Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Serzedelo
Designação
DesignaçãoIgreja de Serzedelo
Outras Designações / PesquisasIgreja de Santa Cristina de Serzedelo / Igreja Paroquial de Serzedelo / Igreja de Santa Cristina (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Guimarães/Serzedelo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Mosteiro Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.402525-8.367899
DistritoBraga
ConcelhoGuimarães
FreguesiaSerzedelo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 14 425, DG, I Série, n.º 228, de 15-10-1927 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 21-09-1959, publicada no DG, II Série, n.º 226, de 26-09-1959 (com ZNA)
Zona "non aedificandi"Portaria de 21-09-1959, publicada no DG, II Série, n.º 226, de 26-09-1959
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9823125
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO conjunto de construções onde se integra a igreja de Santa Cristina de Serzedelo é um dos mais interessantes núcleos religiosos baixo-medievais do Entre-Douro-e-Minho. Ao longo de quatro séculos aqui se construiu uma igreja românica, um narthex já gótico, um muro-campanário igualmente do século XIII e uma capela funerária - hoje servindo como sacristia -, datada já do período em que o Gótico avançava para o fim da Arte da Idade Média.
Nos últimos anos, este conjunto tem sido objecto de algumas avaliações historico-artísticas contraditórias. Para este estado de coisas, muito contribui a sucessão de construções estilisticamente quase incaracterísticas e a feição rude e modesta, própria de uma arquitectura rural, de todos estes elementos. Em todo o caso, é possível detectar três grandes fases, diferenciadas em outros tantos séculos, ao contrário da diacronia larga sugerida por Carlos Alberto Ferreira de Almeida, que englobou todo este conjunto "entre os meados do século XIII e os inícios do século XIV" (ALMEIDA, 1986, vol. 3, p.80).
Desta forma, a parte mais antiga é a igreja. Construída, muito provavelmente, sobre anteriores ocupações da Alta Idade Média (mas de que não se identificaram, até agora, quaisquer vestígios materiais), os capitéis do arco triunfal, decorados com motivos vegetalistas, apresentam uma técnica e um desenho enquadrável na produção românica de meados do século XII, convicção reforçada pelo despojamento decorativo dos ábacos piramidais e do encordoado dos astrágalos (GRAF, 1986, vol. 2, p.45). Esta fase construtiva corresponderá à primitiva fundação de um mosteiro eremítico agostinho, facto que ajuda a compreender a simplicidade e rudeza da construção, destinada a uma pequena comunidade, de recursos insignificantes.
Tipologicamente, a igreja de Santa Cristina de Serzedelo é mais um dos muitos templos românicos tardios que tanto caracterizam o nosso território artísticos dos séculos XII e XIII: nave única com capela-mor rectangular, justaposta, formando um maciço conjunto de estrutura muito simples. A iluminação é extremamente escassa, recorrendo a apertadas frestas verticais dispostas harmoniosamente ao longo das paredes laterais da nave e outra aberta sobre o arco triunfal. Originalmente, uma pequena rosácea, na fachada principal, filtrava um pouco mais de luz para o interior, mas a campanha de construção do narthex determinou o seu parcial entaipamento.
No século XIII deu-se a segunda grande campanha construtiva, datando, desse período, o narthex e o muro-campanário que definem o conjunto religioso, pelo lado ocidental. O narthex constitui o elemento de maior interesse, visto ser um dos poucos originais que se conservaram até hoje, e dos raros de carácter funerário. A sua construção deve ter-se dado imediatamente após a conclusão do templo, uma vez que este corpo avançado "usa a mesma técnica e os mesmos formulários construtivos da igreja" (ALMEIDA, 1986, vol. 3, p.80). A decoração, contudo, é muito característica de um período de transição para o Gótico, no entre-Douro-e-Minho: muito escassa, linear e esquemática, à base de motivos geométricos, como bolas, um elemento que vamos ver aparecer nas construções modestas do Norte do país até, pelo menos, ao século XIV. Esta convicção tardia é ainda sugerida pelas analogias de perfil para com o portal principal da igreja de São Miguel do Castelo (ALMEIDA, 1986, vol. 3, p.80).
A terceira, e última, fase construtiva deste conjunto, deu-se já nos séculos XIV ou XV, quando se construiu a pequena capela funerária, a Sul da capela-mor, e que actualmente serve como sacristia do templo. Desconhece-se quem patrocinou esta obra, mas a sua cronologia está relativamente estabelecida pela janela gótica, rasgada a nascente, de duplo lume e impostas chanfradas. No interior, conservam-se ainda interessantes vestígios de pintura mural, muito degradados, e cuja tentativa de consolidação, efectuada em 1978, pela DGEMN, não colocou termo à sua deterioração.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Portugal roman, vol. IIGRAF, Gerhard N.Edição1986
História da Arte em Portugal, vol. 3 (o Românico)ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira deEdição1986Lisboa
"O mundo românico (séculos XI-XIII)", História da Arte Portuguesa, vol.1, Lisboa, Círculo de Leitores, 1995, pp.180-331RODRIGUES, JorgeEdição1995Lisboa
História da Arte em Portugal - O RomânicoALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira deEdição2001Lisboa
Guimarães - roteiro turísticoFONTE, Barroso daEdição1995GuimarãesFotografias de José Bastos
Igreja de Santa Cristina de Serzedelo. Boletim da DGEMN, nº96Edição

IMAGENS

Igreja de Santa Cristina de Serzedelo - Vista geral e envolvente

Igreja de Santa Cristina de Serzedelo - Vista geral de sul

Igreja de Santa Cristina de Serzedelo - Fachada posterior (capela-mor e capela funerária)

Igreja de Santa Cristina de Serzedelo - Vista geral de sul

Igreja de Serzedelo - Vista geral de sul (DGEMN)

Igreja de Santa Cristina de Serzedelo - Fachada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt