Capela de Nossa Senhora das Salvas | |||||||||||||||||
Designação | |||||||||||||||||
Designação | Capela de Nossa Senhora das Salvas | ||||||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Capela de Nossa Senhora das Salas / Capela de Nossa Senhora das Salvas / Ermida de Nossa Senhora das Salas (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Religiosa / Capela | ||||||||||||||||
Tipologia | Capela | ||||||||||||||||
Categoria | Arquitectura Religiosa | ||||||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||||||
Localização | |||||||||||||||||
Divisão Administrativa | Setúbal/Sines/Sines | ||||||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Setúbal | ||||||||||||||||
Concelho | Sines | ||||||||||||||||
Freguesia | Sines | ||||||||||||||||
Proteção | |||||||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como MN - Monumento Nacional | ||||||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 8 518, DG, I Série, n.º 248, de 30-11-1922 (ver Decreto) | ||||||||||||||||
ZEP | Portaria n.º 258/79, DR, I Série, n.º 128, de 4-06-1979 (sem restrições) (ver Decreto) | ||||||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||||||
AFECTACAO | 9913229 | ||||||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | A igreja de Nossa Senhora das Salas deve a sua invocação à deturpação do vocábulo salgas, uma indústria tradicional desta zona, que remonta à época romana (FALCÃO, PEREIRA,1998,p.83; IDEM,2006). De acordo com a tradição, a invocação de Nossa Senhora das Salvas, relacionava-se com a princesa grega D. Vataça Lescaris, que veio a Portugal para ser dama de honor da futura rainha D. Isabel, mulher de D. Dinis. A viagem, marcada por uma grande tempestade, e a chegada ao porto de Sines em segurança teriam levado D. Vataça a prometer erguer uma capela no porto mais próximo, e deixar as relíquias do Santo Lenho que trazia consigo num castelo nas proximidades, ou seja, Santiago do Cacém (SOLEDADE,1973,p.193). A capela, por sua vez, foi construída em Sines, num local ligeiramente afastado do sítio actual. A ermida original era bastante austera, de uma só nave, situando-se nas proximidades da mãe-de-água que alimenta a actual Fonte de D. Vataça, e ligeiramente a Este da igreja que hoje conhecemos (FALCÃO, PEREIRA,1998,p.85). Em 1499 D. Manuel prometeu a Vasco da Gama, natural de Sines, o senhorio da vila, até aí na posse da Ordem de Santiago. A personalidade do navegador, que desde logo iniciou uma série de intervenções entre as quais a edificação de uma nova ermida dedicada a Santa Maria e que deveria substituir a antiga capela das Salas, conduziu à forte oposição da Ordem, acabando Vasco da Gama por ser expulso da vila em 1507 (IDEM,2006). Em 1517 D. Jorge de Lencastre, mestre da Ordem, ordenou que se interviesse na primitiva capela mas, prova do poder do navegador, as obras prosseguiram na nova igreja que Vasco da Gama mandara construir, sagrada em 1529, conforme a lápide da fachada principal que perpetua a memória de Gama e o seu papel na edificação do templo. O comportamento quase senhorial do descobridor em terras da Ordem de Santiago continuou a motivar e a alimentar várias polémicas: por uma Visitação de 1605 percebemos que D. Jorge havia mandado retirar a lápide a as armas de Vasco da Gama da igreja, alegando não ter sido ele o fundador da capela mas sim D. Vataça. Ordem essa, que uma vez mais, não foi cumprida. Indissociavelmente ligada à figura de Vasco da Gama, esta capela, de linguagem tardo-gótica, articula nave única com capela-mor, a primeira de três tramos de abóbada de cruzaria de ogivas, com o brasão de armas do navegador no tramo central, e a segunda também abobadada. O modelo seguido é bastante comum na arquitectura religiosa do Sul do país, podendo ser coteja com outros exemplos como a ermida de São Brás, em Évora, de Santo André, em Beja, de São Sebastião, em Alvito, ou de São Bartolomeu, em Sines (IDEM,1998,p.88). Já no século XVIII foi alvo de uma nova intervenção, que teve como objectivo actualizá-la relativamente às normas e cânones tridentinos, então em vigor. A capela-mor foi dotada de um novo retábulo de talha dourada, de estilo nacional, mais adequado à espiritualidade barroca, tal como o retábulo da capela do Senhor do Vencimento, e o púlpito, de 1712. Já na segunda metade do século XVIII, a fachada foi alterada, apresentando, desde então, a configuração que hoje conhecemos, com remate contracurvado, mas integrando o portal manuelino, ladeado por colunelos torsos. Ainda na fachada, um registo com moldura concheada polícroma, enquadra a imagem de Nossa Senhora da Assunção, a azul. Executado, com certeza, na década de 1770, este painel é coevo do conjunto cerâmico que reveste o interior da capela, onde os silhares recortados exibem diferentes passos da Vida da Virgem. Depois de uma intervenção de conservação e restauro efectuada pelo IPPAR e pelo Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja, é hoje possível visitar o Tesouro, constituído por ofertas votivas (painéis pintados, jóias, vestidos bordados...) de grande interesse. (RCarvalho) Horário de visita: Quarta a Domingo 10h00 às 12h30 e 14h30 às 18h00 Contacto: 269 636 065 e-mail: dphadb@sapo.pt | ||||||||||||||||
Processo | |||||||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||||||
Nº de Imagens | 108 | ||||||||||||||||
Nº de Bibliografias | 11 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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Azulejaria em Portugal no século XVIII | SIMÕES, J. M. dos Santos | Edição | 1979 | Lisboa | |
Santuário Mariano | SANTA MARIA, Frei Agostinho de | Edição | 1933 | Lisboa | Primeira edição 1707 - 1723, Off. António Pedrozo Galvão |
"A ermida de Nossa Senhora das Salas", Da Ocidental Praia Lusitana - Vasco da Gama e o seu tempo | FALCÃO, José António | Edição | 1998 | Lisboa | |
"A ermida de Nossa Senhora das Salas", Da Ocidental Praia Lusitana - Vasco da Gama e o seu tempo | PEREIRA, Ricardo Estevam | Edição | 1998 | Lisboa | |
Vasco da Gama o homem, a viagem, a época | FONSECA, Luís Adão da, | Edição | 1997 | Lisboa | |
Memória paroquial do Concelho de Sines em 1758 | FALCÃO, José António | Edição | 1987 | Santiago do Cacem | |
Vasco da Gama e a Vidigueira : estudo histórico | ARAGÃO, Teixeira de | Edição | 1886 | Lisboa | |
Manuelino. À descoberta da arte do tempo de D. Manuel I | DIAS, Pedro | Edição | 2002 | Lisboa | |
"Igreja de Nossa Senhora das salas (Sines) - conservação e restauro dos revestimentos de azulejos", Património Estudos, n.º 4, pp. 116-121 | TAVARES, Deolinda | Edição | 2003 | Lisboa | |
"Igreja de Nossa Senhora das salas (Sines) - conservação e restauro dos revestimentos de azulejos", Património Estudos, n.º 4, pp. 116-121 | ANTUNES, João Luís | Edição | 2003 | Lisboa | |
"Igreja de N. Sra. das Salas - preparada ara expor tesouro", Pedra & Cal, n. 25, p. 31 | VARANDAS, João | Edição | 2005 | Lisboa | |
Tesouro da Igreja de Nossa Senhora das Salas - Sines (ed. Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja; IPPAR e CMSines) | FALCÃO, José António | Edição | 2006 | Sines | |
Tesouro da Igreja de Nossa Senhora das Salas - Sines (ed. Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja; IPPAR e CMSines) | PEREIRA, Ricardo Estevam | Edição | 2006 | Sines | |
A arquitectura manuelina | DIAS, Pedro | Edição | 2009 | Vila Nova de Gaia |
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Fachada principal
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Interior: nave e capela-mor
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Interior: pormenor de pedra de armas de D. Vasco da Gama
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenor da imagem de Santa Bábara
Pendente
Trabalho português
Século XIX (inícios)
Prata, cristal-de-rocha, granadas
Tesouro da Igeja de Nossa Senhora das Salas
Tesouro da Igreja de Nossa Senhora das Salas
Tesouro da Igreja de Nossa Senhora das Salas
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Interior: remate do retábulo
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Ascenção da Virgem": pormenor antes do tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Retábulo após o tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Assunção da Virgem": pormenor antes do tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenores durante e após o tratamento de conservação da mesa de altar do retábulo
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenores após o tratamento do retábulo
Capela de Nossa Senhora das Salvas - "Assunção da Virgem": camada pictórica durante o tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Assunção da Virgem"
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Ascensão da Virgem": pormenor após o tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Ascensão da Virgem": pormenor após o tratamento de conservação e restauro
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Assunção da Virgem" após o tratamento de conservação e restauro
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Ascensão da Virgem": detalhe após tratamento de conservaçãoe restauro
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Assunção da Virgem" antes do tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Assunção" com luz razante antes do tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Fachadas principal e lateral sul
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenores antes do tratamento do retábulo
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Fachadas principal e lateral sul com contrafortes
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Fachada principal: portal
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Imagem de Santa Catarina
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Interior: Retábulo lateral da Epístola (após restauro)
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Interior da capela-mor: retábulo-mor
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Interior: retábulo lateral
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Fachada principal
Encadernação de um missal antes e depois da intervenção de restauro.
Encadernação de um missal antes e depois da intervenção de restauro.
Encadernação de um missal antes e depois da intervenção de restauro.
Encadernação de um missal antes e depois da intervenção de restauro.
Encadernação de um missal antes e depois da intervenção de restauro.
Encadernação de um missal antes e depois da intervenção de restauro.
Encadernação de um missal antes e depois da intervenção de restauro.
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: face lateral (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor da roda do martírio
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: face frontal (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (antes da intervenção de restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: face frontal (final da intervenção)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (final da intervenção)
Imagem de Santa Catarina: pormenor do manto (final da intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (final da intervenção)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (final da intervenção)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (após a intervenção de conservação e restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (antes da intervenção de restauro)
Imagem de Santa Catarina: pormenor (antes da intervenção de restauro)
Imagem de Santa Catarina: face posterior (após o restauro)
Imagem de Santa catarina: face posterior (final da intervenção)
Imagem de Santa Catarina: face lateral (após a intervenção de conservação e restauro)
Pormenores do Retábulo da nave lateral esquerda.
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Retábulo da nave lateral esquerda
Pormenores do Retábulo da nave lateral esquerda.
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Retábulo da nave lateral esquerda
Pormenores do Retábulo da nave lateral esquerda.
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenores do Retábulo da nave lateral esquerda
Pormenor do Retábulo do altar-mor.
Pormenor do Retábulo do altar-mor.
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenor do Retábulo do altar-mor.
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Retábulo do altar-mor.
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Retábulo do altar-mor
Pormenor do Retábulo do altar-mor.
Pormenor do Retábulo do altar-mor.
Pormenor do Retábulo do altar-mor.
Vista geral do frontal do lado direito da nave antes da intervenção de conservação e retauro.
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenor do repinte de uma camada de branco sobre o marmoreado do retábulo lateral direito; e a utilização de telas nas linhas de ligação do retábulo lateral direito
Pormenor dadobradiça do lado superior direito do nicho.
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenores do antes, durante e após o tratamento de conservação
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenor com falta de suporte parte superior do retábulo
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Montagem de andaime do retábulo do altar-mor
Pormenor da zona superior do retábulo durante a limpeza.
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenor do retábulo onde se observa policromia original sob o branco camada de remonocromia branca.
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenor antes e após a limpeza de policromia
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenor durante e após a limpeza de de sujidades.
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenor durante a limpeza.
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Frente do retábulo antes do tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenor do nicho antes do tratamento de conservação e restauro
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pormenor do nicho
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Anunciação": pormenor antes e após o tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Anunciação": pormenor antes e após o tratamento.
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Anunciação": pormenor antes e após o tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Anunciação": verso antes e após o tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura " Anunciação": antes e após o tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Anunciação": pormenor antes e após o tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Anunciação": pormenor antes e após o tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Pintura "Anunciação": pormenor antes e após o tratamento
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Fachada principal
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Fachadas principal e lateral direita
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Fachada principal
Capela de Nossa Senhora das Salvas - Portaria n.º 258/79, DR, I Série, n.º 128, de 04-06-1979 - Texto e planta do diploma