Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Lápides das Pedras Negras
Designação
DesignaçãoLápides das Pedras Negras
Outras Designações / PesquisasLápides das Pedras Negras (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Inscrição
TipologiaInscrição
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Lisboa/Santa Maria Maior
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Travessa do AlmadaLisboa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.710378-9.134923
DistritoLisboa
ConcelhoLisboa
FreguesiaSanta Maria Maior
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEPDespacho de 18-10-2011 do diretor do IGESPAR, I.P. a concordar com o parecer e a devolver o processo à DRC de Lisboa e Vale do Tejo para apresentar propostas de ZEP individuais, ou conjuntas nos casos em que tal se justifique
Parecer de 10-10-2011 da SPA do Conselho Nacional de Cultura a propor o arquivamento
Proposta de 22-08-2006 da DR de Lisboa para a ZEP conjunta do Castelo de São Jorge e restos das cercas de Lisboa, Baixa Pombalina e imóveis classificados na sua área envolvente
Portaria de 21-08-1961, publicada no DG, II Série, n.º 213, de 11-09-1961 (sem restrições) (ZEP da Sé de Lisboa, do portal principal da Igreja da Madalena, das Lápides das Pedras Negras, da Igreja da Conceição Velha, da Casa de Brás de Albuquerque e da Igreja de Santo António de Lisboa)
Despacho de homologação de 18-07-1961
Parecer (favorável) de 9-06-1961 da 1.ª Sub-Secção da 6.ª Secção da JNE
Proposta de 7-01-1961 da DGEMN
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaSítio
Os quatro elementos pétreos conhecidos como as "Lápides das Pedras Negras", encontram-se na parede de um prédio pombalino que acompanha o declive da Travessa do Almada, entre os vãos das janelas do primeiro andar, em pleno centro da cidade de Lisboa. A designação das lápides está associada ao nome da rua com a qual o referido imóvel faz gaveto: Rua das Pedras Negras.
A primeira lápide, um monólito de secção retangular de pé sobre mísula de calcário, apresenta-se danificada e incompleta, podendo apenas ler-se o início das palavras: MERCVR--/CAESA--/AVGVST--/C.IVLIVS F. IU--/PERMISS V. DEC/DEDIT. F--, permitindo no entanto confirmar a presença do nome de Caio Júlio, dedicante, e as invocações do deus Mercúrio e do Imperador César Augusto.
A inscrição seguinte refere-se a uma lápide de forma quadrangular, suportada por um troço de coluna por sua vez apoiado num pequeno pedestal. Nesta lê-se: DEVM MATR/ T. LICINIVS/ AMARANTIVS/ V. S. L. M., que se traduz por "Tito Licínio Amarantio por voto dedicou à mãe dos deuses".
A lápide de maior dimensão, com dois metros e trinta de altura por pouco mais de um metro de largura, possui a inscrição L. CAECILIO. L. F. CELERI. RECTO./ QVAEST. PROVINC. BAET./ TRIB. PLEB. PRAETORI. FEL. IVL./ OLISIPO, traduzível como "Felicitas Julia Olisipo dedica a Lúcio Cecílio filho de Lúcio Celeri recto questor da província da Bética tribuno do povo e pretor".
A última lápide, uma pequena ara rematada por um frontão em calcário, exibe a inscrição MATRI DE/ VM MAG. IDAE/ A FRHYG. T. L./ LYCH CERNO/ P. H. R. PERN. IIVI/ CASS ET CASS. STA./ M. AT. ET AP. COSS. GAI, uma dedicatória de Caio Licínio Cerno, da Lycaonia, na Ásia Menor, à deusa da Frígia, conhecida como Cíbele, mãe dos deuses, na época dos cônsules Marco Atílio e Afrosiano, e do governador Gaio.

História
Na sequência do terramoto de 1755 e posterior reconstrução pombalina, foram descobertos inúmeros vestígios romanos, sendo este o caso das lápides das Pedras Negras exumadas em 1749, durante as escavações necessárias para a colocação das fundações de um novo imóvel na Travessa do Almada. O edifício apalaçado foi mandado construir por D. João de Almada de Melo, senhor de Souto d' El-Rei.
As lápides supostamente estariam associadas aos vestígios de um templo romano dedicado à deusa Cíbele, considerando-se, na época, que estes testemunhos epigráficos deveriam ser mantidos no local de modo a serem vistos pela população em geral.

Ana Teresa Henriques e Maria Ramalho/DGPC/2018.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCasa de Brás de Albuquerque (casa dos Bicos), fachadaIgreja da Conceição VelhaIgreja de Santo António de Lisboa e sacristiaPortal principal da Igreja da MadalenaSé de LisboaSítio arqueológico «Termas dos Cássios»
Outra ClassificaçãoLisboa Pombalina
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LisboaATAÍDE, M. MaiaEdição1988LisboaLisboa Data do Editor : 1988
Epigrafia de Olisipo. Subsídios para a História de Lisboa Romana.SILVA, Augusto Vieira daEdição1944Lisboa
Estudos Olisiponenses: Epigrafia Romana de Lisboa. In Revista Municipal, nº 54Arlindo de SOUSAEdição1952Lisboa
A Rua das Pedras Negras. In Miscelânea.Obra

IMAGENS

Lápide das Pedras Negras, 2006.

Portaria publicada no DG, II Série, n.º 213, de 11-09-1961 - Texto e planta do diploma

Pequena Ara dedicada à deusa Cibele - Conjunto das Lápide das Pedras Negras (Lisboa).Maria Ramalho, 2018.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt