Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São João Baptista
Designação
DesignaçãoIgreja de São João Baptista
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de Cimo de Vila de Castanheira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Chaves/Cimo de Vila da Castanheira
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Cimo de Vila Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.798686-7.268112
DistritoVila Real
ConcelhoChaves
FreguesiaCimo de Vila da Castanheira
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA pequena igreja de São João Baptista, localizada numa pequena várzea rural do território flaviaense, foi construída num momento indeterminado da Baixa Idade Média, situável genericamente nos séculos XIII-XIV. Esta data tardia corresponde, assim, a uma época em que, nos principais centros urbanos do país, o Românico há muito havia sido substituído pelo Gótico, pelo que a edificação desta capela segundo princípios estilísticos ultrapassados encontra justificação no marco geográfico-cultural que presidiu à sua erecção, em local ermo e certamente com poucos recursos financeiros. Por todo o Norte e Interior centro do país encontram-se templos genericamente semelhantes, facto que comprova como a sobrevivência do Românico foi muito mais além do que tradicionalmente se pensaria.
É um pequeno templo de planta longitudinal, composto por nave única e capela-mor mais baixa e estreita que o corpo, a que se adossa sacristia do lado Norte, dotada de torre presumivelmente sineira. A fachada principal é de pano único, aberta por portal axial de arco de volta perfeita sobrepujado por óculo circular, existindo ainda três pontos de apoio de um desaparecido alpendre. A fachada meridional integra porta lateral a pleno centro e o telhado descarrega sobre linha de cachorrada composta por modilhões decorados, alguns de feitura recente. No interior destaca-se o arco triunfal, também de volta perfeita com moldura exterior decorada com motivo encordoado e impostas ornamentadas com elementos geométricos.
Infelizmente, não se conhecem referências documentais à capela durante os séculos finais da Idade Média e os iniciais da época moderna. Na transição para o século XVI, as suas paredes foram revestidas por pinturas murais, que, de acordo com Catarina Valença, têm analogias com outras composições do interior do país, em Trancoso e Belmonte. A documentação dos séculos XVIII e XIX refere-se a questões de transmissão de direitos do padroado. Em 1984, depois de décadas e décadas sem manutenção, a cobertura da nave ruiu, arrastando consigo parte das cornijas de sustentação do telhado. O restauro ocorreu apenas em 1992, assim se conservando até à actualidade.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A alma de um povoVERDELHO, PedroEdição1993Chaves

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt