Igreja de São Gonçalo, compreendendo o claustro | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Igreja de São Gonçalo, compreendendo o claustro | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Igreja de São Gonçalo de Amarante / Convento de São Gonçalo de Amarante / Câmara Municipal de Amarante / Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso (a href="http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4820">Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Religiosa / Igreja | ||||||||||||
Tipologia | Igreja | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Religiosa | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Porto/Amarante/Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Porto | ||||||||||||
Concelho | Amarante | ||||||||||||
Freguesia | Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como MN - Monumento Nacional | ||||||||||||
Cronologia | Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto) | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 9823125 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | Fundado em 1540, o convento dominicano de São Gonçalo de Amarante foi construído no local onde se erguia uma pequena ermida medieval dedicada ao santo eremita. A edificação do cenóbio prolongou-se até ao reinado de Filipe I, e embora, numa primeira fase, a direcção das obra fosse atribuída a Frei Julião Romero, a feição maneirista que hoje apresenta o convento amarantino deve-se ao risco do arquitecto Mateus Lopes (RUÃO, 1995, p.24). A primeira fase de obras situa-se entre 1545 e 1554, "embora seja difícil avaliar o que nesta década e mesmo na seguinte estaria feito" (Idem, ibidem). A obra seguia, assim, a um ritmo lento, e durante as décadas de 60 e 70 do século XVI, não se conhece qualquer referência documental ou cronológica à fábrica do convento (Idem, ibidem). No entanto, em 1586 foi realizada uma vistoria nas obras do cenóbio, levada a cabo por Gonçalo Lopes, que substituía nessa tarefa o seu irmão, o arquitecto Mateus Lopes, "mestre da obra do bem aventurado São Gonçalo da vila de Amarante" (Idem, ibidem). Nesta primeira vistoria verifica-se que estava praticamente concluída a capela-mor da igreja, faltando fechar a abóbada, bem como o primeiro piso do portal lateral e as paredes do templo. O lanço do dormitório, a sacristia, o refeitório e as suas dependências anexas estavam também edificados à data. A estrutura do Convento de São Gonçalo apresenta evidentes semelhanças com os templos edificados pelos arquitectos Lopes tanto no Minho como na Galiza. A concepção destas "igrejas-padrão", em que se destacam as fachadas retabulares, começa com São Domingos de Viana, edificada no terceiro quartel do século XVI por João Lopes o Moço (OLIVEIRA, 2002, p. 113), e onde Mateus Lopes trabalhou durante alguns anos. Será precisamente nas obras galegas de Mateus Lopes que este modelo atinge a sua maturação, nomeadamente em San Xoan de Poio, na Colegiada de Santiago, em Pontevedra, ou em San Martín Pinario em Compostela. O claustro nobre de São Gonçalo foi inspirado na estrutura claustral do mosteiro de Poio (RUÃO, 1995, p. 26), e a fachada retabular, localizada num dos panos laterais do templo, teria originalmente a mesma concepção das fachadas de São Domingos de Viana e da Colegiada de Santiago (Idem, ibidem). No entanto, o projecto inicial foi alterado, uma vez que "os registos superiores são obra de outra época" (Idem, ibidem), tendo sido executados na centúria seguinte pelo arquitecto portuense Manuel do Couto. No conjunto conventual destaca-se, ainda, a Varanda dos Reis. Rasgada no exterior do templo, ao nível do último registo do pórtico, este balcão foi, também, edificado por Manuel do Couto, apresentando nas pilastras de suporte dos arcos as estátuas dos reis que patrocinaram a construção do convento dominicano de Amarante (D. João III, D. Sebastião, D. Henrique e D. Filipe I). Catarina Oliveira IPPAR/2007 | ||||||||||||
Processo | Praça da República | ||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | Conjunto definido por diversos arruamentos, bem como os espaços livres públicos que os mesmos ligam, em AmaranteConvento de Santa Clara (restos da capela)Igreja de São Domingos, incluindo a obra de talha nela existentePonte sobre o Tâmega | ||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 32 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 8 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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A Arquitectura do Ciclo Filipino | SOROMENHO, Miguel | Edição | 2009 | Vila Nova de Gaia | |
Arquitectura maneirista no Noroeste de Portugal | RUÃO, Carlos | Edição | 1996 | Coimbra | |
"O Convento de São Gonçalo de Amarante: o microcosmos da arquitectura maneirista no noroeste de Portugal", Revista Monumentos, n.º 3 | RUÃO, Carlos | Edição | 1995 | Lisboa | |
A Arquitectura "ao Romano" | CRAVEIRO, Maria de Lurdes | Edição | 2009 | Vila Nova de Gaia | |
A arquitectura de granito em Viana da Foz do Lima - Renascimento e Maneirismo no Noroeste português | OLIVEIRA, Catarina | Edição | 2002 | Lisboa | |
"La fachada de la iglesia de San Gonzalo de Amarante y su influencia en la arquitectura galaico-portuguesa", Revista Monumentos, n.º 3 | GOY DIZ, Ana | Edição | 1995 | Lisboa | |
As mais belas igrejas de Portugal, vol. I | GIL, Júlio | Edição | 1988 | Lisboa | |
"Recuperação e adaptação do Convento de São Gonçalo de Amarante. Paços do Concelho, 1973. Biblioteca - Museu Municipal, 1980", Revista Monumentos, n.º 3 | SOUTINHO, Alcino | Edição | 1995 | Lisboa |
Igreja de São Gonçalo - Vista geral do claustro
Igreja de São Gonçalo - Fachada principal
Igreja de São Gonçalo - Vista parcial do claustro
Convento de São Gonçalo de Amarante - Pórtico da igreja: vista geral
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: abóbada da galeria
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro e torre sineira
Convento de São Gonçalo de Amarante - Pórtico da igreja: pormenor do registo superior
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: vista parcial
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: vista parcial
Convento de São Gonçalo de Amarante - Fachada lateral da igreja com o pórtico e Varanda dos Reis
Convento de São Gonçalo de Amarante - Fachada da igreja: registo superior do pórtico
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: galerias
Convento de São Gonçalo de Amarante - Corredor de passagem
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: medalhão da abóbada da galeria com imagem de São Gonçalo
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: medalhão da abóbada da galeria com imagem de santo dominicano
Convento de São Gonçalo de Amarante - Torre sineira
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: fonte na quadra central
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: abóbada da galeria
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: abóbada da galeria
Convento de São Gonçalo de Amarante - Corredor de passagem
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: medalhão da abóbada da galeria com imagem de São Pedro Mártir
Convento de São Gonçalo de Amarante - Fachada da igreja: óculo
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: galeria
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: medalhão da abóbada da galeria com imagem de São Domingos de Gusmão
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: abóbada da galeria
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: abóbada da galeria
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: portal
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: abóbada da galeria
Convento de São Gonçalo de Amarante - Fachada da igreja: pormenor do pórtico
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: vista parcial
Convento de São Gonçalo de Amarante - Fachada da igreja: pórtico
Convento de São Gonçalo de Amarante - Claustro: fonte na quadra central
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