Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Restos do Castelo de Loulé
Designação
DesignaçãoRestos do Castelo de Loulé
Outras Designações / PesquisasCastelo de Loulé / Castelo e cerca urbana de Loulé / Museu Municipal de Loulé (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Castelo
TipologiaCastelo
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Loulé/Loulé (São Clemente)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do MunicípioLoulé Número de Polícia:
Rua Rainha D. LeonorLoulé Número de Polícia:
Rua da BarbacãLoulé Número de Polícia:
Largo da MatrizLoulé Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.139311-8.023589
DistritoFaro
ConcelhoLoulé
FreguesiaLoulé (São Clemente)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 9 842, DG, I Série, n.º 137, de 20-06-1924 (ver Decreto)
ZEPPortaria n.º 425/85, DR, I Série, n.º 152, de 5-07-1985 (sem restrições) (ZEP dos restos do castelo, da Igreja matriz, da Capela de Nossa Senhora da Conceição, do portal e cruzeiro da Misericórdia e dos restos da Igreja da Graça) (ver Portaria)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaNo período islâmico, Loulé (al-Ulya) foi um dos principais centros administrativos e uma das localidades mais celebradas pelos geógrafos árabes que descreveram o território algarvio. O que resta do seu castelo e das suas muralhas atesta bem a importância que teve no contexto islâmico, quer pelas dimensões da cerca muralhada, quer pela relevância artística e arqueológica dos materiais identificados.
O castelo islâmico assentou sobre um núcleo de povoamento anterior, documentado por vestígios romanos (nomeadamente uma ara votiva reutilizada na torre da igreja matriz) e, provavelmente, proto-históricos. Contudo, foi em plena Idade Média que Loulé teve o seu verdadeiro apogeu, edificando-se, então, a muralha que limitava um perímetro urbano de cinco hectares, área considerável se pensarmos que a capital do reino islâmico algarvio, Silves, tinha uma cerca militar urbana que rodeava cerca de sete hectares.
Na sua condição de cidade de primeira importância regional, Loulé dispôs de uma alcáçova (onde se concentravam as forças e as autoridades militares) e uma medina (bairro intra-muros de carácter essencialmente civil e administrativo). Destes dois espaços estruturantes restam ainda importantes vestígios. Três torres, uma das quais albarrã, definem um segmento de muralha a Nordeste, em ligeira curvatura planimétrica, que funcionaria como limite fundamental da alcáçova. Mais abaixo, o topónimo Rua da Barbacã "sugere a existência de uma muralha mais baixa paralela às muralhas do castelo" (CARRUSCA, 2001, p.63), hipótese que permanece como perspectiva de trabalho. Na actualidade, estas três torres encontram-se parcialmente adossadas a edifícios de menor escala, mas destacam-se, em altura, dando para uma das mais importantes praças da cidade, a da República.
No espaço mais amplo da medina sobressai uma magnífica torre quadrangular, hoje adaptada a torre sineira da igreja de São Clemente, mas que, na origem, foi o minarete da mesquita maior de al-Ulya. A sua cristianização é um dos mais importantes factores que apontam para a sobreposição da igreja matriz sobre a anterior mesquita.
Em 1249, no dia de São Clemente, as tropas de D. Afonso III conquistaram a cidade. Este acontecimento ditou a evolução de Loulé nos séculos seguintes, na medida em que a nova ordem cristã reafirmou o estatuto de sede concelhia (através de foral de 1266), bem como a dotou de uma feira (1291), ao que tudo indica a mais antiga do Algarve, o que confirma a centralidade de Loulé no novo contexto civilizacional da província.
Símbolo militar por excelência, o castelo foi objecto de uma campanha reestruturadora. Aparentemente, as linhas estruturantes do urbanismo islâmico foram mantidas (CARRUSCA, 2001, p.71), facto ainda hoje bem visível na malha citadina do centro histórico. A Rua Direita corria de Norte para Sul, ligando directamente a antiga alcáçova, ao Largo da Igreja de São Clemente, progressivamente o centro cívico da cidade.
Infelizmente, se o espaço intramuros se encontra bem definido urbanisticamente, na medida em que se encontra ladeado por vias de comunicação, o mesmo não acontece com os vestígios materiais das muralhas. À parte as três torres do castelo, na secção mais a Norte, são escassos os elementos da antiga cerca. Em todo o caso, mantém-se grande parte do troço Sul, que integra alguns restos de torres, assim como outros vestígios pontuais a Ocidente. Com o correr dos séculos e a perda de função das velhas fortificações medievais, a cidade de Loulé viu desmanteladas grandes secções da muralha, pelo adossamento de edifícios (que aqui encontravam uma parede estável), ou pela simples apropriação do espaço, que levou à sua destruição. No século XX, foram realizadas algumas obras de restauro, mas cuja amplitude não se aproximou das grandes obras propagandísticas do Estado Novo, registando-se reconstruções parciais das muralhas, em altura.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPBanhos Islâmicos de Loulé
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias12

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Roteiro dos Monumentos Militares PortuguesesALMEIDA, João deEdição1948Lisboa
Loulé. História e expansão urbanaSERRA, PedroEdição1996Loulé
O Algarve islâmico : roteiro por Faro, Loulé, Silves e TaviraCATARINO, Helena Maria GomesEdição2002Faro
Centros históricos de influência islâmica : Tavira, Faro, Loulé, SilvesCOUTINHO, ValdemarEdição2001Portimão
O foral de Loulé de 1266MARTINS, Isilda Maria PiresEdição1985Loulé
"Muralhas de Loulé", O Arqueólogo Português, série III, nº5, pp.227-247MARTINS, Isilda Maria PiresEdição1971Lisboa
"Muralhas de Loulé", O Arqueólogo Português, série III, nº5, pp.227-247MATOS, José Luís Martins deEdição1971Lisboa
O castelo de LouléMARTINS, Isilda Maria PiresEdição1984Loulé
Loulé : roteiro-guia histórico turístico, comercial e industrial do concelhoPINTO, Raúl R.Edição1951Águeda
Loulé. O património artísticoCARRUSCA, SusanaEdição2001Loulé
Arqueologia do Concelho de LouléMARTINS, Isilda Maria PiresEdição1988Loulé
Monografia do Concelho de LouléOLIVEIRA, Francisco Xavier d'AtaídeEdição1905Porto
Algarve - Castelos, Cercas e FortalezasMAGALHÃES, NatérciaEdição2008Faro

IMAGENS

Castelo de Loulé - Troço da Rua da Barbacã (antiga alcáçova) (DRCA, 2008)

Castelo de Loulé - Pormenor de troço da muralha (DRCA, 2014)

Castelo de Loulé. C.M.Loulé, 2010.

Castelo de Loulé. C.M.Loulé, 2010.

Castelo de Loulé. C.M.Loulé, 2004.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt