Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Mosteiro de Belém, compreendendo os túmulos, designadamente os de D. Manuel, de D. João III, de D. Sebastião e do Cardeal D. Henrique
Designação
DesignaçãoMosteiro de Belém, compreendendo os túmulos, designadamente os de D. Manuel, de D. João III, de D. Sebastião e do Cardeal D. Henrique
Outras Designações / PesquisasMosteiro dos Jerónimos / Mosteiro de Santa Maria de Belém / Igreja Paroquial de Belém / Igreja de Santa Maria (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Mosteiro
TipologiaMosteiro
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Lisboa/Belém
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça do ImpérioLisboa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.697775-9.20658
DistritoLisboa
ConcelhoLisboa
FreguesiaBelém
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaInscrito na Lista do Património Mundial na 7.ª sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, em dezembro de 1983, em conjunto com a Torre de Belém (ver Descrição)
Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
Decreto de 10-01-1907, DG, n.º 14, de 17-01-1907 (classificou com a designação de Convento dos Jerónimos)
ZEPZona tampão aprovada na 7.ª sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, em dezembro de 1983, em conjunto com a da Torre de Belém (ver Descrição)
Portaria de 25-02-1960, publicada no DG, II Série, n.º 63, de 16-03-1960 (sem restrições)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património MundialInscrito na Lista da UNESCO
Património Mundial DesignaçãoMosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Implantado frente ao rio Tejo, em Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos foi fundado em 1496. O conjunto, construído ao longo do século XVI, foi muito alterado no século XIX, subsistindo a igreja de planta em cruz latina com cabeceira saliente retangular e as dependências da sacristia, sala do Capítulo, claustro e refeitório, no piso térreo, e antiga livraria, no piso superior. A edificação iniciou-se em 1502, com a obra da igreja dedicada a Santa Maria de Belém, considerada o mais emblemático edifício de estilo manuelino.
No exterior destaca-se o portal principal em arco polilobado abatido, sob nártex abobadado, encimado por representações alusivas ao mistério de Belém, albergando as estátuas do rei D. Manuel e da rainha D. Maria. Lateralmente abre-se o pórtico sul, esculpido como um relicário, com um conjunto de estátuas dos Apóstolos, Profetas, Doutores da Igreja, sibilas, anjos, coroado pelas imagens da Virgem de Belém e do Arcanjo São Miguel.
O interior da igreja divide-se em três naves cobertas por abóbada única rebaixada, assente sobre oito pilares octogonais de grande altura, num inovador sistema que origina um espaço unificado e luminoso. A capela-mor apresenta uma estrutura maneirista que corta radicalmente com a arquitetura manuelina do edifício, um retângulo que no seu interior integra uma cabeceira côncava coberta por abóbada de canhão de caixotões e cuja parede fundeira apresenta um grande retábulo, onde as pinturas de Lourenço de Salzedo se integram em molduras de pedra. Adossado à igreja, ergue-se o claustro dividido em dois pisos, decorado com elementos de temática cristológica e heráldica régia. Junto a este foram edificados, a nascente, a casa do Capítulo, e a oeste, o refeitório.
História
No ano de 1495 D. Manuel I pediu autorização ao papa Alexandre VI para transformar uma ermida mandada edificar pelo Infante D. Henrique, situada na praia do Restelo, num mosteiro da Ordem de São Jerónimo. A autorização era concedida no ano seguinte e cerca de cinco anos depois colocava-se a primeira pedra da igreja. A primeira fase da construção corresponde à direção do arquiteto Diogo Boitaca, entre os anos de 1502 e 1517, que projetou uma "grande casa monástica servida por uma grande igreja-salão", uma versão maior e mais complexa do Convento de Jesus de Setúbal, da qual muito ficou por construir (PEREIRA:2007).
Em 1517 D. Manuel I determina que o mosteiro se torne panteão régio, afastando Boitaca e colocando no seu lugar o arquiteto João de Castilho, que laborava na obra desde o ano anterior. Com Castilho, entre 1517 e 1530, trabalharam mestres como Nicolau de Chanterene, a quem se deve o portal axial, André Pilarte ou Diogo de Castilho, e a campanha de obras por ele dirigida marcou o espaço hieronimita com a introdução da linguagem decorativa "ao romano" e de inovações técnicas em termos tectónicos, como a cobertura da nave e do cruzeiro da igreja.
O rei D. João III entregou a obra a Diogo de Torralva, que de 1540 a 1551 dirigiu a fase classicista do edifício, com a construção de uma platibanda renascentista no claustro e a colocação do cadeiral de Diogo de Çarça no coro-alto. Já com o essencial da estrutura do mosteiro concluída, foi encomendada pela rainha D. Catarina a obra que marcou o corte definitivo com o gosto do fundador, a nova capela-mor edificada entre 1564 e 1572 em substituição do "velho" espaço manuelino. Desenhado por Jerónimo de Ruão, este espaço maneirista de influência italiana é único na história da arquitetura portuguesa.
Com a extinção das ordens religiosas em 1833, o Mosteiro de Belém conheceu um período de abandono, a que se seguiu a ocupação do espaço pela Casa Pia de Lisboa. A partir de então, e até ao início do século XX, foram delineados inúmeros projetos de restauro do mosteiro, que transformaram significativamente o conjunto daquela que é a obra-prima da arquitetura manuelina em Portugal.
Catarina Oliveira
DGPC, 2015
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens311
Nº de Bibliografias50

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Os portais manuelinos do Mosteiro dos JerónimosDIAS, PedroEdição1993Coimbra
"A estátua do Infante D. Henrique do Mosteiro dos Jerónimos. Estudo monográfico", Revista OcidenteAGUIAR, António deEdição1965
Iconologia do poder real no período manuelino. À procura de uma linguagem perdida.ALVES, Ana MariaEdição1984
O Mosteiro dos Jerónimos I - Descrição e EvocaçãoALVES, José da FelicidadeEdição1989
O Mosteiro dos Jerónimos II - Das origens à actualidadeALVES, José da FelicidadeEdição1991
"Alguns aspectos da intervenção oitocentista no Mosteiro dos Jerónimos", Revista BiblosANACLETO, ReginaEdição1991
Arquitectura neomedieval portuguesa, 1780-1924ANACLETO, ReginaEdição1992LisboaCol. Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas, Fundação Calouste Gulbenkian - Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica
A Arte do ManuelinoATANÁZIO, Manuel MendesEdição1984
"O primeiro renascimento galaico-português", Do Tardo-Gótico ao Maneirismo, Galiza e Portugal (Catálogo da Exposição)VILA JATO, María DoloresEdição1995Lisboa
"Construções na Grande Estrada : o Caminho de Santiago e a Arquitectura Portuguesa (1400-1521)", in Do Tardo-Gótico ao Maneirismo, Galiza-Portugal (Catálogo da Exposição)PEREIRA, PauloEdição1995
A Arquitectura Portuguesa Chã - Entre as Especiarias e os Diamantes 1521-1706KUBLER, GeorgeEdição1988Lisboa
História e Restauro da Pintura do Retábulo-Mor do Mosteiro dos JerónimosALMADA, Carmen Olazabal deEdição2000LisboaII Série, 2 Tipo : Colecção - Cadernos Obra que traduz o aprofundado trabalho de levantamento das camadas espúrias, de análises químicas da matéria cromática, de recuperação e reintegração da pintura original do Retábulo-Mor do Mosteiro dos Jerónimos, segundo as mais modernas tecnologias de restauro revelando Lourenço de Salzedo, um artista quase desconhecido, plenamente integrado nas correntes pictóricas mais actualizadas do seu tempo.
História e Restauro da Pintura do Retábulo-Mor do Mosteiro dos JerónimosFIGUEIRA, Luís TovarEdição2000LisboaII Série, 2 Tipo : Colecção - Cadernos Obra que traduz o aprofundado trabalho de levantamento das camadas espúrias, de análises químicas da matéria cromática, de recuperação e reintegração da pintura original do Retábulo-Mor do Mosteiro dos Jerónimos, segundo as mais modernas tecnologias de restauro revelando Lourenço de Salzedo, um artista quase desconhecido, plenamente integrado nas correntes pictóricas mais actualizadas do seu tempo.
Jerónimos. 4 Séculos de PinturaFRANCO, AnísioEdição1992Lisboa
A Arquitectura em Portugal na época de D. Manuel e nos princípios do reinado de D. João III. O gótico final português, o estilo manuelino e a introdução da arte no renascimento", História da Arte em PortugalCHICÓ, Mário TavaresEdição
As obras de Santa Maria de BelémFONSECA, Vergílio Correia daEdição
"A Arquitectura do Gótico final e a decoração manuelina", O ManuelinoDIAS, PedroEdição1986
Étude sur le style manuélinEVIN, PaulEdição1948Paris
"Style manuelin et Spatgotik: les critiques du symbolisme maritime", Ciência e TrópicoEVIN, PaulEdição1985Lisboa
Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel, catálogo da exposiçãoFRANCO, AnísioEdição1988Lisboa
Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel, catálogo da exposiçãoGÓIS, Damião deEdição1988Lisboa
Descrição da Cidade de LisboaGÓIS, Damião deEdição1988Lisboa
"Para uma leitura da simbólica manuelina", PreloLEITE, Ana CristinaEdição1984
"Para uma leitura da simbólica manuelina", PreloPEREIRA, PauloEdição1984
História da Arte em Portugal - O Renascimento, vol. 6PEREIRA, Fernando António BaptistaEdição1986Lisboa
História da Arte em Portugal - O Renascimento, vol. 6MARKL, DagobertoEdição1986Lisboa
Mosteiro de BelémMIGUEL, Fr. Jacinto de SãoEdição1901Lisboa
JerónimosMOREIRA, RafaelEdição1987Lisboa
A Arquitectura do Renascimento no Sul de PortugalMOREIRA, RafaelEdição1991Lisboa
"Santa Maria de Belém", O Livro de LisboaMOREIRA, RafaelEdição1994Lisboa
Jerónimos. Memória e Lugar do Real MosteiroMUCHAGATO, JorgeEdição1997Lisboa
Jerónimos. Memória e Lugar do Real MosteiroSAPIEHA, NicolasEdição1997Lisboa
"Rotas Artísticas no Reinado de D. Manuel I", PanoramaSILVA, Jorge Henrique Pais daEdição1969Lisboa
"Espiritualidade e religiosidade na Lisboa de Quinhentos", Lisboa Quinhentista. Catálogo da ExposiçãoPEREIRA, PauloEdição1983Lisboa
"Espiritualidade e religiosidade na Lisboa de Quinhentos", Lisboa Quinhentista. Catálogo da ExposiçãoLEITE, Ana CristinaEdição1983Lisboa
A Obra Silvestre e a Esfera do ReiPEREIRA, PauloEdição1990Coimbra
Mosteiro dos JerónimosPEREIRA, PauloEdição2007Lisboa
História e Restauro da Pintura do Retábulo-Mor do Mosteiro dos JerónimosSERRÃO, VítorEdição2000LisboaII Série, 2 Tipo : Colecção - Cadernos Obra que traduz o aprofundado trabalho de levantamento das camadas espúrias, de análises químicas da matéria cromática, de recuperação e reintegração da pintura original do Retábulo-Mor do Mosteiro dos Jerónimos, segundo as mais modernas tecnologias de restauro revelando Lourenço de Salzedo, um artista quase desconhecido, plenamente integrado nas correntes pictóricas mais actualizadas do seu tempo.
Jerónimos Memórias de Cinco SéculosMONTEIRO, Ana Isabel LíbanoEdição2001LisboaAntologia critica minuciosamente preparada, que recolhe os relatos sobre o Mosteiro dos Jerónimos, predominantemente de visitantes estrangeiros, traduzindo a intemporalidade deste símbolo da odisseia lusíada. Os textos, de alcance variável, possuem em comum um valor documental em alguns casos insuspeito. Pela diversidade dos autores, pelas diferentes expressões e, sobretudo, através dos seus diferentes pontos de vista, estes textos percorrem cinco séculos de história
Jerónimos Memórias de Cinco SéculosFRANCO, Luiz FarinhaEdição2001LisboaAntologia critica minuciosamente preparada, que recolhe os relatos sobre o Mosteiro dos Jerónimos, predominantemente de visitantes estrangeiros, traduzindo a intemporalidade deste símbolo da odisseia lusíada. Os textos, de alcance variável, possuem em comum um valor documental em alguns casos insuspeito. Pela diversidade dos autores, pelas diferentes expressões e, sobretudo, através dos seus diferentes pontos de vista, estes textos percorrem cinco séculos de história
Ornamento EscondidoCALAPEZ, PedroEdição2002LisboaA propósito da encomenda de uma obra ao pintor Pedro Calapez para a antiga escadaria monástica surge a obra que pela voz do poeta João Miguel Fernandes Jorge, Ornamento Escondido/Undisclosed Ornament segue o processo produtivo do painel, analisando os múltiplos sentidos do diálogo estabelecido com o Mosteiro dos Jerónimos.
Manuelino. À descoberta da arte do tempo de D. Manuel IDIAS, PedroEdição2002Lisboa
"O Jardim quinhentista do Claustro do Mosteiro dos Jerónimos", Revista Património Estudos nº 7PEREIRA, DeniseEdição2004Lisboa
"A Arquitetura Manuelina e o problema do exotismo", Revista Oceanos, Nº33. Pág. 151-156PEREIRA, PauloEdição1998Lisboa
"Intervenção arqueológica no Jardim do Claustro do Mosteiro dos Jerónimos", Revista Património Estudos nº 7RAMALHO, Maria Margarida de MagalhãesEdição2004Lisboa
«Sobre a génese e a geometria das escadas em caracol do século XVI em Portugal: o processo conceptual», Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de LisboaTRINDADE, António OriolEdição2009Lisboa
Portugal, Património Mundial - Objectos singulares, objectos universaisPEREIRA, PauloEdição2001Lisboa
Portugal, Património Mundial - Objectos singulares, objectos universaisSANTANDREU, RobertoEdição2001Lisboa
Portugal, Património Mundial - Objectos singulares, objectos universaisNASCIMENTO, José CarlosEdição2001Lisboa
"Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém", Dar Futuro ao Passado. Pág 84 -91DIAS, PedroEdição1993Lisboa
"Mosteiro dos Jerónimos", Patrimundos: Património Mundial de PortugalDIAS, PedroEdição1993Lisboa
As obras revivalistas do século XIX no Mosteiro de Santa Maria de Belém in Romantismo ¿ da mentalidade à criação artísticaGORDALINA, RosárioEdição1986Sintra
"O Claustro do Mosteiro de Santa Maria de Belém", Cadernos de História da Arte I. Págs. 35-78MARQUES, Lina OliveiraEdição1991Lisboa
Em volta da Torre de Belém, vol. IIINÉU, João B. M.Edição2006Lisboa
"O Claustro do Mosteiro de Santa Maria de Belém: da fundação ao século XVIII", Mosteiro dos Jerónimos a intervenção de conservação do claustroMARQUES, Lina OliveiraEdição2006Lisboa
"O Jardim quinhentista do Claustro do Mosteiro dos Jerónimos", Revista Património Estudos nº 7HESPANHOL, Pilar PintoEdição2004Lisboa
Étude descriptive de la voûte de l'église du Monastere Santa Maria de Belém a LisbonneMONTEIRO, Soraya de Fátima Mira GodinhoEdição1995Leuven
L' Architecttura Manuelina : protagonista dell' Impero PortogheseDIAS, PedroEdição1998Roma
L' Architecttura Manuelina : protagonista dell' Impero PortogheseMARTA, RobertoEdição1998Roma
L' Architecttura Manuelina : protagonista dell' Impero PortogheseSILVA, José Cornélio daEdição1998Roma
A Arquitectura ManuelinaDIAS, PedroEdição1988Porto
A arquitectura manuelinaDIAS, PedroEdição2009Vila Nova de Gaia
Mosteiro dos JerónimosEdição2005Lisboa

IMAGENS

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: vista da nave e coro alto

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: nave e capela-mor

Mosteiro dos Jerónimos - Portal principal ou axial

Mosteiro dos Jerónimos - Portal Sul

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro (antes das obras de conservação - 2000)

Mosteiro dos Jerónimos - Vista aérea de sul

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do Refeitório: vista geral

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: vista geral da nave e coro alto

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: capela do Senhor dos Passos

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro-alto: vista geral do cadeiral (lado sul)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: capela-mor

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: acesso à Sala do Capítulo

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: abóbada do cruzeiro

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial da arcaria e cobertura da igreja

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul da igreja: vista geral de sueste

Mosteiro dos Jerónimos - Vista geral do conjunto e Praça do Império

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: nave e capela-mor

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul da igreja: portal sul

Mosteiro dos Jerónimos - Corpo do Dormitório: vista geral da fachada sul

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada poente: acesso ao Museu da Marinha

Mosteiro dos Jerónimos - Vista aérea de sul

Mosteiro dos Jerónimos - Vista aérea de norte (quadra dos museus)

Mosteiro dos Jerónimos - Vista aérea da quadra dos museus

Mosteiro dos Jerónimos - Vista aérea do conjunto de sueste

Mosteiro dos Jerónimos - Vista aérea do conjunto e envolvente a sul

Mosteiro dos Jerónimos - Vista aérea do conjunto

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: arcaria e fonte do leão

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: galeria norte do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: confessionários na parede da galeria sul (piso térreo)

Mosteiro dos Jerónimos - Portal principal ou axial: grupo escultórico com o rei D. Manuel I e São Jerónimo

Mosteiro dos Jerónimos - Portal principal ou axial: grupo escultórico lateral representando a rainha D. Maria e São João Baptista

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul da igreja: pormenor de grupo escultórico no portal sul (profetas)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor do varandim do piso superior

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial da arcaria (pilastras)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: pormenor decorativo de coluna

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul da igreja: pormenor da base do mainel do portal com leões

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com esfera armilar na parede da galeria

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul: vista geral do corpo do Dormitório (Museu Nacional de Arqueologia)

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul da igreja: portal sul

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul da igreja: vista geral do portal sul

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: nave e capela-mor

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: arcaria da galeria superior

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: galeria nascente do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: galeria poente do piso superior

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: colunas da nave

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: colunas da nave

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: varandim do piso superior

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: arcaria e quadra

Mosteiro dos Jerónimos - Portal principal ou axial

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da capela-mor: retábulo-mor

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: escultura de Cristo crucificado (coro alto)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: fonte do leão

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: túmulo de Luís de Camões (sub coro)

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul da igreja: vista parcial

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul: corpo da igreja

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor das pilastras da arcaria do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor das pilastras da arcaria do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo de pilastra com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo de pilastra

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: abóbada (fecho com esfera armilar)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: abóbada (fecho com esfera armilar)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo de pilastra

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo de pilastra

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: galeria nascente do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: galeria nascente do piso térreo

Most dos Jerónimos: pintura: cenas da vida de S. Jerónimo na sacristia

Mosteiro dos Jerónimos - Pintura representando cena da vida de S. Jerónimo (Sacristia)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: vista geral das abóbadas e coro-alto

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: vista geral da nave (a partir da capela-mor)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: vista geral da nave central e coro alto

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: vista geral da nave e coro-alto

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: vista geral da nave e coro-alto

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: vista geral da nave e coro alto

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor da arcaria do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: abóbada e rosácea do coro alto

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: abóbada (fecho com esfera armilar)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do refeitório: vista geral

Mosteiro dos Jerónimos . Interior do coro-alto: vista geral do cadeiral (lado sul)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro-alto: vista geral do cadeiral (lado sul)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: cadeiral (lado norte)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: cadeiral (lado norte)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro-alto: cadeiral (lado norte)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro-alto: cadeiral (lado norte)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro-alto: cadeiral (lado norte)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro-alto: cadeiral (lado norte)

Mosteiro dos Jerónimos - Pormenor de escultura do cadeiral representando fauno (coro alto)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: pormenor de escultura do cadeiral representando fauno

Mosteiro dos Jerónimos - Pormenor de escultura do cadeiral representando fauno (coro alto)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: pormenor de escultura do cadeiral representando fauno

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da capela-mor: base do túmulo de rei D. Manuel I

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da capela-mor: pormenor da base do túmulo de D. Manuel

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da capela-mor: pormenor da base do túmulo de D. Manuel I

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da capela-mor: pormenor da base do túmulo do rei D. Manuel I

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul: baldaquino com escultura representando o Infante D. Henrique

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor de arcaria com nau

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor de nau numa bandeira da arcaria

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: arcaria e fonte do leão

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: arcaria e fonte do leão

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro (ala poente): túmulo de Fernando Pessoa

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro (ala poente): túmulo de Fernando Pessoa

Mosteiro dos Jerónimos - Pintura representando Cristo Deposto da Cruz (retábulo-mor)

Mosteiro dos Jerónimos - Pormenor da pintura "Adoração dos Magos" do retábulo-mor

Mosteiro dos Jerónimos - Pormenor da pintura "Flagelação de Cristo" do retábulo-mor

Mosteiro dos Jerónimos - Pintura representando Cristo a caminho do Calvário (retábulo-mor)

Mosteiro dos Jerónimos - Pintura do retábulo-mor representando a Adoração dos Magos

Mosteiro dos Jerónimos - Pormenor da pintura "Cristo Deposto da Cruz" do retábulo-mor

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul da igreja: vista geral

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul da igreja: vista geral

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul da igreja: portal sul

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada lateral sul: vista de poente

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul: vista geral

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul: vista geral

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul: pormenor do duplo tímpano do portal sul

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul: janela e escultura de pedra representando Santa Maria de Belém (Nossa Senhora dos Reis)

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul: escultura de pedra representando Santa Maria de Belém (Nossa Senhora dos Reis)

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul: pormenor do grupo escultórico

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul: pormenor do grupo escultórico

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul: pormenor do grupo escultórico

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul: pormenor do grupo escultórico

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul: pormenor do grupo escultórico

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul: pormenor de grupo escultórico

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul: pormenor do grupo escultórico

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul: pormenor do grupo escultórico

Mosteiro dos Jerónimos - Portal principal ou axial: pormenor do remate com grupo escultório representando a Natividade

Mosteiro dos Jerónimos - Portal principal ou axial: pormenor do remate com grupo escultórico representando a Adoração dos Reis Magos

Mosteiro dos Jerónimos - Portal principal ou axial: pormenor do remate com grupo escultórico representando a Anunciação

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: nave e capela-mor (vista a partir do sub coro)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: vista geral da nave

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: nave lateral

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: vista geral da nave e abóbadas

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: vista geral da capela-mor

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: capela do Senhor dos Passos (sub coro)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: escultura de Cristo crucificado (coro alto)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: pormenor de relevo com caravela do túmulo de Vasco da Gama

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: abóbada da nave central

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: abóbada da nave

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: vista parcial da abóbada da nave

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: túmulo de Vasco da Gama (sub-coro)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: abóbada do cruzeiro

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: túmulo de Luís de Camões (sub coro)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da Igreja: túmulo de Luís de Camões (sub coro)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: pormenor do cadeiral

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: pormenor do cadeiral

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: pormenor de relevo do cadeiral representando São Jerónimo penitente

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: pormenor de relevo do cadeiral representando cena

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: pormenor de relevo do cadeiral

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro-alto: pormenor de relevo do cadeiral

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: pormenor de relevo do cadeiral

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: pormenor de relevo do cadeiral

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: pormenor do relevo do cadeiral

Mosteiro dos Jerónimos - Pormenor do cadeiral com relevo representando Santa Inês (coro alto)

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: pormenor de relevo do cadeiral representando Santo Agostinho?

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: pormenor do cadeiral com relevo representando São Mateus

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: pormenor do cadeiral com figura do banco de misericórdia

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: vista geral do cadeiral

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do coro alto: vista geral do cadeiral

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: escultura de Cristo crucificado (coro alto)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: detalhe decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: detalhe decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: detalhe decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial da arcaria

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: arcaria da galeria superior

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: arcaria da galeria do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: arcaria da galeria do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: galeria do piso superior

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: galeria sul do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: galeria sul do piso superior

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: galeria sul do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro (ala sul): janela geminada na galeria do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: porta de acesso à Sala do Capítulo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: portal de acesso à Sala do Capítulo

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do Refeitório: vista geral

Mosteiro dos Jerónimos - Interior do Refeitório: vista geral

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: escultura representando São Jerónimo Doutor (porta da Sala do Capítulo)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: escultura representando santo (porta da Sala do Capítulo)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: relevo com a divisa da rainha D. Maria e cruz de Cristo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor de relevo com as armas da rainha D. Maria

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor de relevo com armas reais

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: relevo com as armas reais de Portugal

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com busto em relevo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com busto em relevo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com busto em relevo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com busto em relevo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com busto em relevo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: relevo representando a Pietá

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: relevo representando São Jerónimo penitente

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: relevo representando a Anunciação

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: relevo representando Cristo atado à coluna (Flagelação de Cristo)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com as Cinco Chagas do Cristo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com a Coroa de Espinhos,

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com a Esfera Armilar e o corpo de empresa de D. Manuel I

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com a Lança e Cana (esponja do fel e do vinagre)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com sigla JHS (monograma de Cristo)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com a coluna de flagelação (Paixão de Cristo)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com Galo sobre coluna (Traição de Pedro)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com a escada, martelo e torquês (Paixão de Cristo)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com as cinco chagas de Cristo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com o corpo de empresa da rainha D. Maria

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor de medalhão (Sol de 12 raios/ Sol justíciae)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com monograma de Cristo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com o globo do mundo e a cruz de Cristo (orbe)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com a letra M coroada (monograma do rei D. Manuel I)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com os três cravos e dois azurrages (Paixão de Cristo)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro): medalhão com a representação do Calvário (Paixão de Cristo)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: detalhe decorativo da coluna no piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo das colunas

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo das colunas

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com representação de um negro

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: fecho de abóbada representando o Sol

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor de fecho de abóbada com Cruz de Cristo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: fecho de abóbada com medalhão figurativo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor das arcadas

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial da arcaria

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial da arcaria

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial da arcaria

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura de Santa Margarida

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura de alegoria à Esperança

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: varandim do piso superior (baldaquino com Santas Mártires)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura de Santa Mártir

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura de Santa Mártir (Inocência)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura representando D. Manuel (ou profeta)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura representando Santa Maria Madalena

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura representando Santa Catarina

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura representando uma Sibila?

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura representando a Prudência

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura representando Santa Catarina

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura representando alegoria?

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura representando a Esperança?

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura representando o Profeta Isaías (?)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura de Santa Luzia

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura de Santa Margarida

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura de Santa Mártir (?),

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor do contraforte na platibanda

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor do contraforte na platibanda

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: detalhe do contraforte na platibanda

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor do contraforte na platibanda e coruchéu

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da capela-mor: túmulo do rei D. Manuel I

Mosteiro dos Jerónimos . Interior da capela-mor: retábulo-mor

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor da platibanda

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor da platibanda

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor da platibanda

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor da platibanda

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor da platibanda

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo do vão de uma bandeira da arcaria

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo do vão de uma bandeira

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo do vão de uma bandeira da arcaria

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da capela-mor: sacrário

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da capela-mor: sacrário

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da capela-mor: pormenor da porta do sacrário com a representação da Adoração dos Reis Magos

Mosteiro dos Jerónimos - Fachada sul da igreja: pormenor do portal sul com escultura do Infante D. Henrique

Mosteiro dos Jerónimos - Portaria conventual

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: fecho de abóbada

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: fecho de abóbada

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: pormenor da traçaria manuelina na parede norte da nave

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: pormenor decorativo de uma coluna

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: medalhão com efígie de D. Manuel I (?)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista geral da arcaria

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial do varandim do piso superior

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da igreja: túmulo de Vasco da Gama (sub coro)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com busto em relevo usualmente identificado com o navegador Pedro Álvares Cabral

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com busto em relevo usualmente identificado com o navegador Nicolau Coelho

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com busto em relevo usualmente identificado com o navegador Paulo da Gama

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com busto em relevo usualmente identificado com o navegador Vasco da Gama

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor com o medalhão (Sol de 12 raios/ou Sol justiciae)

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com a alegoria da Temperança

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura de Alegoria à Fortaleza

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: baldaquino com escultura de Alegoria à Liberalidade

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: detalhe decorativo com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor com motivos fantásticos

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor de gárgula representando grifo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor de gárgula representando gafanhoto

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial da platibanda e coruchéus

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial da quadra

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial a partir da arcaria do piso superior

Mosteiro dos Jerónimos - Portal sul da igreja: escultura representando o Infante D. Henrique

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista geral da quadra

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista geral da arcaria

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista geral da arcaria

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial da arcaria e platibanda

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: varandim da galeria do piso superior

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor do varandim no piso superior

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: detalhe do varandim no piso superior

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial da arcaria

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pormenor da arcaria da galeria do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: pilastra da galeria do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: galeria norte do piso térreo

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: abóbada da galeria

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial da arcaria e da cobertura da igreja

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: medalhão com a cruz de Santo André

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da Sacristia: vista geral

Mosteiro dos Jerónimos - Interior da Sacristia: vista parcial

Mosteiro dos Jerónimos - Claustro: vista parcial da arcaria e platibanda

Mosteiro dos Jerónimos - Portaria publicada no DG, II Série, n.º 63, de 16-03-1960 - Texto e planta do diploma

Mosteiro dos Jerónimos - Decreto de 10-01-1907 (classificou com a designação de Convento dos Jerónimos)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt