , 200-201). O espaço é atravessado pela Ribeira da Lage, eixo em torno do qual se desenvolve este ambicioso conjunto.
As origens da propriedade remontam à figura de Paulo de Carvalho e Ataíde, arcipreste da Sé, falecido em 1737, e deixando a continuação dos trabalhos de melhoramento da Quinta nas mãos de Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do futuro Marquês. A construção do Palácio, e a campanha decorativa que se seguiu, ganhou especial vitalidade depois de Pombal receber o título de Conde de Oeiras, em 1759 (IDEM, p. 115). Esta intervenção, tradicionalmente atribuída ao arquitecto de origem húngara, Carlos Mardel, terá sido responsável pela reordenação das arquitecturas já existentes, como parece comprovar o plano final, revelador de alguma incoerência (MATOS, 1989, p. 367). É certo que nem todos os autores concordam com a autoria de Mardel (FRANÇA, 1977, p. 344), principalmente por que este faleceu em 1763, época em que o palácio não estava ainda concluído. Mas também é verdade que muitas das características do conjunto denunciam a influência de soluções arquitectónicas utilizadas noutras obras seguramente projectadas por este arquitecto. Entre outros exemplos, citamos o caso da Casa Lázaro Leitão, na Rua da Junqueira, em Lisboa, em que observamos um modelo muito próximo do da fachada de Oeiras, com os torreões nos ângulos e os telhados duplos, de influência germânica.
A capela, situada num dos flancos do U definido pelo conjunto de edifícios, dedicada a Nossa Senhora das Mercês, estava concluída em 1760. A campanha decorativa decorreu nos anos subsequentes, beneficiando dos trabalhos em estuque de João Grossi, da azulejaria da época e da fábrica do Rato (SIMÕES, 1969, p. 70).
Na fachada posterior, a decoração das molduras dos vãos é mais cuidada, surgindo uma série de bustos de figuras alegóricas adossadas à frontaria, a partir da qual, se desenvolve a alameda que conduz à Cascata dos Poetas, com esculturas alusivas a Homero, Virgílio, Camões e Tasso. Este último, constitui um dos 3 pólos estruturadores da Quinta, e que se ligam entre si através de alamedas. Os restantes são o jardim, desenvolvido em três terraços, que se articula com o lago e a Casa de Pesca, também ela atribuída a Mardel (LEITE, 1988, p. 117); e a Cascata da Fonte do Ouro e Casa dos Bichos da Seda. Em todos estes espaços, e para além da iconografia própria, está sempre presente a heráldica dos Carvalhos.
Tendo trabalhado nas obras do aqueduto, e integrado a equipa de reconstrução da baixa Pombalina, Carlos Mardel desenvolveu, em Oeiras, um dos mais significativos projectos da sua carreira, onde é perceptível o entendimento e adaptação do que era a tradição arquitectónica portuguesa e a sua ligação ao estilo chão (CORREIA, 1989, p. 280-283).
É, no entanto, na relação entre a casa e o espaço exterior, habilmente explorado por Mardel, que reside um dos aspectos mais significativos da Quinta do Marquês de Pombal. Para além dos diversos núcleos iconográficos formados por "imagens universais" e concebidos "como um monumento" ou um "conjunto de retórica" (LEITE, 1988, pp. 200-201), Sebastião José de Carvalho e Melo pretendeu criar não apenas mais uma quinta de recreio nos arredores de Lisboa que servisse os seus interesses culturais e eruditos, mas também uma exploração agrícola modelo dirigida, sobretudo, à aristocracia (MATOS, 1989, pp. 367-369).
Depois de 1939, a Quinta foi adquirida por um particular e depois vendida à Fundação Calouste Gulbenkian, ao Estado, que aí instalou a Estação Agronómica Nacional e, mais tarde, à Câmara Municipal de Oeiras, que tem neste palácio a sua sede.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPPelourinho de Oeiras
Outra ClassificaçãoQuinta de Recreio dos Marqueses de Pombal, incluindo os sistemas hidráulicos exteriores à propriedade
Nº de Imagens51
Nº de Bibliografias7

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Palácios e solares portuguezes (Col. Encyclopedia pela imagem)SEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1900Porto
Lisboa Pombalina e o IluminismoFRANÇA, José-AugustoEdição1987LisboaLisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Solares PortuguesesAZEVEDO, Carlos deEdição1988Lisboa
O jardim em Portugal nos séculos XVII e XVIII - Arquitecturas, programas, iconografias (Dissertação de Mestrado em História de Arte apresentada à Fac. de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova de Lisboa)LEITE, Ana CristinaEdição1988Lisboa
Pombal revisitado. Comunicações ao Colóquio Internacional das Comemorações do 2º Centenário da Morte do Marquês de PombalSANTOS, Maria Helena Carvalho dosEdição1984Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa
Cozinhas. Espaço e ArquitecturaPEREIRA, Ana MarquesEdição2006Lisboa

IMAGENS

Palácio dos marqueses de Pombal - Portal principal de acesso ao pátio

Palácio dos marqueses de Pombal - Planta com a delimitação e a ZGP em vigor

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pátio principal de entrada. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - púlpito da capela. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pormenor dos estuques da capela. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pátio e entrada principal. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - entrada principal. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pintura na capela - alegoria com S. Paulo e S. Francisco Xavier. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pia de água benta na capela. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pintura do martírio de S. Sebastião na capela. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - fachada principal da capela. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - sala de jantar. Maria Ramalho, 2017

Jardim do Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Jardim do Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pormenor dos estuques relevados existentes nas salas. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - fachada Sul. Maria Ramalho, 2017

Jardim do Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pormenor do trabalho de estuques e fingidos. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - assinatura de Machado de Castro numa escultura da sala de jantar. Maria Ramalho, 2017

Jardim do Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017.

Jardim do Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - fachada Sul do edifício junto à estrada e Ribeira da Laje. Maria Ramalho, 2017.

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pormenor dos paineis de azulejo do salão nobre. Maria Ramalho, 2017

Jardim do Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pomenor dos estuques dos compartimentos adjacentes à sala de jantar. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pomenor do excelente trabalho de fingidos de pedra associados a paineis de azulejos. Maria Ramalho, 2017

Ribeira da Laje que corre junto ao Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - panorâmica da capela. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pomenor de teto com estuques de João Grossi. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pomenor de azulejo na sala de jantar. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - azulejos no jardim, zona da adega. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pormenor de pavimento no jardim. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - mesa junto da adega. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pomenor do lagar de vinho na adega. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - fachada Sul. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pintura no teto representando os três irmãos: Sebastião José Carvalho e Melo, Paulo de Carvalho e Mendonça e Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Maria Ramalho, 2017

Jardim do Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - escadaria na entrada principal. Maria Ramalho, 2017

Jardim do Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Fonte monumental no jardim do Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pomenor do interior da capela. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - fachada Oeste. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - teto pintado do salão nobre simulando balaustrada em "trompe l'oeil" ao centro da qual se destaca a figura da Deusa Flora. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - pomenor dos azulejos rococó. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras - interior da adega. Maria Ramalho, 2017

Palácio dos Marqueses de Pombal em Oeiras. Maria Ramalho, 2017

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt