Igreja de Lourosa | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Igreja de Lourosa | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Igreja de São Pedro de Lourosa / Igreja de São Pedro, matriz de Lourosa / Igreja Paroquial de Lourosa / Igreja de São Pedro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Religiosa / Igreja | ||||||||||||
Tipologia | Igreja | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Religiosa | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Coimbra/Oliveira do Hospital/Lourosa | ||||||||||||
Endereço / Local |
| ||||||||||||
Distrito | Coimbra | ||||||||||||
Concelho | Oliveira do Hospital | ||||||||||||
Freguesia | Lourosa | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como MN - Monumento Nacional | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 2 445, de 14-06-1916, publicado no DG, I Série, n.º 118,de 14-06-1916 (ver Decreto) | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 9913929 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | A igreja de São Pedro de Lourosa tem sido um dos mais incompreendidos monumentos pré-românicos em território nacional. Depois de, na primeira metade do século XX, ter sido objecto de variadíssimos estudos e referências em obras de síntese, tanto portuguesas, como espanholas, e de, mais importante, ter contado com três distintos projectos de restauro, as últimas décadas acentuaram os pretensos provincianismo, ruralidade e pouca relevância estilística da obra, percurso historiográfico descendente que, na verdade, está bem longe de corresponder à realidade. São Pedro de Lourosa é um dos mais importantes monumentos peninsulares do século X (datado epigraficamente de 912), e o facto de ter sido construído numa área teoricamente periférica (distante dos dois grandes centros civilizacionais da altura, León e Córdoba) não deve constituir indicador de menor importância. São vários os pontos de interesse desta igreja. A sua planta (ou o que podemos reconstituir do seu plano original) é uma derivação extremamente fiel dos modelos áulicos asturianos do século IX, com narthex (possivelmente de compartimento único correspondendo apenas ao prolongamento da nave central), corpo de três naves, separadas entre si por arcarias triplas de arco em ferradura, nave transversal com cruzeiro dominante, este separado da nave central por uma desaparecida eikonostasis (de que restam ainda os vestígios do suporte), e cabeceira presumivelmente tripartida, embora seja impossível definir, com exactidão, o traçado fundacional desta parte do templo. Este vínculo ao mundo asturiano (de que Lourosa é um dos últimos capítulos artísticos), é reforçado por outros elementos artísticos, como a presença de modilhões de rolos (relacionáveis com os que suportam os telhados da igreja ovetense de San Julián de los Prados), um medalhão circular de decoração geométrica, o aximez moldurado que decora o alçado ocidental da nave central e, principalmente, um altar decorado com a típica cruz asturiana, peça resgatada aquando dos trabalhos de restauro mas que, posteriormente, veio também a desaparecer. Outro ponto de interesse é a sua organização em altura, nomeadamente com a existência de uma torre sobre o cruzeiro, possivelmente com tecto interior de madeira e telhado de quatro águas, e ornamentada com um friso de arcos cegos que integraria um aximez axial (REAL, 1995), solução praticamente idêntica à que vemos em São Frutuoso de Montélios, onde ainda existem os arcos, mas cujo friso integral, descoberto aquando do restauro, nunca chegou a ser reconstruído. Embora estas torres existam no mundo cristão asturiano, os seus paralelos mais imediatos situam-se na arquitectura islâmica peninsular, confirmando-se, por esta via, a contaminação de elementos andaluzes na arquitectura do Norte cristão na viragem para o século X. Finalmente, Lourosa evidencia-se ainda pelo seu ar classicizante, uma opção estética que, ao contrário do que tem sido repetido, não resulta unicamente da reutilização de materiais provenientes da antiga cidade romana de Bobadela. Pelo contrário, na obra do século X refizeram-se muitos materiais (aduelas almofadadas, frisos canelados, portas com lintel recto e arco de descarga de volta perfeita, etc.), ao abrigo de uma tendência estilística recuperadora do passado clássico, característica da arquitectura peninsular cristã dos séculos IX a XI e que conta com notáveis exemplos em território português: a controversa mesquita-catedral de Idanha-a-velha, ou as igrejas de Balsemão, Montélios e do Prazo, entre outros. Profundamente remodelada nos anos 30 do século XX, altura em que Baltazar de Castro refez integralmente a cabeceira e o narthex, Lourosa não é, pois, a modesta construção moçárabe que sucessivos historiadores da arte entenderam (e entendem ainda). Ela é uma obra de vulto, dotada de um programa planimétrico e volumétrico ambicioso, devido, certamente, ao estabelecimento de colonos asturianos na bacia do rio Alva (FERNANDES, 2002). PAF | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 13 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 34 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
---|---|---|---|---|---|
Necrópoles e sepulturas medievais de Entre-Douro-e-Minho: séculos V a XV | BARROCA, Mário Jorge | Edição | 1987 | Porto | Tese de aptidão pedagogica Publicado a 1987 |
Monumentos e esculturas - séculos III-XVI | CORREIA, Vergílio | Edição | 1924 | Lisboa | Coimbra Data do Editor : 1924 |
"O mundo românico (séculos XI-XIII)", História da Arte Portuguesa, vol.1, Lisboa, Círculo de Leitores, 1995, pp.180-331 | RODRIGUES, Jorge | Edição | 1995 | Lisboa | |
Coimbra e Região | BORGES, Nelson Correia | Edição | 1987 | Lisboa | |
História da Arte em Portugal - O Românico | ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de | Edição | 2001 | Lisboa | |
Inventário Artístico de Portugal: distrito de Coimbra | GONCALVES, António Nogueira | Edição | 1952 | Lisboa | |
Inventário Artístico de Portugal: distrito de Coimbra | CORREIA, Vergílio | Edição | 1952 | Lisboa | |
"Inovação e resistência: dados recentes sobre a antiguidade cristã no ocidente peninsular", IV Reunião de Arqueologia Cristã Hispânica (Lisboa, 1992), 1995, pp.17-68 | REAL, Manuel Luís | Edição | 1995 | ||
Iglesias mozárabes | GÓMEZ-MORENO, Manoel | Edição | 1919 | Madrid | |
História da Arte em Portugal | LACERDA, Aarão de | Edição | 1942 | Porto | |
"Contribuição para o estudo dos testemunhos pré-românicos de Entre-Douro-e-Minho ajimezes, gelosias e modilhões de rolos", Actas do Congresso Internacional, IX Centenário da Dedicação da Sé de Braga, Vol. I, pp.101-145 | BARROCA, Mário Jorge | Edição | 1990 | Braga | |
História da Arte em Portugal, vol. 2 (Alta Idade Média) | ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de | Edição | 1986 | Lisboa | |
Terras da Moura encantada | TORRES, Cláudio | Edição | 1999 | ||
Terras da Moura encantada | MACIAS, Santiago | Edição | 1999 | ||
Terras da Moura encantada | GOMEZ, Susana | Edição | 1999 | ||
"O convento da Costa (Guimarães): notícia e interpretação de alguns elementos arquitectónicos recentemente aparecidos", Congresso Histórico de Guimarães e sua Colegiada, 1981, vol. 4, pp.461-475 | REAL, Manuel Luís | Edição | 1981 | Guimarães | |
A Mesquita-Catedral de Idanha-a-Velha | FERNANDES, Paulo Almeida | Edição | 2001 | Lisboa | |
"Portugal: cultura visigoda e cultura moçárabe", Visigodos y Omeyas. Un debate entre la Antiguedad Tardia y la Alta Edad Media, pp.21-75 | REAL, Manuel Luís | Edição | 2000 | Madrid | |
O legado islâmico em Portugal | TORRES, Cláudio | Edição | 1998 | Lisboa | |
O legado islâmico em Portugal | MACIAS, Santiago | Edição | 1998 | Lisboa | |
Epigrafia medieval portuguesa (862-1422) | BARROCA, Mário Jorge | Edição | 2000 | Lisboa | |
Concelho de Oliveira do Hospital: subsídios para a sua História | HALL, Tarquínio | Edição | 1998 | Oliveira do Hospital | |
"Ensaio sobre a architectura romanica em Portugal, IV-VI - Presbyterio de Lourosa", Arte, nº82 (Out. 1911), pp.75-80; nº83 (Nov. 1911), pp.82-88; nº87 (Mar. 1912), pp.25-28 | VASCONCELOS, Joaquim de | Edição | 1912 | Porto | |
A igreja de Lourosa da Serra | CORREIA, Vergílio | Edição | 1912 | Lisboa | |
A arte romanica em Portugal | VASCONCELOS, Joaquim de | Edição | 1918 | Porto | |
A arquitectura pré-românica em Portugal. São Pedro de Balsemão e São Pedro de Lourosa | PESSANHA, José | Edição | 1927 | Coimbra | |
A igreja de São Pedro de Lourosa | BARREIROS, Manuel de Aguiar | Edição | 1934 | Porto | |
"A vila e a igreja de Lourosa", Excursões no centro de Portugal, pp.25-30 | CORREIA, Vergílio | Edição | 1939 | Coimbra | |
"L'art pre-roman au Portugal", XVI Congrès International d'Histoire de l'Art, pp.125-140 | MONTEIRO, Manuel | Edição | 1949 | Lisboa | |
Estudos de História da Arte medieval | GONCALVES, António Nogueira | Edição | 1980 | Coimbra | |
L'art mozarabe | FONTAINE, Jacques | Edição | 1977 | Yonne | |
Comunas ou Concelhos, 2ªed | COELHO, António Borges | Edição | 1986 | Lisboa | |
A 3ª invasão francesa e as terras do concelho de Oliveira do Hospital | CAETANO, Laurindo Marques | Edição | 1989 | Oliveira do Hospital | |
A igreja pré-românica de São Pedro de Lourosa, Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Restauro | FERNANDES, Paulo Almeida | Edição | 2002 | Lisboa | |
"Eclectismo. Classicismo. Regionalismo. Os caminhos da arte cristã no Ocidente peninsular entre Afonso III e al-Mansur", Muçulmanos e Cristãos entre o Tejo e o Douro (sécs. VIII a XIII), pp.293-310 | FERNANDES, Paulo Almeida | Edição | 2005 | Palmela | |
"Reconstituição, reintegração, restauro: os projectos de intervenção na igreja pré-românica de Lourosa (1929-1934)", Revista Estudos / Património, nº9, pp.150-158 | FERNANDES, Paulo Almeida | Edição | 2006 | Lisboa | |
"Antes e depois da Arqueologia da Arquitectura: um novo ciclo na investigação da Mesquita-Catedral de Idanha-a-Velha", Artis, nº5, pp.49-72 | FERNANDES, Paulo Almeida | Edição | 2006 | Lisboa | |
"A Sé Catedral da Idanha", Arqueologia Medieval, nº1, pp.169-178 | Edição |
Igreja de São Pedro de Lourosa - Vista geral de noroeste
Igreja de São Pedro de Lourosa - Fachada principal: arco do nártex
Igreja de São Pedro de Lourosa - Vista geral da cabeceira (fachada posterior)
Igreja de São Pedro de Lourosa - Fachada lateral sul: portal da nave transversal
Igreja de São Pedro de Lourosa - Interior: arcaria norte do corpo central
Igreja de São Pedro de Lourosa - Interior: arco em ferradura que comunica a nave lateral norte com o compartimento Norte da nave transversal
Igreja de São Pedro de Lourosa - Interior do nártex: Epígrafe que data a igreja no lintel do portal principal
Igreja de São Pedro de Lourosa - Campanário na zona envolvente
Igreja de São Pedro de Lourosa - Vista geral (fachada principal)
Igreja de São Pedro de Lourosa - Fachada lateral direita
Igreja de São Pedro de Lourosa - Fachada posterior
Igreja de São Pedro de Lourosa - Fachada lateral esquerda
Igreja de São Pedro de Lourosa - Fachada principal: portal do nártex