Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Palácio dos Viscondes da Carreira
Designação
DesignaçãoPalácio dos Viscondes da Carreira
Outras Designações / PesquisasPalácio dos Távoras / Palácio da Carreira / Câmara Municipal de Viana do Castelo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palácio
TipologiaPalácio
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Viana do Castelo/Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Cândido dos ReisViana do Castelo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.694865-8.829749
DistritoViana do Castelo
ConcelhoViana do Castelo
FreguesiaViana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 12-06-1973, publicada no DG, II Série, n.º 149, de 27-06-1973 (sem restrições) (a legenda da planta refere ZEP da Zona Arqueológica de Viana do Castelo, quando do diploma fixou a ZEP dos Paços Municipais, da Igreja de Santa Cruz (São Domingos), da Misericórdia, do Palácio dos Viscondes da Carreira, do Chafariz da Praça da Rainha, da Casa de João Velho, da Casa de Miguel de Vasconcelos, da Igreja matriz, da Fachada do prédio manuelino na Rua de São Pedro, 28, e do Forte ou Castelo de Santiago)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaDesde os finais do século XV assistiu-se a um crescimento da malha urbana de Viana da Foz do Lima, derivado das actividades mercantis que ali se desenvolveram no período da expansão marítima. O comércio ultramarino originou na vila minhota um crescimento populacional e económico, pelo que o perímetro urbano ia sendo alargado, quer no sentido paralelo ao rio, em direcção ao mar, quer para a zona montanhosa sobranceira à vila (REIS, A.Matos, 1993).
Junto à igreja matriz foi aberta uma nova praça, o Campo do Forno, onde foram edificados nos primeiros anos do século XVI os Paços do Concelho. A noroeste destes foi fundado o Convento de Sant'Ana cuja construção, iniciada em 1510 (CALDAS, João Vieira, GOMES, Paulo Varela,1990,p.40), originou a abertura de novas ruas para o lado do monte de Santa Luzia. A partir do ano de 1530 foram instituídos pelas famílias nobres de Viana novos morgados, que incluíam os terrenos integrados nesses arruamentos. O quarteirão onde actualmente está edificado o Palácio dos Viscondes de Carreira, ou dos Távoras, pertencia à família Fagundes.
Em 1527 Fernão Brandão, comendador de São João de Cabanas, e a sua mulher, Catarina Fagundes, deram início à edificação de uma casa nobre no topo da rua de Sant'Ana, um palacete manuelino, que nos finais do século XVII passaria a pertencer, por descendência, à família Távora.
Da construção inicial subsistem poucos elementos, desconhecendo-se a tipologia estrutural da casa. Na última década do século XVII os Távoras contrataram o engenheiro Miguel Pinto de Vilalobos para executar uma remodelação do palacete. A obra, executada entre 1691 e 1705 (MOREIRA, Rafael,1986,p.85) teve como objectivo edificar uma nova frontaria lateral, onde foi construída a capela, e reformar a fachada original, dando origem a um dos primeiros exemplos de arquitectura revivalista executados em Portugal (Idem,ibidem).
A fachada principal destaca-se pela harmonia do seu programa decorativo, onde foi feita uma utilização das molduras de janelas e portas de talhe quinhentista, executadas para a edificação original, cujos modelos foram repetidos por Vilalobos em novas molduras dispostas no prolongamento da fachada original. Este "aproveitamento" e "reinvenção" dos elementos originais, uma novidade na arquitectura portuguesa, havia sido na realidade uma proposta já avançada por Sebastiano Serlio, que no Livro Sétimo apresenta um "singular programa para "ristorare case viecchie"" (SOROMENHO, Miguel,1991,p.192).
Através da ordenação dos vãos da fachada, distribuídos simetricamente num ritmo complexo e rigoroso - cujo conjunto forma uma espécie de "espelho", onde a partir do meio, marcado pela disposição do brasão, cada modelo se reflecte no lado precisamente oposto -, Vilalobos vai imprimir um gosto classicista e austero à fachada, que irá subordinar a exuberante decoração manuelina.
A escolha pelos elementos quinhentistas prenderam-se não só com uma questão prática de redução dos custos da edificação como com um "genuíno respeito por um estilo "sancionado" pela História" (Idem,ibidem,p.193).
A fachada lateral do palacete apresenta um programa edificativo que se insere nos modelos de arquitectura civil desenhados por Manuel Vilalobos. De gosto classicista, foi inspirado na austeridade da arquitectura militar e na tratadística maneirista, de onde retira elementos como os frontões que coroam as janelas, e o rusticado que remata lateralmente a fachada. A capela, individualizada no conjunto da fachada e apresentando alguns elementos decorativos de inspiração flamenga, evidencia a importância social dos encomendantes na sociedade vianense (Idem,ibidem,p.190).
Em 1970 o palacete era vendido pela família Távora à Câmara Municipal de Viana do Castelo, que executou diversas obras de adaptação no seu interior. Os Paços do Concelho instalaram-se no edifício em 1972.
Catarina Oliveira
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCasa dos Werneck
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A arquitectura manuelinaDIAS, PedroEdição2009Vila Nova de Gaia
Manuel Pinto de Vilalobos - da engenharia militar à arquitectura. Dissertação de Mestrado em História da Arte apresentada à Universidade Nova de LisboaSOROMENHO, MiguelEdição1991Lisboa
Viana do CasteloCALDAS, João VieiraEdição1990LisboaTESTE
Viana do CasteloGOMES, Paulo VarelaEdição1990LisboaTESTE
Os Mais Belos Palácios de PortugalGIL, JúlioEdição1992LisboaLisboa Data do Editor : 1992
"Do rigor teórico à urgência prática: a arquitectura militar", História da Arte em Portugal, vol. 8MOREIRA, RafaelEdição1986Lisboa
Casas de Viana antigaALPUIM, Maria AugustaEdição1983Viana do Castelo
Casas de Viana antigaVASCONCELOS, Maria Emília deEdição1983Viana do Castelo

IMAGENS

Palácio dos Viscondes de Carreira - Fachada principal

Palácio dos Viscondes de Carreira - Fachada lateral norte e capela

Palácio dos Viscondes de Carreira - Fachada principal: portal e janelas manuelinas a Norte

Palácio dos Viscondes de Carreira - Fachada principal: corpo central com pedra de armas

Palácio dos Viscondes de Carreira - Portaria publicada no DG, II Série, n.º 149, de 27-06-1973 - Texto e planta do diploma

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt