Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ponte sobre o Tua
Designação
DesignaçãoPonte sobre o Tua
Outras Designações / PesquisasPonte Velha sobre o rio Tua / Ponte Velha de Mirandela (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Ponte
TipologiaPonte
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Mirandela/Mirandela
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Mirandela Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.484971-7.184544
DistritoBragança
ConcelhoMirandela
FreguesiaMirandela
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914629
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaConhecida também por Ponte Velha, esta extensa e monumental ponte situa-se junto a Mirandela fazendo a travessia do rio Tua. Esteve a uso rodoviário até à década de setenta do século passado, tendo então sido construída uma nova ponte, que a substituiu, situada a algumas centenas de metros a montante.
Terá sido edificada no século XVI, tendo sofrido várias intervenções e reconstruções ao longo dos tempos.
Há notícia de no mesmo local ter sido edificada em princípios no século XV uma outra ponte, mas terá sido no reinado de D. Manuel I que se iniciou a construção do actual imóvel então com vinte arcos.
Em 1536 já se encontrava erigida sendo em 1548 objecto de elogiosa referência de João de Barros devido à excelência da sua construção. Já no início do século XVII há referências à ruína de um talhamar e perigo de rotura, mas as reparações levaram alguns anos a concluírem-se.
Em 1726, altura pela qual se deve ter iniciado um projecto de reparação da ponte, existiam no seu centro dois nichos, sendo um dedicado a Nossa Senhora e o outro invocação do Senhor dos Aflitos, representada numa cruz de dois metros com Jesus Cristo crucificado. Estes terão sido desmontados em meados da centúria seguinte.
No século XIX, em 1866, procederem-se a obras de reparação geral, tendo-se tapado o primeiro arco da margem esquerda onde havia uma escada de acesso ao rio, ficando pois com dezanove arcos.
Manteve-se assim até 1909, quando, devido a grandes cheias, se deu a derrocada de quatro arcos próximos da margem esquerda. A reconstrução efectuada em 1910, substituiu os arcos arruinados somente por dois com maiores dimensões, ficando assim a ponte com os dezassete arcos actualmente visíveis.
Esta é uma ponte em cantaria de granito que actualmente tem cerca de 238,5m de comprimento, sendo suportada pelos acima referidos dezassete arcos, em que os oito primeiros da margem esquerda têm o maior vão, sendo quatro quebrados, apresentando-se de ambos os lados os pegões reforçados com talhamares de perfil triangular. Os restantes nove arcos situados na margem direita, apesar de mais pequenos, também possuem talhamares triangulares a montante e a jusante.
O seu tabuleiro é plano, originalmente lajeado a granito, sendo no entanto variável a sua dimensão entre guardas, que se situa entre os 4,8m e os 5,3m. Actualmente é delimitada por guardas de ferro, mas que se sabe terem sido em cantaria de granito com cerca de 0,5m de espessura, fechadas em cerca de 116m e abertas na restante extensão.
Presentemente tem uso pedonal, encontrando-se integrada e servindo de acesso aos arranjos ribeirinhos de enquadramento paisagístico da cidade.
[JAMarques]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pontes Antigas ClassificadasRIBEIRO, Aníbal SoaresEdição1998Lisboa

IMAGENS

Ponte sobre o Tua - Vista geral

Ponte sobre o Tua - Vista geral

Ponte sobre o Tua - Gravura antiga (IPPC)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt