Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Castro de Ázere
Designação
DesignaçãoCastro de Ázere
Outras Designações / PesquisasCastro de Ázere (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Castro
TipologiaCastro
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Arcos de Valdevez/Ázere
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Ázere Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.858658-8.405658
DistritoViana do Castelo
ConcelhoArcos de Valdevez
FreguesiaÁzere
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA primeira referência à existência de um povoado fortificado no topo de um monte da margem esquerda do rio Vez, nas proximidades da localidade que lhe deu o nome, Ázere (da qual dista cerca de dois quilómetros), reporta-se aos primeiros anos da década de noventa do século XIX, numa altura em que a temática castreja ganhava grande popularidade entre os investigadores locais, inspirados que estariam nas primeiras explorações de carácter sistemático conduzidas pelo conhecido estudioso vimarenense, Francisco Martins de G. M. Sarmento (1833-1899).
Foi, com efeito, graças à iniciativa do "correspondente efectivo" da (então ainda) Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portuguezes, Félix Alves Pereira (?-1915), que o "Castro de Ázere" foi identificado e preservado mediante a sua classificação como "monumento nacional", integrando, desde logo, a primeira grande lista de classificações decretada em 1910 com base nos pareceres emitidos pelo Conselho Superior de Monumentos Nacionaes, o que revelava bem a importância da qual se iam revestindo os estudos arqueológicos entre nós, mesmo que tardiamente, quando comparados ao principal cenário europeu neste parâmetro.
Não obstante, as abordagens realizadas no sítio ainda não permitiram definir, com rigor, o número de linhas de muralha que comporiam originalmente o sistema defensivo deste povoado da Idade do Ferro do Noroeste peninsular e, por inerência, da totalidade da sua área ocupacional, que poderia ter ultrapassado os cento e trinta e dois mil metros quadrados. É, no entanto, no topo do monte, como sucede, ademais, na maioria dos exemplares castrejos, que se identificaram duas estruturas de provável carácter doméstico, de planta circular e rectangular, edificadas com o material de construção típico da época e da zona, ou seja, o granítico, em cantaria aparelhada.
E de igual modo à semelhança do que ocorria nos restantes povoados da Idade do Ferro, bem posicionados estrategicamente na paisagem, também o de Ázere assistiu a uma segunda ocupação, já durante o período de domínio romano do actual território português, posteriormente apropriado durante a medievalidade, com a edificação de uma capela de invocação a S. Miguel, numa prova de reutilização contínua dos mesmos espaços simbólicos pelas populações autóctones.
Quanto ao espólio recolhido no local, pouco terá remanescido, conquanto F. Alves Pereira assinalasse a exumação de alguns artefactos.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"O Castelo de S. Miguel-o-Anjo. Mais alguns achados", O Arqueólogo PortuguêsPEREIRA, Félix AlvesEdição1898Lisboa1.ª série, n.º 4, pp. 231-238.
"Castelo de S. Miguel-o-Anjo (Notas de um reconhecimento)", O Arqueólogo PortuguêsPEREIRA, Félix AlvesEdição1895Lisboa1.ª série, n.º 1, pp. 161-175.

IMAGENS

Castro de Ázere - Encosta do Alto das igejas em primeiro plano e ao longe o Castelo de São Miguel-o-Anjo

Castro de Ázere - Uma das lagaretas na encosta do Ato das Igrejas

Castro de Ázere - Esquema do castro e área adjacente com interesse arqueológico

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt