Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Dólmen do Sítio das Pedras Grandes
Designação
DesignaçãoDólmen do Sítio das Pedras Grandes
Outras Designações / PesquisasDólmen das Pedras Grandes / Sítio da Anta das Pedras Grandes (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Anta
TipologiaAnta
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Odivelas/Ramada e Caneças
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Sítio das Pedras Grandes Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.806706-9.218667
DistritoLisboa
ConcelhoOdivelas
FreguesiaRamada e Caneças
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 37 450, DG, I Série, n.º 129, de 16-06-1949 (voltou a classificar este dólmen, agora individualmente) (ver Decreto)
Decreto n.º 33 587, DG, I Série, n.º 63, de 27-03-1944 (classificou dois dólmenes, o do Sítio das Pedras Grandes e o do Sítio das Batalhas) (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaFoi no final do terceiro quartel do século XIX que um dos principais precursores da prática arqueológica no Portugal de oitocentos, o conhecido engenheiro e investigador Carlos Ribeiro (1813-1882), terá registado pela primeira vez a existência de uma anta conhecida na bibliografia nacional por "Dólmen das Pedras Grandes", erguida no mesmo "Sítio" que lhe deu o nome.
Embora o eminente colaborador dos referenciais Serviços Geológicos (constituídos em meados dos anos cinquenta no âmbito do Ministerio das Obras Publicas, Commercio e Industria) encontrasse este monumento funerário megalítico já bastante arruinado, em consequência, quer dos sucessivos trabalhos agrícolas desenvolvidos ao longo dos tempos na sua área envolvente, quer da reutilização permanente das lajes que ostentaria primitivamente para as mais diversas construções domésticas e económicas, ainda é possível visualizar, nos nossos dias, alguns dos seus elementos constituintes.
Com câmara sepulcral de planta poligonal composta, a anta ostenta, de forma intacta, ainda que tombados, dois dos oito esteios que a formariam inicialmente. Apresenta, para além disso, um esteio de cada lado do corredor primevo, bem como vestígios da estrutura original da mamoa - ou tumulus -, destinada a cobrir por completo o monumento com material terroso que, neste caso específico, se revela predominantemente argiloso.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias8

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen", Madrider ForschungenLEISNER, Georg KlausEdição1959Berlim
"Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen", Madrider ForschungenLEISNER, VeraEdição1959Berlim
Carta Arqueológica do Município de LouresSILVA, Ana RaquelEdição2000Loures
"Projecto de demarcação e valorização de duas estações arqueológicas do concelho de Loures", Actas das 5ªs Jornadas ArqueológicasOLIVEIRA, Ana Cristina Correia Farinha Bernardino deEdição1994Lisboavol. 1, p. 27-32.
Elementos subsidiários para a história do concelho de LouresMADEIRA, SilvaEdição1974Lisboap. 122
Carta geológica dos arredores de Lisboa na escala de 1:50 000 Material cartográfico notícia explicativa da folha 2 : LouresZBYSZEWSKI, GeorgesEdição1964Lisboap. 81
"Inventário dos monumentos megalíticos dos arredores de Lisboa", Actas e Memórias do 1º Congresso Nacional de ArqueologiaFERREIRA, Octávio da VeigaEdição1959Lisboapp. 215-224
Estudos pré-históricos em Portugal. Notícia de algumas estações e monumentos pré-históricosRIBEIRO, CarlosEdição1980Lisboa2 vols., pp. 89 e 86
"Lisboa e Arredores", Roteiros da Arqueologia PortuguesaARAÚJO, Ana Cristina Reis da SilvaEdição

IMAGENS

Dólmen do Sítio das Pedras Grandes - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt