Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Castelo do Alandroal
Designação
DesignaçãoCastelo do Alandroal
Outras Designações / PesquisasCastelo de Alandroal / Castelo e cerca urbana de Alandroal (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Castelo
TipologiaCastelo
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Alandroal/Alandroal (Nossa Senhora da Conceição), São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Juromenha (Nossa Senhora do Loreto)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Alandroal Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.70162-7.404285
DistritoÉvora
ConcelhoAlandroal
FreguesiaAlandroal (Nossa Senhora da Conceição), São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Juromenha (Nossa Senhora do Loreto)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12736127
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Situado no ponto mais elevado da vila do Alandroal, o Castelo do Alandroal é uma construção militar do final do século XIII.
Esta fortaleza medieval é uma típica fortificação gótica, de planta tendencialmente oval, com torre de menagem adossada à cerca e porta principal, a designada Porta Legal, protegida por duas torres quadrangulares, ligeiramente avançadas para permitir um maior raio de tiro vertical sobre a entrada.
A torre de menagem é uma estrutura de planta quadrangular dividida por três pisos, cujo acesso ao interior se encontra entaipado. A esta adossou-se, algum tempo depois, a igreja matriz da localidade e, já no século XVIII, o seu terraço foi aproveitado para implantar uma torre do relógio.
Originalmente, o castelo integrava um pequeno bairro dentro do espaço muralhado, cuja malha urbana consistia numa única via - a Rua do Castelo - disposta no sentido oeste-este, e flanqueada por duas portas, a já referida porta principal, ou Legal, e a do Arrabalde.
História
O castelo gótico do Alandroal é uma das obras de arquitetura militar do reinado de D. Dinis mais bem datadas, graças a duas inscrições, comemorativas do arranque e da conclusão dos trabalhos de construção. A primeira data de 6 de Fevereiro de 1294 (Barroca: 2000, vol. 2, t.1, p. 1108-1113) e encontra-se sobre uma das portas da fortaleza; por ela sabemos que o promotor do projeto foi o Mestre da Ordem de Avis, D. João Afonso, que colocou a primeira pedra nessa data. A segunda corresponde ao dia 24 de Fevereiro de 1298, sendo mestre da Ordem D. Lourenço Afonso, e localiza-se no alçado ocidental da Torre de Menagem (atualmente integrado na Sala do Tesouro da igreja matriz) (Idem, p. 1140-1144).
Ou seja, estas datas são demonstrativas de que o conjunto fortificado foi construído em apenas quatro anos, informação preciosa para a caracterização da arquitetura militar da época dionisina, mas também para o reconhecimento do grande investimento que a Ordem de Avis efetuou, por esses anos, em castelos no Alentejo, de que são também exemplo os de Noudar e Veiros.
Para além deste fator, a fortaleza do Alandroal é também importante no que respeita à identidade e formação cultural do seu arquiteto, já que uma terceira inscrição, localizada no torreão direito da porta do castelo e datada criticamente entre 1294 e 1298 refere claramente o nome do responsável pela condução dos trabalhos, um homem oriundo da comunidade muçulmana e auto-intitulado "Eu, Mouro Galvo" (Idem, p. 1114-1118). Este letreiro tem sido considerado uma das mais importantes marcas mudéjares no nosso país e revela a existência de um albanil islâmico a comandar a edificação de um castelo, num tempo em que os inimigos não eram já, em primeira instância, as forças muçulmanas do Sul da península. Outra das marcas da formação cultural deste mestre de obra é a janela de arco em ferradura localizada numa das torres, de gosto mudéjar.
Nos séculos seguintes, o Alandroal não terá desempenhado um papel de grande relevância na organização das linhas militares da região, já que rapidamente entrou em decadência; em 1606, grande parte das construções no interior da cerca encontravam-se já arruinadas e, no século XVIII, o recinto foi objeto de algumas transformações, como a destruição da barbacã para se edificarem os novos paços do concelho, o aproveitamento do terraço da torre para instalar o relógio em 1744, ou a construção da cadeia comarcã no interior das muralhas.
Depois da sua classificação como monumento nacional em 1910, o castelo foi restaurado na década de 40 do século XX, tendo sido reconstruídos alguns troços e desobstruídas as estrutura de numerosas casas que, ao longo dos séculos, se haviam adossado às muralhas.
Paulo Fernandes (2005) e Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPFonte das Bicas, também denominada Fonte Monumental da PraçaIgreja da Misericórdia e FontePelourinho de Alandroal
Outra Classificação
Nº de Imagens12
Nº de Bibliografias9

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Carta arqueológica do AlandroalCALADO, Manuel João MaioEdição1993AlandroalPublicado a 1993
Inventário Artístico de Portugal - vol. IX (Distrito de Évora, Zona Sul, volume I)ESPANCA, TúlioEdição1978LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.
"A fundação do Castelo do Alandroal", Brados do Alentejo, nº1161, separataCOSTA, Mário NunesEdição1953Estremoz
Os mais belos castelos e fortalezas de PortugalCABRITA, AugustoEdição1986Lisboa
Os mais belos castelos e fortalezas de PortugalGIL, JúlioEdição1986Lisboa
Epigrafia medieval portuguesa (862-1422)BARROCA, Mário JorgeEdição2000Lisboa
"Juromenha, Elvas e Alandroal: algumas reflexões em torno de fortificações islâmicas e cristãs do curso médio do Guadiana", Boletim Cultural Cira, nº7, pp.111-128CORREIA, Fernando M. R. BrancoEdição1997Vila Franca de Xira
"Da Reconquista a D. Dinis", Nova História Militar de Portugal, vol. I, pp.21-161BARROCA, Mário JorgeEdição2003Lisboa
Castelos em Portugal. Retrato do seu Perfil ArquitectónicoCORREIA, Luís Miguel Maldonado de VasconcelosEdição2010Coimbra
Castelo de Alandroal. Sete séculos (1298-1998)Edição1998Alandroal

IMAGENS

Castelo de Alandroal - Pano de muralha e torreão

Fortaleza de Arronches - Interior do recinto: escadaria

Fortaleza de Arronches - Interior do recinto

Fortaleza de Arronches - Interior: pormenor de suportes de bancada

Fortaleza de Arronches - Porta de acesso ao recinto

Fortaleza de Arronches - Porta de acesso

Castelo de Alandroal - Troço de muralha

Castelo de Alandroal - Torreão

Castelo de Alandroal - Vista parcial da muralha com torreão

Castelo de Alandroal - Troço de muralha

Castelo de Alandroal - Vista parcial da muralha

Castelo de Alandroal - Troço de muralha

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt