Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ponte sobre o Tâmega
Designação
DesignaçãoPonte sobre o Tâmega
Outras Designações / PesquisasPonte sobre o rio Tâmega / Ponte de São Gonçalo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Ponte
TipologiaPonte
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Amarante/Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- da Praça da República à Rua 31 de JaneiroAmarante Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.268857-8.078025
DistritoPorto
ConcelhoAmarante
FreguesiaAmarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914629
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaGeograficamente ligado ao Rio Tâmega e às Serras do Marão e da Aboboreira, o território correspondente, na actualidade, ao concelho de Amarante destaca-se, não apenas pela beleza das suas paisagens, como pelos testemunhos da passagem e fixação de diferentes comunidades humanas ao longo dos tempos, numa evidência dos recursos cinegéticos que proporcionava à sua sobrevivência.
Mas estas terras distinguiram-se de igual modo pela forma como desenvolveram variantes regionais de alguns estilos arquitectónicos, a exemplo do românico que aqui assumiu uma expressão bem vincada, ainda que influenciada pelos conhecimentos procedentes de Santiago Compostela, que aqui chegavam através de Tui, cuja diocese dominou parcialmente o Alto Minho.
Não deixa de ser, no entanto, curioso que o Rio Tâmega funcionasse, nesta região, quase como uma fronteira que define duas áreas do românico, sendo que a localizada na margem esquerda exibe exemplares de linhas e decoração bastante mais simples, quando comparados aos erigidos na margem oposta, mais consonantes aos cânones gerais, de conteúdos e formas mais elaboradas.
Uma diversidade que poderá ser explicada à luz das diferenças observáveis no âmbito dos próprios recursos existentes, quer materiais, quer económicos (daqueles decorrentes), reveladas na própria estrutura de alguns templos.
Mas é também o caso de outro tipo de estruturas, a exemplo das pontes, das quais se destaca a "Ponte sobre o Tâmega", lançada entre (aqueles que são, actualmente) dois largos da cidade de Amarante, num dos quais se localiza o convento de São Gonçalo.
Embora remonte ao século XIII a construção da primitiva ponte, a que se ergue na actualidade resulta de uma construção setecentista realizada após a derrocada da original, ocorrida em 1763, não sem antes se transferir, para a igreja conventual (vide supra), as imagens de Nossa Senhora da Piedade e de Cristo Crucificado colocadas no cruzeiro granítico que ostentava a meio.
Composta de tabuleiro (com pavimento entretanto asfaltado) de perfil horizontal assente sobre três arcos de volta redonda de dimensões desiguais, a ponte possui contrafortes triangulares nos pilares, quer a montante, quer a jusante, sobrepujados por quatro varandins semi-circulares, assim como guardaria de igual modo granítica apoiada em cornija lavrada e dois pares de pináculos barrocos esquinadas assentes em pequenas esferas colocados nas duas extremidades.
A relevância, tanto histórica, como artística da ponte mereceu a sua inclusão no primeiro decreto português de classificação de construções antigas como "monumentos nacionais", publicado em 1910.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPConjunto definido por diversos arruamentos, bem como os espaços livres públicos que os mesmos ligam, em AmaranteIgreja de São Gonçalo, compreendendo o claustro
Outra ClassificaçãoConjunto definido por diversos arruamentos, bem como os espaços livres públicos que os mesmos ligam, em Amarante
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pontes Antigas ClassificadasRIBEIRO, Aníbal SoaresEdição1998Lisboa
História antiga e moderna da sempre leal e antiquíssima Vila de AmaranteMENESES, Francisco de Alpoim eEdição1814London
Amarante medievalMACHADO, António de SousaEdição1979Amarante

IMAGENS

Ponte sobre o rio Tâmega

Ponte sobre o Tâmega
Autor: António Amen, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Ponte sobre o Tâmega
Autor: António Amen, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Convento de São Gonçalo de Amarante - Zona envolvente: ponte

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt