Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Paços municipais de Guimarães
Designação
DesignaçãoPaços municipais de Guimarães
Outras Designações / PesquisasAntigos Paços do Concelho / Arquivo Municipal Alfredo Pimenta / Museu de Arte Primitiva Moderna / Câmara Municipal de Guimarães (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Paço
TipologiaPaço
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Guimarães/Oliveira, São Paio e São Sebastião
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da OliveiraGuimarães Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.443186-8.292999
DistritoBraga
ConcelhoGuimarães
FreguesiaOliveira, São Paio e São Sebastião
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 1-02-1956, publicada no DG, II Série, n.º 94, de 19-04-1956 (com ZNA) (ZEP da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, do Padrão comemorativo da Batalha do Salado e dos Paços Municipais)
Zona "non aedificandi"Portaria de 1-02-1956, publicada no DG, II Série, n.º 94, de 19-04-1956
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA construção de uma Casa da Câmara de Guimarães foi um projecto acalentado por sucessivas vereações ao longo de toda a Idade Média. Ao que tudo indica, no início não existia qualquer lugar específico para as reuniões, dispersando-se os homens do concelho por adros de igreja, ou pelo claustro da igreja de Santa Maria. Um primeiro edifício, construído especificamente para esse fim, aconteceu em 1384, com grande probabilidade no local onde hoje se ergue o antigo paço municipal.
Este é um edifício singular, implantado em pleno centro nevrálgico da cidade, cujas características arquitectónicas marcam mesmo parte do imaginário medieval vimaranense. Trata-se, todavia, de uma construção integrável num restrito conjunto de edifícios municipais, característico de algumas vilas e cidades do Noroeste do país, em plena voga nos finais da Idade Média.
Com efeito, as semelhanças entre o edifício da Câmara de Guimarães e os de idêntica função de Barcelos e de Viana do Castelo não têm passado despercebidas (BARROCA, 2002, p.148) e permitem, mesmo, considerar a existência de um modelo de sucesso aplicado a estes monumentos durante grande parte do século XV e primeiros anos do século XVI.
Tipologicamente, organizam-se a dois andares, sendo o primeiro definido por uma longa arcada ogival (neste caso constituída por uma sucessão de quatro arcos), a toda a largura do edifício, cujo espaço interior, amplo e destituído de compartimentação arquitectónica, era reservado normalmente para o mercado, ou parte dele. O segundo andar, fechado por janelas (bastante adulteradas na época moderna - século XVII -, que lhe conferiram o aspecto actual), compunha-se de uma câmara única, salão de reuniões para os vereadores municipais e também para o tribunal.
Nos inícios do século XVI, na sequência de uma reforma parcial, o Paço municipal de Guimarães foi coroado por ameias, à semelhança do que então se fez com a construção de raiz do Paço de Viana do Castelo. Este facto é bastante importante, na medida em que se transpôs, para a arquitectura municipal, um dos elementos que até há escassas décadas era exclusivo da arquitectura militar. Por esta via, nobilitaram-se paços concelhios e outras edificações privadas, num processo particularmente interessante na arquitectura do reinado de D. Manuel, monarca que liberalizou o uso de merlões e de ameias (ALMEIDA, 2002, p.149).
Mais tarde, já no século XVIII, procedeu-se ao primeiro verdadeiro restauro do imóvel, campanha a cargo de "dez mestres pedreiros portuenses que trabalhavam nas obras (...) do mosteiro de Santa Rosa de Lima (OLIVEIRA, 1998). Do século XIX é a escultura ao centro da fachada principal, junto das ameias, uma representação proveniente do antigo edifício da alfândega, demolido em 1876. Já no século XX, teve lugar uma campanha de restauro, da responsabilidade da DGEMN, que dotou o imóvel de funcionalidade pública, nele se instalando sucessivamente o Arquivo Municipal, a Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian e o actual Museu de Arte Primitiva Moderna.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra ClassificaçãoCentro Histórico de Guimarães e Zona de Couros
Nº de Imagens8
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Tesouros Artísticos de PortugalALMEIDA, José António Ferreira deEdição1976Lisboa
História da Arte em Portugal - o GóticoALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira deEdição2002Lisboa
História da Arte em Portugal - o GóticoBARROCA, Mário JorgeEdição2002Lisboa
Os arcos dos Paços do Concelho de Guimarães. Estudo arqueológicoAZEVEDO, António deEdiçãoGuimarães
"31. Paços do Concelho", Mil anos a construir Portugal, 2000, pp.93-94OLIVEIRA, António José deEdição2000Guimarães
"Mestres pedreiros portuenses em Guimarães (1734-35): sua actividade no convento de Santa Rosa de Lima", Congresso sobre a Diocese do Porto. Tempos e Lugares de Memória; homenagem a D. Domingos de Pinho Brandão,OLIVEIRA, António José deEdição1998Porto
"Mestres pedreiros portuenses em Guimarães (1734-35): sua actividade no convento de Santa Rosa de Lima", Congresso sobre a Diocese do Porto. Tempos e Lugares de Memória; homenagem a D. Domingos de Pinho Brandão,OLIVEIRA, Lígia Maria Cardoso Correia de SousaEdição1998Porto
Mil anos a construir PortugalEdição2000GuimarãesCatálogo de exposição

IMAGENS

Antigos Paços Municipais de Guimarães - Vista geral

Antigos Paços Municipais de Guimarães - Fachada posterior

Antigos Paços Municipais de Guimarães - Arcaria do piso térreo

Antigos Paços Municipais de Guimarães - Gravura antiga (DGEMN)

Antigos Paços Municipais de Guimarães - Fachada principal

Paços Municipais de Guimarães - Fachada principal

Paços Municipais de Guimarães - Fachada principal: pormenor de cunhal e remate

Paços Municipais de Guimarães - Fachada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt