Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Castelo de Numão
Designação
DesignaçãoCastelo de Numão
Outras Designações / PesquisasCastelo de Freixo de Numão (designação incorrectamente atribuída no diploma de classificação) / Castelo de Numão (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Castelo
TipologiaCastelo
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Vila Nova de Foz Côa/Numão
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Numão Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.099961-7.290719
DistritoGuarda
ConcelhoVila Nova de Foz Côa
FreguesiaNumão
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (incorrectamente designado no diploma como Castelo de Freixo de Numão) (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA ocupação humana do local onde a Idade Média estabeleceu o castelo de Numão recua à Pré-História, tendo-se identificado níveis do Calcolítico e da Idade do Bronze. Segundo alguns autores, o local foi um ponto de relativa importância durante o período romano, mas tal não foi ainda provado pelas campanhas arqueológicas efectuadas no recinto medieval. O primeiro documento que alude a uma fortificação data de 960, ano em que Numão aparece integrada na lista de fortalezas doadas por D. Flâmula ao Mosteiro de Guimarães. Por essa altura, é já claro que o topo do monte albergava uma estrutura militar, ainda que se desconheça, por completo, quais as suas características.
No século XII, a vila integrou o primeiro momento de organização portuguesa, recebendo foral em 1128 e passando pouco depois (1130) para a posse de Fernão Mendes de Bragança, principal nobre vinculado à autoridade de D. Afonso Henriques no nordeste do reino. Nos reinados seguintes, multiplicam-se os novos forais e as sugestões de obras no conjunto. O principal diploma data de 1291 e foi passado por D. Dinis, atribuindo-se às décadas imediatamente seguintes a redefinição do sistema militar.
Efectivamente, está-se perante uma fortificação plenamente gótica, de perímetro oval, como foi habitual no programa urbanístico das chamadas "vilas novas" de Trás-os-Montes e Alto Douro, estudadas por Paulo Dordio Gomes. A cerca era rasgada por quatro portas, a principal das quais voltada a Sul e defendida activamente por torres. Entre estas salienta-se a torre de menagem, localizada do lado Nordeste, de secção quadrangular e de três andares. O interior da fortificação é provido de cisterna com cerca de sete metros de diâmetro, utilizável em caso de cerco.
Durante o século XIV, Numão desfrutou de alguma importância, certamente motivada pela posição estratégica face ao rio Douro e à recentemente consolidada fronteira com Leão. No entanto, logo no início do século XV, existem indícios de dificuldades de povoamento, a ponto de D. Duarte ter determinado a instituição de um couto de homiziados. Em 1527, a vila muralhada possuía apenas 15 moradores e, pouco depois, há a referência à habitação permanente do alcaide em Freixo de Numão e não no castelo. Os séculos da Idade Moderna assinalam a progressiva decadência da fortaleza medieval, processo parcialmente invertido pela acção da DGEMN na década de 40 do século XX, que logrou estancar a ruína do conjunto.
No caminho para o castelo, fora das suas muralhas, localiza-se a igreja de São Pedro de Numão, templo de raiz pré-românica que tem vindo a ser escavado desde 1995. A par de algumas conclusões interessantes a respeito de eventuais duas fases construtivas, a intervenção evidenciou uma necrópole localizada a poente e a Norte do templo, a qual revela também uma ocupação diacrónica diferenciada.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens11
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Aspectos da evolução da arquitectura militar da Beira Interior", Beira Interior - História e Património, pp.215-238BARROCA, Mário JorgeEdição2000Guarda
"Escavações e turismo rural", Jornal Terras da Beira, 25 de Setembro de 1997Edição

IMAGENS

Castelo de Numão - Zona envolvente: vestigios arqueológicos da igreja de São Pedro

Castelo de Numão - Zona envolvente: vestigios arqueológicos da igreja de São Pedro

Castelo de Numão - Zona envolvente: vestigios arqueológicos da igreja de São Pedro

Castelo de Numão - Zona exterior da muralha a este

Castelo de Numão - Pormenor da muralha a nordeste

Castelo de Numão - Pano de muralha: vista oeste

Castelo de Numão - Pano de muralha e torre: vista norte

Castelo de Numão - Zona envolvente: vestigios arqueológicos da Capela de São Pedro e necrópole

Castelo de Numão - Porta da muralha e cabeceira da Igreja de Santa Maria

Castelo de Numão - Pano de muralha: vista oeste

Castelo de Numão - Porta da muralha a este

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt