Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Janelas da casa da Rua de Azevedo Coutinho
Designação
DesignaçãoJanelas da casa da Rua de Azevedo Coutinho
Outras Designações / PesquisasJanelas da casa manuelina de D. Nuno de Sousa / Janelas do Palácio de D. Nuno de Sousa / Janelas do Palácio dos Condes de Vila Real / Palácio dos Condes de Vila Real / Palácio de D. Nuno de Sousa (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Janela
TipologiaJanela
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Portalegre/Sé e São Lourenço
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua 19 de Junho (antiga Rua de Azevedo Coutinho)Portalegre Número de Polícia: 48
LATITUDE LONGITUDE
39.290694-7.431805
DistritoPortalegre
ConcelhoPortalegre
FreguesiaSé e São Lourenço
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA crescente centralidade de Portalegre ao longo dos séculos XVI e XVII, baseada em grande medida na prosperidade trazida pelo desenvolvimento da sua indústria têxtil, atraiu muitos nobres para a região, e conduziu à fixação de uma nova burguesia urbana. A casa nobre portalegrense conhecida por Palácio por D. Nuno de Sousa foi edificada quando esta vila começava a reflectir a acção empreendedora destes novos protagonistas, nomeadamente na mesma altura em que o mecenato esclarecido do Bispo D. Jorge de Melo permita assistir à construção dos poucos exemplares de arquitectura verdadeiramente renascentista que Portalegre conheceria. De resto, existem vários pontos em comum entre as encomendas aí patrocinadas por D. Jorge de Melo, e a obra do Palácio de D. Nuno de Sousa, onde se destacam as magníficas janelas quinhentistas. As semelhanças estéticas em questões de repertório, bem como as semelhanças a nível do tratamento plástico dos temas, tanto na janela principal da habitação fidalga como no claustro menor do Convento de São Bernardo (comissionado pelo Bispo), foram já apontadas por alguns autores, adiantando-se a hipótese de uma mesma mão de artífice trabalhando num e noutro monumento (RODRIGUES, Jorge, PEREIRA, Paulo, 1988, p. 38). A data de fundação do palácio respeitará ao ano de 1538, quando se finalizava o portal de feição renascença do convento.
A classificação abrange um conjunto de quatro janelas maineladas em granito, com fustes em mármore da região, de tipologia e ornamentação ainda "manuelina". Ao centro da fachada, no nível do segundo registo, abre-se uma larga janela rectangular com moldura em meia-cana, seguida por uma superfície denteada, evocando temas de ourivesaria. O fuste é um colunelo liso, com base e capitel em granito. No registo superior, aqui tratado como piso nobre, abrem-se os restantes três janelões, o central a eixo com o vão do piso inferior, flanqueado por outros dois. Os vãos são de dimensão idêntica. A janela central é a mais elegante e ornamentada, com moldura constituída por dois colunelos geminados em cada lado, o interior desenvolvendo-se para formar a dupla arcada que assenta no mainel, e o exterior crescendo em arco conupial rematado por florão que sobe na fachada. O mainel é um fuste duplo torcido, apresentando sobre o capitel em granito um escudo talhado na mesma pedra. Obreiras e parapeito são profusamente decorados, as primeiras com temas vegetalistas ainda de inspiração gótica, e o segundo apresentando-se como o elemento mais moderno do conjunto, formado por uma placa de mármore onde se desenvolve toda uma teoria de fauna e flora fantástica, de talhe elegante. As duas janelas que enquadram esta são mais simples, embora se mantenha o lançamento de arcos geminados, cujo intradorso é aqui decorado com pequenas rosetas. O mainel, torso, sustenta pequenos capiteis vegetalistas.
O palácio via a ser propriedade dos condes de Vila Real, título criado por D. João VI em 1823, o primeiro dos quais foi D. José Luís de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, descendente do próprio D. Nuno de Sousa. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPConvento de Santa ClaraPalácio Barahona
Outra ClassificaçãoEdifício do Café Alentejano
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - vol. I (Distrito de Portalegre)KEIL, LuísEdição1943Lisboa
PortalegreRODRIGUES, JorgeEdição1988Lisboa
PortalegrePEREIRA, PauloEdição1988Lisboa

IMAGENS

Janelas da Casa da Rua de Azevedo Coutinho - Janelas do Palácio de D. Nuno de Sousa

Janelas da Casa da Rua de Azevedo Coutinho - Vista parcial da fachada do Palácio de D. Nuno de Sousa

Janelas da Casa da Rua de Azevedo Coutinho - Janela central do piso superior

Janelas da Casa da Rua de Azevedo Coutinho - Janela do segundo piso

Janelas da Casa da Rua de Azevedo Coutinho - Janela lateral do piso superior

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt