Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Palácio Nacional da Ajuda
Designação
DesignaçãoPalácio Nacional da Ajuda
Outras Designações / PesquisasPaço da Ajuda (designação do diploma de classificação) (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palácio
TipologiaPalácio
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Lisboa/Ajuda
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da AjudaAjuda Número de Polícia:
Calçada da AjudaLisboa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.7076-9.198367
DistritoLisboa
ConcelhoLisboa
FreguesiaAjuda
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEPDespacho de concordância de 11-12-1996 do presidente do IPPAR
Parecer de 28-10-1996 do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a devolução do processo para reapreciação
Nova proposta de 7-08-1996 da DR de Lisboa
Proposta de alteração de 17-09-1993 da CM de Lisboa
Em 15-10-1991 foi notificada a CM de Lisboa e solicitada a publicação de editais
Despacho de homologação de 10-10-1991 do Secretário de Estado da Cultura
Despacho de concordância de 1-10-1991 do presidente do IPPC
Parecer favorável de 26-09-1991 da 9.ª secção do Conselho Consultivo do IPPC
Proposta de alteração de 20-09-1991 do IPPC
Portaria de 20-10-1959, publicada no DG, II Série, n.º 253, de 29-10-1959 (sem restrições) (ZEP do Palácio Nacional da Ajuda e da zona circundante do Palácio Nacional da AJuda)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA edificação do Palácio da Ajuda, que se prolongou desde 1796 até à década de 30 do século XIX, foi bastante atribulada, reflectindo as diversas conjunturas de cariz político e económico em que o país viveu nesses anos (invadida a capital pelas tropas napoleónicas em 1807 e, mais tarde, toda a problemática da subida ao poder dos liberais), mas também o próprio panorama artístico e arquitectónico, onde um gosto barroco que vinha de Mafra, muito ligado ao poder régio, chegava ao seu fim, suplantado pelo neoclassicismo nascente, directamente importado de Itália. Estas questões estiveram bem presentes nos vários compassos de espera e nas sucessivas interrupções das obras, em parte devido à falta de recursos, outras vezes por sanção económica por parte de quem ocupava o poder numa época já pouco dada a grandes empreendimentos áulicos. O próprio projecto, várias vezes modificado e tendo como autores Manuel Caetano de Sousa, o último arquitecto barroco, e depois Costa e Silva e Fabri, ambos de formação bolonhesa, denuncia uma encruzilhada arquitectónica, da qual o neoclassicismo dos dois últimos saiu vencedor.
Depois do incêndio da Real Barraca, em 1794, D. João VI optou pela edificação de um novo palácio, no mesmo local. Para tal, encarregou Manuel Caetano de Sousa que, a crer nas fortes críticas movidas por Costa e Silva e Fabri, em 1801, desenhou um projecto demasiado vinculado a uma linguagem barroca, e com soluções excessivamente "intrincadas". As obras, iniciadas em 1796, foram interrompidas pouco depois, por falta de recursos, recomeçando os trabalhos em 1802. Neste mesmo ano, Caetano de Sousa faleceu, deixando o Palácio entregue aos dois arquitectos referidos.
Costa e Silva e Fabri respeitaram o que estava então construído, introduzindo, no entanto, as necessárias alterações por forma a tornar o novo palácio real mais digno, sério e majestoso. Assim, o plano geral foi simplificado e reduzido aos núcleos estruturados em torno de dois pátios, sofrendo igual sorte a ornamentação, agora bastante mais depurada.
Apesar de, em 1807, estarem já definidas as equipas de pintores, escultores e decoradores, a chegada a Lisboa das tropas comandadas por Junot teve como consequência a interrupção das obras na Ajuda. Com Costa e Silva no Brasil, foi Fabri quem dirigiu os trabalhos entre 1813 e 1817, introduzindo novas alterações e gerando uma discussão com o primeiro arquitecto, da qual resultou a planta, apenas conhecida pela cópia de 1821. O modelo de Fabri era, com certeza, a Real Caserta de Nápoles, desenhada por Vavitelli. Quando António Francisco Rosa assumiu a condução dos trabalhos, em 1818, as obras prosseguiram em ritmo pouco acelerado, e à data do regresso da família real, muito faltava ainda por fazer. A partir daqui, as cortes insurgiram-se com as verbas gastas na Ajuda, cujas obras se reiniciaram em 1826 por iniciativa de D. Isabel Maria, que procurou tornar o palácio habitável. Reduziu-se o plano a metade, ou seja, a um único bloco, num projecto que foi interrompido pela vitória liberal, em 1833. Só com D. Luís e D. Maria Pia a Ajuda ganhou novo fôlego, tendo Possidónio da Silva transformado a fachada nascente na principal, e acentuando o gosto italiano.
No campo da decoração, o átrio seria ocupado pelo programa escultórico inspirado na iconologia de Cesare Ripa e delineado por Machado de Castro que era, desde 1802, o responsável por esta área. Também aqui se sente o término de um período, bem marcado pelas esculturas executadas por este mestre e os seus discípulos, e o novo classicismo patente na obra de João José de Aguiar.
Os valores civilistas que se pretendiam salientar aqui, mantiveram-se nas pinturas do interior, cujos responsáveis iniciais foram Domingos Sequeira e Vieira Lusitano, sob a direcção da Marquesa de Alorna. As obras que deveriam evidenciar o heroísmo da Nação e os feitos gloriosos dos reis, foram executadas por Cyrillo Volkmar Machado, Cunha Taborda, Fuschini, entre outros.
(RC)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens66
Nº de Bibliografias23

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Palácios e solares portuguezes (Col. Encyclopedia pela imagem)SEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1900Porto
Os Mais Belos Palácios de PortugalGIL, JúlioEdição1992LisboaLisboa Data do Editor : 1992
Lisboa DesaparecidaDIAS, Marina TavaresEdição1992LisboaData do Editor : 1992
Um Olhar sobre o Palácio. Aproximações a 6 Tapeçarias.José Luís TinocoGODINHO, Isabel SilveiraEdição1999LisboaNesta exposição a escolha recaiu sobre o arquitecto José Luís Tinoco que elegeu um conjunto de tapeçarias do século XVIII do Palácio Nacional da Ajuda como fonte de inspiração. Por um lado escolheu temas históricos e mitológicos mas também um tema exótico e fantasista
Um Olhar sobre o Palácio. Retratos de Pessoas Reais. Óleos de Luís Pinto-CoelhoGODINHO, Isabel SilveiraEdição1996Lisboa
Um Olhar sobre o Palácio. Telas de Jacinto LuisGODINHO, Isabel SilveiraEdição1994Lisboa
Tempo Real. Colecção de Relógios do Paço da Ajuda - Clocks and Watches Ajuda Palace CollectionGODINHO, Isabel SilveiraEdição1996Lisboa
Tempo Real. Colecção de Relógios do Paço da Ajuda - Clocks and Watches Ajuda Palace CollectionPLAISTER, ElisabethEdição1996Lisboa
Poder e Razão. A Escultura Monumental no Palácio Nacional da AjudaPINHO, Elsa GarrettEdição2003LisboaO estudo do conjunto escultórico do Palácio da Ajuda, patente neste livro, permite uma interacção renovada com o público, possibilitando a leitura aprofundada de cada uma das peças e dá em simultâneo uma imagem muito nítida do quotidiano da obra e dos processos produtivos seguidos.
"Neoclassicismo ou fim do classicismo?", História da Arte PortuguesaPEREIRA, José FernandesEdição1995Lisboa
A Baixela de Sua Magestade FidelíssimaIPPAREdição2002LisboaUma visão minuciosa e amplamente documentada das circunstâncias que rodearam a famosa baixela Germain, um notável serviço de mesa, de prata, produzido na oficina dos mais destacados ourives franceses do século XVIII e encomendado por D. José após o terremoto de 1755, hoje conservado no Palácio Nacional da Ajuda. São tratadas nesta obra, a encomenda do serviço, a sua relação com a etiqueta a arte gastronómica da época, a utilização no âmbito das cerimónias da corte e, até, as vicissitudes do seu destino contemporâneo e as minúcias jurídicas dos contratos firmados entre a Coroa e os artistas franceses, encerrando com um inventário exaustivo de todas as peças do serviço.
A Baixela de Sua Magestade FidelíssimaPalácio Nacional da AjudaEdição2002LisboaUma visão minuciosa e amplamente documentada das circunstâncias que rodearam a famosa baixela Germain, um notável serviço de mesa, de prata, produzido na oficina dos mais destacados ourives franceses do século XVIII e encomendado por D. José após o terremoto de 1755, hoje conservado no Palácio Nacional da Ajuda. São tratadas nesta obra, a encomenda do serviço, a sua relação com a etiqueta a arte gastronómica da época, a utilização no âmbito das cerimónias da corte e, até, as vicissitudes do seu destino contemporâneo e as minúcias jurídicas dos contratos firmados entre a Coroa e os artistas franceses, encerrando com um inventário exaustivo de todas as peças do serviço.
A cultura arquitectónica e artística em Portugal no séc. XVIIIGOMES, Paulo VarelaEdição1988Lisboa
História da Arte em Portugal - O Pombalismo e o RomantismoFRANÇA, José-AugustoEdição2004Lisboa
O Palácio Nacional da AjudaSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1961Lisboa
Palácio da AjudaCARVALHO, Ayres deEdição1973Lisboa
A Educação dos Príncipes no Paço da Ajuda [1863-1884]GUEDES, Carmina CorreiaEdição2004LisboaUm trabalho de investigação científica sobre a vida e a formação escolar do Príncipe D. Carlos e do Infante D. Afonso no Palácio da Ajuda (1863-1884). Nesta publicação são divulgadas colecções do acervo deste Museu do Palácio Nacional da Ajuda relacionadas com a infância e a juventude dos príncipes.
Os três arquitectos da Ajuda: do "rocaille" ao neoclássicoCARVALHO, Ayres deEdição1979Lisboa
"Ajuda (Palácio Nacional da)", in Dicionário da História de LisboaGODINHO, Isabel SilveiraEdição1994Lisboa
Palácio Nacional da Ajuda: itineráriosGODINHO, Isabel SilveiraEdição1988Lisboa
O Paço da AjudaCÂNCIO, FranciscoEdição1955Lisboa
Arte Portuguesa do Século XIX [roteiro]AA VVEdição1988LisboaGaleria de Pintura do Rei D. Luís
O ensino das belas-artes nas obras do Real Palácio da Ajuda (1802 a 1833)COSTA, Luís Xavier daEdição1936Lisboa
A Real Barraca: a residência na Ajuda dos reis de Portugal após o terramoto (1756-1794)ABECASIS, Maria Isabel BragaEdição2009Lisboa
Um Olhar sobre o Palácio. Aguarelas, óleos e técnica mista de Cohen Fusé.EdiçãoLisboa

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda - Fachada principal (nascente)

Palácio Nacional da Ajuda - Interior: Jardim de inverno

Palácio Nacional da Ajuda - Vista aérea de nascente

Palácio Nacional da Ajuda - Átrio nascente

Palácio Nacional da Ajuda - Átrio nascente: arcadas de acesso ao pátio interior

Palácio Nacional da Ajuda - Fachada principal: torreão sul

Palácio Nacional da Ajuda - Vista aérea de poente

Palácio Nacional da Ajuda - Vista aérea de norte

Palácio Nacional da Ajuda - Vista aérea de nascente

Palácio Nacional da Ajuda - Vista aérea de norte

Palácio Nacional da Ajuda - Átrio nascente: pormenor de nicho com escultura

Palácio Nacional da Ajuda - Átrio nascente: arcadas e estatuária

Palácio Nacional da Ajuda - Fachada principal (nascente): corpo central

Palácio Nacional da Ajuda - Sala de música: vista geral

Palácio Nacional da Ajuda - Sala de Saxe

Palácio Nacional da Ajuda - Sala de Saxe: porta de acesso à Sala Verde

Palácio Nacional da Ajuda - Sala do Despacho: vista geral

Palácio Nacional da Ajuda - Sala Chinesa

Palácio Nacional da Ajuda - Sala D. João IV (Sala da Restauração)

Palácio Nacional da Ajuda - Sala de D. João VI: vista geral

Palácio Nacional da Ajuda - Quarto do rei D. Luis: vista geral

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das tapeçarias espanholas: vista geral

Palácio Nacional da Ajuda - Quarto do rei D. Luis: tecto pintado

Palácio Nacional da Ajuda - Sala dos Embaixadores

Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior: fachada da ala norte

Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior: fachada da ala norte

Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior: fachada da ala norte

Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior: fachada poente

Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior (visto do interior do palácio)

Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior: fachada poente

Palácio Nacional da Ajuda - Jardim de Inverno: pormenor

Palácio Nacional da Ajuda - Jardim de Inverno

Palácio Nacional da Ajuda - Jardim de Inverno: recanto

Palácio Nacional da Ajuda - Jardim de Inverno: recanto

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: vista geral

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: vista geral

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: vista geral

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: vista geral

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria

Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: vista geral

Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior: fachada da ala norte

Palácio Nacional da Ajuda - Pátio norte: fragmentos de cantaria e de escultura

Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte: corpo do lado poente

Palácio Nacional da Ajuda - Fachada poente

Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte: corpo central

Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte: portas do corpo central

Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte

Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte: torreão nascente

Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte

Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte: corpo do lado nascente

Palácio Nacional da Ajuda - Planta do piso 1

Palácio Nacional da Ajuda - Planta do piso 0

Palácio Nacional da Ajuda - Planta do piso 2

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt