Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Cruzeiro da Estrela
Designação
DesignaçãoCruzeiro da Estrela
Outras Designações / PesquisasCruzeiro Manuelino da Estrela (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Cruzeiro
TipologiaCruzeiro
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Marvão/Santa Maria de Marvão
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- no adro da Igreja de Nossa Senhora da EstrelaMarvão Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.394048-7.373191
DistritoPortalegre
ConcelhoMarvão
FreguesiaSanta Maria de Marvão
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 8 228, DG, I Série, n.º 133, de 4-07-1922 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO cruzeiro manuelino que se implanta diante da porta principal do convento de Nossa Senhora da Estrela deve estar relacionado com a conclusão das obras da casa religiosa. Elas haviam-se iniciado pouco depois de 1448 (ano em que o Papa Nicolau V respondeu favoravelmente a uma petição por parte dos moradores de Marvão, e do infante D. Henrique, para que se edificasse um convento, no sítio onde aparecera uma lendária imagem de Nossa Senhora) e presumimos que tenham decorrido por todo o século XV, entrando mesmo na centúria seguinte. Com efeito, sabemos que, entre 1494 e 1520, os trabalhos de construção prosseguiam na igreja (MANTAS e GAMA, 2000, DGEMN on-line) e, apesar de apenas uma capela interior revelar o vocabulário artístico manuelino, é de supor que outras parcelas tenham sido construídas já sob o signo deste estilo-variante do Tardo-Gótico internacional.
O requinte decorativo do cruzeiro contrasta fortemente com o portal principal do Convento que, inserido num gablete e destituído de qualquer ornamentação (sendo mesmo os seus capitéis lisos), se apresenta como um notável e deliberado arcaísmo, porventura determinado pela austeridade e rigidez da primitiva comunidade franciscana. Mas o que estas diferenças artísticas vêm sugerir é o afastamento cronológico entre as duas construções (o portal ainda do século XV e o cruzeiro já das primeiras décadas de Quinhentos). Não temos provas evidentes desta diferenciação de tempos construtivos, mas assim é de supor.
O cruzeiro apoia-se sobre uma base granítica de três degraus, os dois inferiores de secção quadrangular e o superior de perfil circular, acompanhando a base do monumento. Esta, é de forma espiralada, com dupla moldura delimitadora, entre a qual se desenvolve uma decoração em corda entrelaçada. O fuste é relativamente curto e torso, apresentando um entrançado vertical de três feixes que se unem no limite superior para formar uma curiosa solução de laçaria. Segue-se-lhe o capitel, que repete genericamente a decoração da base, formando uma composição tripartida e simétrica, com o elegante fuste ao centro.
A cruz é ligeiramente desproporcional em relação à estrutura, e tem as terminações dos braços rematadas por pinhas em forma de flores-de-lis, que aumentam ainda mais o impacto visual da parcela final do monumento. Na face voltada ao adro, exibe-se a figura de Cristo crucificado, enquanto que, na orientada para o portal do convento, surge Nossa Senhora amparando o seu filho, já morto. A relação entre estas duas composições é uma das mais importantes do final da Idade Média e inícios da época Moderna, pois coloca-se num plano de continuidade as duas Paixões, a do Filho, que termina com a crucificação, e a da Mãe, que se inicia precisamente com a morte de Jesus. Esta iconografia encontra-se espalhada um pouco por todo o Portugal quatrocentista e quinhentista, e revela bem a importância que o culto a Maria teve no reino, instituindo-se como o mais importante vector de devoção, imediatamente após a figura de Cristo.
Sem alterações assinaláveis durante os séculos da Modernidade, só nas últimas décadas a estrutura foi objecto de restauro. Em 1938, na mesma altura em que se restaurava o convento, houve a necessidade de regularizar a plataforma quadrangular em que assenta, verificando-se, então, a substituição de algumas pedras que apresentavam grande desgaste. Em 1967, deu-se nova consolidação estrutural, não obrigando, desta vez, ao apeamento do cruzeiro, como ocorrera trinta anos antes.
Artisticamente, esta obra é um dos raros exemplares da arte manuelina na actual vila de Marvão, a par da capela lateral Norte do próprio convento, o que espelha a importância desta instituição, a única da vila, para além da Câmara Municipal, a receber uma campanha construtiva e decorativa no reinado de D. Manuel.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPConvento de Nossa Senhora da Estrela
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias8

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - vol. I (Distrito de Portalegre)KEIL, LuísEdição1943Lisboa
Terras de Odiana. Medobriga, Ammaia, Aramenha, Marvão, 2.ª ed.COELHO, Possidónio Mateus LaranjoEdição1988Lisboa
"Apontamentos para a história do Convento de Nossa Senhora da Estrela de Marvão", Ibn MaruánBALESTEROS, CarmenEdição1991pp. 27-58.
"O actual concelho de Marvão e as suas freguesias nas Memórias Paroquiais de 1758", Ibn MáruanGORJÃO, SérgioEdição1993pp. 51-84.
"O actual concelho de Marvão e as suas freguesias nas Memórias Paroquiais de 1758", Ibn MáruanMACHADO, J. LiberataEdição1993pp. 51-84.
"Um apontamento documental para o estudo artístico do convento de Nossa Senhora da Estrela de Marvão", Ibn MaruánGORJÃO, SérgioEdição1995pp. 47-50.
Marvão, Castelo de Vide e PortalegreDINIS, Alberto CalderonEdição1975Lisboa
Apontamentos para a história da pitoresca vila de MarvãoBUGALHÃO, Custódio da MotaEdição1974Portalegre
Marvão. Elucidário breve de uma visita a esta vilaCOELHO, Possidónio Mateus LaranjoEdição1946Lisboa

IMAGENS

Cruzeiro da Estrela - Vista geral (e portal do Convento de Nossa Senhora da Estrela)

Cruzeiro da Estrela - Remate com Cristo crucificado

Cruzeiro da Estrela - Pormenor da base

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt