Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

A parte dos prédios militares n.os 14 e 15 de Évora, que constam dos trechos mais típicos e interessantes das antigas muralhas da cidade, incluindo as portas extremas desse troço de muralhas, a Porta da Alagoa e a do Raimundo (anteriores a D. João IV
Designação
DesignaçãoA parte dos prédios militares n.os 14 e 15 de Évora, que constam dos trechos mais típicos e interessantes das antigas muralhas da cidade, incluindo as portas extremas desse troço de muralhas, a Porta da Alagoa e a do Raimundo (anteriores a D. João IV
Outras Designações / PesquisasMuralhas e Fortificações de Évora / Sistema Fortificado de Évora (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Edifício
TipologiaEdifício
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Évora/Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua da LagoaÉvora Número de Polícia:
Rua do RaimundoÉvora Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoÉvora
ConcelhoÉvora
FreguesiaÉvora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 7 719, DG, I Série, n.º 199, de 29-09-1921 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património MundialAbrangido por conjunto inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, que, ao abrigo do n.º 7 do art.º 15.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, se encontra classificado como MN
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914629
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaNo contexto da reconquista e defesa do território nacional conquistado aos mouros durante os séculos XII e XIII, é reerguida a a cerca medieval de Évora, rasgada nos seus troços por várias portas e torres.
No espaço da muralha , definido entre as portas da Alagoa (Norte) de Alconchel e do Raimundo (Oeste), encontram-se vestígios do reforço bélico com que se procurava optimizar a defesa protectora do burgo. Assim sendo, a porta da Alagoa é dotada de uma sólida torre granítica, adossada aos panos de muralha. O segmento virado a Sul do circuito muralhado, é apetrechado de dois cubelos e um postigo de silharia, rematado em arco de volta perfeita, denominado Postigo dos Penedos.
A muralha estende-se até à Porta de Alconchel, guarnecida de dois fortes torreões, reforço defensivo que se explica pelo facto desta ser a principal porta da cidade. Um destes torreões, impressiona pela solidez que transpira da caixa murária, albergando, no seu interior, várias divisões que serviram de masmorras. A outra estrutura que atinge os 20m de altura (e, como tal denominada de Homenagem) enquadra o percurso da cerca que termina na Porta do Raimundo, sustentada por baluartes seiscentistas.
Atente-se ao facto de que esta última porta, tendo sido demolida em 1880 e posteriormente reconstruída, é de feição revivalista.
SCP
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, vol. VII (Concelho de Évora - volume I)ESPANCA, TúlioEdição1966LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt