Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja da Póvoa de Santo Adrião
Designação
DesignaçãoIgreja da Póvoa de Santo Adrião
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial da Póvoa de Santo Adrião / Igreja de Santo Adrião (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Odivelas/Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da IgrejaPóvoa de Santo Adrião Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.800393-9.159707
DistritoLisboa
ConcelhoOdivelas
FreguesiaPóvoa de Santo Adrião e Olival Basto
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 516/71, DG, I Série, n.º 274, de 22-11-1971 (retificou a designação da classificação como MN para "Igreja da Póvoa de Santo Adrião") (ver Decreto)
Decreto n.º 251/70, DG, I Série, n.º 129, de 3-06-1970 (a classificação como MN passou a abranger toda a igreja) (ver Decreto)
Decreto n.º 11 445 (art.º 119.º), de 13-02 1924, inserido na coleção do 1.º Semestre de 1926 (converteu a classificação para IIP) (ver Decreto)
Decreto n.º 8 252, DG, I Série, n.º 138, de 10-07-1922 (classificou o pórtico da igreja (manuelino) de Póvoa de Santo Adrião como edifício de valor artístico, arqueológico e histórico) (ver Decreto)
ZEPDespacho de 29-10-2015 do diretor-geral da DGPC a determinar o agendamento da elaboração de nova proposta de ZEP
Proposta de 7-10-2015 da DGPC para revogação do despacho de homologação da ZEP, por se desconhecer a sua delimitação
Despacho de homologação de 1-08-1975 do Secretário de Estado da Cultura
Parecer favorável de 25-07-1975 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE
Proposta de 27-06-1975 da DGEMN
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12736827
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaPertencente à paróquia de Loures até ao final do século XV, a povoação de Póvoa de Santo Adrião, à época designada Póvoa de Loures, foi constituída como paróquia autónoma no início do século XVI. Data dos primeiros anos da centúria de Quinhentos a edificação da sua igreja matriz, como atesta o portal principal, em estilo manuelino. Ao longo do século XVI a igreja foi objecto de algumas campanhas de obras, que possivelmente se destinavam a finalizar a estrutura do edifício.
A igreja possui estrutura de planta rectangular desenvolvida longitudinalmente, havendo um marcado contraste entre o despojamento e austeridade do exterior e a riqueza decorativa interior. A fachada principal apresenta ao centro portal manuelino, em arco conopial,decorado com florões e encimado por janelão. À esquerda foi adossada torre sineira, de secção quadrangular. No portal lateral foi inscrita a data de 1560.
O interior, de nave única, é coberto por tecto de caixotões de madeira pintados com motivos vegetalistas, putti e símbolos alusivos à Eucaristia e ao Santíssimo Sacramento. As paredes da nave são revestidas por azulejos enxaquetados, verdes e brancos, num esquema compositivo muito semelhante ao das igrejas matrizes de Bucelas e Camarate, e o coro-alto assenta sobre duas colunas de mármore vermelho.
Do lado do Evangelho foi aberta a capela baptismal, executada em 1546, e a capela seiscentista de Santo António, mandada executar por Francisco da Silva de Noronha, da família dos Marqueses de Vila Real, revestida com azulejos de tapete policromos e decorada por retábulo de talha dourada maneirista integrando quatro tábuas pintadas. Do lado da Epístola situa-se a capela de Nossa Senhora das Dores, com pintura do Calvário sobre tábua, sobreposta por crucifixo.
A capela-mor, reconstruída nos finais do século XVIII, é coberta por abóbada de berço com caixotões e possui retábulo pintado em trompe l'oeil, de frontão interrompido, integrando uma tela da Última Ceia, executada em 1802 por Pedro Alexandrino, um dos maiores mestres da pintura portuguesa de finais do século XVIII, que morava numa quinta nos arredores da Póvoa de Santo Adrião. Nas paredes laterais da capela-mor foram colocadas quatro telas representando Doutores da Igreja, também atribuídas ao mestre lisboeta.
Catarina Oliveira
GIF/ IPPAR/ 2005
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. III (Mafra, Loures e Vila Franca de Xira)AZEVEDO, Carlos deEdição1963Lisboa
Azulejaria PortuguesaMECO, JoséEdição1986LisboaLisboa Data do Editor : 1985
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. III (Mafra, Loures e Vila Franca de Xira)FERRÃO, JulietaEdição1963Lisboa
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. III (Mafra, Loures e Vila Franca de Xira)GUSMÃO, Adriano deEdição1963Lisboa

IMAGENS

Igreja Matriz da Póvoa de Santo Adrião - Fachada principal

Igreja da Póvoa de Santo Adrião - Vista geral
Autor: Hipersyl, em colaboração com Wiki Loves Monuments

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt