Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja do Orfanato de Nossa Senhora da Saúde
Designação
DesignaçãoIgreja do Orfanato de Nossa Senhora da Saúde
Outras Designações / PesquisasIgreja do Colégio - Orfanato de Nossa Senhora da Saúde / Igreja do Orfanato da Nossa Senhora da Saúde (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Redondo/Redondo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida Dr. BarahonaRedondo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoÉvora
ConcelhoRedondo
FreguesiaRedondo
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaDespacho de revogação de 18-06-2009 do director do IGESPAR, I.P.
Despacho de abertura de 28-02-1994 do presidente do IPPAR
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA igreja do orfanato de Nossa Senhora da Saúde é uma construção do século XVII que foi objecto de posteriores campanha de obras de beneficiação do espaço, onde se enquadra a construção do coro alto, já no século XIX. A sua edificação ficou a dever-se à iniciativa da Irmandade que teve primeira sede na matriz e depois em São Sebastião, construindo igreja própria em meados do século XVII, sendo o templo sagrado em 1658. Nas casas anexas à igreja nasceu depois a instituição tutelada pela Terceira Ordem do Monte do Carmo.
O imóvel caracteriza-se por uma grande depuração, própria da arquitectura chã seiscentista. A fachada da igreja, adossada à dependência anexa, desenvolvida em dois andares e marcada pela abertura regular de vãos rectilíneos, apresenta arco de volta perfeita de acesso à galilé, encimado pelo janelão rectangular do coro e terminando em empena.
No interior do templo, merecem especial referência o silhar de azulejos do início do século XVIII que percorre a nave, os altares laterais, e o coro baixo, com pintura mural geométrica, o emblema das carmelitas no tecto, e a parede fundeira com três nichos envidraçados. Na capela-mor, destaca-se o retábulo de talha dourada e o tecto pintado com o motivo do Sagrado Coração de Jesus e Maria.
(RC)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Inventário Artístico de Portugal - vol. IX (Distrito de Évora, Zona Sul, volume I)ESPANCA, TúlioEdição1978LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.
Santuário MarianoSANTA MARIA, Frei Agostinho deEdição1933LisboaPrimeira edição 1707 - 1723, Off. António Pedrozo Galvão
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa

IMAGENS

Planta de localização

Fachada principal

Vista do interior. Altar-mor

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt