Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Francisco
Designação
DesignaçãoIgreja de São Francisco
Outras Designações / PesquisasConvento de Santo António / Convento de São Francisco (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBeja/Serpa/Serpa (Salvador e Santa Maria)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo de São Francisco (Estrada Serpa - Vale de Vargo)Serpa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.946393-7.591493
DistritoBeja
ConcelhoSerpa
FreguesiaSerpa (Salvador e Santa Maria)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA construção da Igreja de São Francisco de Serpa, integrada no convento do mesmo nome (mais tarde Convento de Santo António), está intimamente relacionada com a actividade mecenática dos Duques de Beja, senhores desta vila alentejana entre meados do século XV e meados do século XVI. A primeira edificação terá sido ordenada pelo Infante D. Fernando, 1º Duque de Beja e pai do futuro rei D. Manuel, destinando-se a abrigar frades franciscanos do convento lisboeta de Xabregas. O senhorio de Serpa passou entretanto para D. Manuel, que reconstruiu o templo em 1502, já durante o seu reinado.
O edifício levanta-se no exterior da zona muralhada, no Largo de São Francisco, reflectindo desta forma o surto de crescimento urbano da vila nessa época. A igreja, de planta longitudinal, é antecedida por uma galilé, que se encosta (a Norte) à mole do convento, avançada em relação à fachada do tempo. A galilé, vazada por três largos arcos ogivais, coberta por telhado de duas águas enquadrados por merlões chanfrados, e ritmada por contrafortes cilíndricos com coruchéus cónicos, constitui-se como o elemento mais característico do conjunto, bem típico do manuelino-mudéjar alentejano, já então inaugurado, no que respeita aos volumes escalonados e ameiados, na Ermida de São Brás de Évora. De mencionar ainda a abóbada desta galilé, formando estrelas de quatro pontas assentes em mísulas, que se repetem no nártex do convento adjacente e compõem talvez a solução mais frequente no Alentejo (SILVA, José Custódio Vieira da, 1989). A fachada principal da igreja é rasgada por um janelão ogival, deitando sobre a galilé, e por um portal em arco quebrado com arquivoltas e alfiz, sobre o qual se destaca o escudo de Portugal rodeado pela esfera armilar e pelas insígnias franciscanas (cordão para cingir a túnica, com três nós).
O interior, de nave única, é coberto por abóbada de berço, já de finais do século XVI. Na parede Sul rasgam-se duas capelas, estas igualmente de feição clássica, mais propriamente Maneirista, e no muro fronteiro existe apenas a porta de ligação ao claustro e dependências conventuais. A capela-mor, com arco triunfal ogival moldurado, é também coberta por abóbada estrelada sobre mísulas, à semelhança do andar inferior do claustro e da já citada galilé; num e noutro caso destacam-se os fechos de abóbada exibindo heráldica manuelina. Anexa à parede Sul da capela-mor fica a capela dos irmãos Terceiros Franciscanos (presentemente funcionando como sacristia), espaço claramente barroco, do início de Setecentos, coberta por abóbada de berço abatida, e revestida com pinturas murais representando arquitecturas perspectivadas e temas marianos (incluindo uma Imaculada Conceição). As paredes são integralmente revestidas com silhares de azulejos azuis e brancos, com cenas da vida do padroeiro, destacando-se a permanente intercessão da Virgem no percurso de São Francisco.
SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
O Tardo-Gótico em Portugal, a Arquitectura no AlentejoSILVA, José Custódio Vieira daEdição1989Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Guia de Portugal, Vol. IIPROENÇA, Raul; SANTOS, Reynaldo dosEdição1927
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa

IMAGENS

Igreja de São Francisco, em Serpa - Planta com a delimitação e a ZP actualmente em vigor

Igreja de São Francisco, em Serpa - Fachada principal (DGEMN, 1968)

Igreja de São Francisco, em Serpa - Enquadramento geral (DGEMN, 1985)

Igreja de São Francisco, em Serpa - Claustro: galeria do piso térreo (DGEMN, 1985)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt