Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Aguiar da Beira
Designação
DesignaçãoPelourinho de Aguiar da Beira
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Aguiar (designação do diploma de classificação) (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Aguiar da Beira/Aguiar da Beira e Coruche
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo dos Monumentos NacionaisAguiar da Beira Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.81633-7.545156
DistritoGuarda
ConcelhoAguiar da Beira
FreguesiaAguiar da Beira e Coruche
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 8 330, DG, I Série n.º 167, de 17-08-1922 (voltou a ser classificado, mas integrado no Trecho de arquitectura medieval constituído por pelourinho, torre ameada e fonte ameada - ver ficha) (ver Decreto)
Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12736227
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaAguiar da Beira teve primeiro foral logo em 1120, concedido por D. Teresa e confirmado por D. Afonso II em 1220, seguindo-se-lhe foral reformado por D. Afonso III em 1258, e o foral novo manuelino, este de 1512. A partir deste documento, e até à actualidade, a vila recebeu e conservou o estatuto de concelho. Na antiga praça pública, em pleno núcleo histórico, conserva-se ainda o seu pelourinho, junto de outras construções que testemunham a importância de Aguiar da Beira durante a Idade Média e ao longo de vários séculos. Aí se ergue também uma imponente torre e uma fonte ameada (século XIV), o solar da Casa dos Magistrados (século XV), e a antiga Casa da Câmara (século XVIII), razão pela qual a praça é hoje denominada de Largo dos Monumentos. De resto, o pelourinho está classificado conjuntamente com a Torre Ameada e a Fonte Ameada (Monumentos Nacionais).
O pelourinho foi provavelmente erguido na sequência do foral outorgado por D. Manuel, embora alguns autores o considerem anterior. É constituído por um soco de quatro degraus octogonais, de parapeito boleado, sobre o qual se levanta o conjunto da base, coluna e remate, em granito. A base, de secção quadrangular, é chanfrada nos ângulos superiores. A coluna, de fuste oitavado e liso, é cingida por anel de ferro, e rematada no topo por um rebordo oitavado onde assenta o remate. Este consta de uma curiosa gaiola, composta por dois troncos piramidais truncados, o de baixo invertido, e o de cima sustentado por um colunelo central e por um outro lateral, ornado de molduras e botões na base e topo. A gaiola é, assim, quase inteiramente aberta, parecendo o chapéu (tronco de pirâmide superior) pairar sobre a taça. O chapéu é rematado por uma esfera armilar ainda em granito. Não parecem restar vestígios dos restantes colunelos, que supostamente seriam de número de oito, permanecendo a dúvida sobre se teriam de facto existido.
Vários outros pelourinhos idênticos subsistem na região, destacando-se o de Carapito, no mesmo concelho; merecem ainda menção os de Algodres, Almendra, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Moreira de Rei, Muxagata, Trancoso, Marialva (este mais singelo), Alverca da Beira, Aveloso, Cedovim (restaurados), entre outros. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pelourinhos das BeirasCARDOSO, Nuno CatarinoEdição1936Lisboa
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa
Pelourinhos do Distrito da GuardaEdição1998Viseu

IMAGENS

Pelourinho de Aguiar da Beira - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt