Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Villa lusitano-romana de Torre de Palma
Designação
DesignaçãoVilla lusitano-romana de Torre de Palma
Outras Designações / PesquisasRuínas de Torre de Palma / Villa Lusitano-Romana de Torre de Palma / Estação romana de Monforte (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Villa - Itinerários Arqueológicos do Alentejo E Algarve
TipologiaVilla - Itinerários Arqueológicos do Alentejo E Algarve
CategoriaArqueologia
Inventário TemáticoItinerários Arqueológicos do Alentejo e Algarve
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Monforte/Vaiamonte
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Herdade de Torre de Palma- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.062204-7.489164
DistritoPortalegre
ConcelhoMonforte
FreguesiaVaiamonte
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 251/70, DG, I Série, n.º 129, de 3-06-1970 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaTorre de Palma é um espaço organizado e pensado para a vivência rural. Bem estruturada para a exploração agrícola, era também local de recolhimento e de lazer do proprietário.
Em torno de um grande pátio, ao qual se acedia por um portão principal, organizavam-se as construções relacionadas com a exploração agrícola, como o grande celeiro, o lagar de azeite, os armazéns de alfaias agrícolas e os estábulos. Sucedia-lhe um pátio porticado, mais pequeno e reservado, ladeado dos alojamentos serviçais e de uma residência que poderá ter pertencido ao villicus (feitor).
O lado Norte foi ocupado por uma requintada residência habitada pelos proprietários. A uilla, propriamente dita, emergiu ainda durante o século I d.C., dando lugar, já em pleno século II, à clássica uilla de peristilo, ocupada até ao século V.
A basílica paleocristã, construída sobre um templo romano e objecto de várias reestruturações entre finais do século IV e o século VII, documenta o esforço e a consolidação do Cristianismo nesta região. A sua importância perdurará até à Idade Média, com o reaproveitamento de partes dos alçados da antiga basílica para edificação da capela de São Domingos.
Entretanto, escavada em 1947, o estudo da uilla romana de Torre de Palma foi particularmente privilegiado mercê dos seus mosaicos profusamente decorados. De entre estes, não podemos deixar de mencionar os mosaicos dos cavalos vitoriosos e o das Musas, realizados por uma officina itinerante africana, sendo todos atribuídos aos finais do século III ou inícios do século IV d.C.
Enquanto se procedem às investigações arqueológicas deste sítio, o IPPAR tem vindo a realizar o restauro dos muros da chamada "Casa do Átrio", bem como dos mosaicos, argamassas e pinturas murais.
[AMartins]
ProcessoA Herdade de Torre de Palma situa-se a cerca de 5 km de Monforte, do lado esquerdo da EN 369 (Monforte - Vaiamonte)
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A "villa" Lusitano-Romana da Torre de Palma (Monforte)HELENO, ManuelFascículoPublicado a 1962 Volume : 4 Série : 2 Tipo : Revista

IMAGENS

Villa lusitano-romana de Torre de Palma - Vista parcial

Villa lusitano-romana de Torre de Palma - Vista parcial das rúinas

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt