Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Freixo de Espada à Cinta
Designação
DesignaçãoPelourinho de Freixo de Espada à Cinta
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Freixo de Espada à Cinta (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Freixo de Espada à Cinta/Freixo de Espada à Cinta e Mazouco
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça do MunicípioFreixo de Espa à Cinta Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.089846-6.80813
DistritoBragança
ConcelhoFreixo de Espada à Cinta
FreguesiaFreixo de Espada à Cinta e Mazouco
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 8 228, DG, I Série, n.º 133, de 4-07-1922 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaFreixo de Espada-à-Cinta terá recebido primeiro foral (ou carta de aforamento) de D. Afonso Henriques, em data incerta. Foi elevada a vila por D. Sancho II, em 1240, e teve segundo foral de D. Afonso III, ainda sem data. D. Manuel outorga-lhe foral novo, mais uma vez sem datação, mas seguramente entre 1512 e 1514. O pelourinho do concelho foi construído na sequência deste último foral. Levanta-se na praça fronteira à actual Câmara Municipal, tendo sido transportado para este local em 1950; encontrava-se então no cemitério, embora a sua localização original fosse certamente na vizinhança dos antigos paços concelhios.
O pelourinho assenta numa plataforma de três degraus quadrangulares, de parapeito boleado, bastante desgastados. Não se trata da plataforma original, que teria cinco degraus oitavados, mas sim de um soco construído aquando da última deslocação do monumento. Sobre o último degrau existe um bloco de base quadrangular, afeiçoado superiormente, de forma a adequar-se à secção oitavada da base da coluna; é ainda de factura moderna. A coluna tem a referida base oitavada, de secção estrelar, interceptada por duas molduras curvas, adelgaçando-se até tomar a largura do fuste, que se desenvolve a partir de um largo anel rebordante cingido por aro de ferro com argola aberta. O fuste é composto por duas secções unidas a meio, através de um anel largo e muito saliente, entre duas molduras côncavas. É oitavado, alternando faces lisas com faces decoradas por séries de rosetas quadrifólias.
O capitel consta de um prisma quadrangular, tendo as faces decoradas com motivos heráldicos, nomeadamente o escudo de armas nacional e as armas de Freixo de Espada-à-Cinta, um castelo com três torres e um freixo. Este bloco é encimado por um ábaco ou tabuleiro quadrado, saliente, de onde saem quatro ferros em cruz, rematadas em serpe com argolas pendentes. Nele assenta nova peça idêntica à inferior, desta vez tendo as faces insculpidas com arcadas redondas simulando vãos, onde se representam figurinhas humanas. Termina uma vez mais com um tabuleiro quadrado, sobrepujado por um pináculo truncado.
O conjunto é tipicamente manuelino, de grande riqueza ornamental, havendo que lamentar a perda dos degraus primitivos. É provável que tenha sido construído a par das obras quinhentistas da matriz da localidade, e pela mão de um dos seus mestres, justificando o cuidado posto nos lavores.
Sílvia Leite
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Freixo de Espada-à-Cinta - Vista geral

Pelourinho de Freixo de Espada à Cinta - Vista geral (DGEMN 1973)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt