Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela da Vista Alegre, compreendendo o túmulo de D. Manuel de Moura Manuel, bispo de Miranda
Designação
DesignaçãoCapela da Vista Alegre, compreendendo o túmulo de D. Manuel de Moura Manuel, bispo de Miranda
Outras Designações / PesquisasCapela de Nossa Senhora da Penha de França e túmulo de D. Manuel de Moura Manuel / Capela da Vista Alegre e Túmulo de D. Manuel de Moura Manuel / Capela de Nossa Senhora da Penha de França (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaAveiro/Ílhavo/Ílhavo (São Salvador)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Lugar da Vista AlegreÍlhavo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.589015-8.684085
DistritoAveiro
ConcelhoÍlhavo
FreguesiaÍlhavo (São Salvador)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaDedicada a Nossa Senhora da Penha, a capela da Vista Alegre foi mandada construir pelo Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manuel (1632-1699), na sua quinta, em Ílhavo. As obras, em fase adiantada no ano 1697, deveriam estar concluídas em 1699, data da sua morte. Contudo, os seus restos mortais foram para ali trasladados apenas em 1706.
Trata-se de uma igreja de características maneiristas, ao nível do espaço interno, caracterizada por uma série de elementos barrocos ou proto-barrocos, principalmente na fachada. Esta, apresenta duas torres sineiras que enquadram o pano central, onde se rasga o portal e o nicho de colunas torsas com a imagem de Nossa Senhora da Penha e o Menino. O conjunto, de linhas depuradas, é rematado por um frontão triangular de decoração ritmada com óculo central e cruz na empena.
A nave da igreja apresenta dois registos separados por uma moldura de pedra. No inferior, um conjunto de painéis de azulejos Setecentistas, de oficina lisboeta, ilustram cenas da Vida da Virgem. No segundo registo, abre-se a tribuna. É coberta por abóbada, onde se observa a pintura da Árvore de Jessé, que integra o conjunto de frescos que caracterizam o interior da igreja.
Na capela-mor, também com abóbada pintada a fresco (representando a Assunção da Virgem) e painéis de azulejo, destaca-se o retábulo-mor, de embutido marmóreo fino. O seu risco, de autoria desconhecida (PIMENTEL, 1989, p. 254), relaciona-se com outras obras do género, concebidas por João Antunes (SERRÃO, 2003, p. 171), o arquitecto de D. Pedro II que terá desenhado, na mesma época, o túmulo da princesa Santa Joana, patente no Mosteiro de Jesus.
Ainda na capela-mor, encontra-se o túmulo do bispo fundador da igreja, uma das peças mais interessantes de todo este conjunto. Concebido por Claude Laprade, o escultor francês que no final do século XVII traduziu o primeiro esforço de europeização nesta área (SERRÃO, 2003, p. 171), o Túmulo de D. Manuel de Moura Manuel "(...) é o mais significativo resumo das suas potencialidades de escultor e organizador de composições (...)" (PIMENTEL, 1989, p. 254). Inspirado, muito possivelmente, no túmulo do Abade La Coste (1688) desenhado pelos irmãos Perú ou no túmulo do Cardeal Richelieu, de Girardon, obras de tradição italo-francesa de carácter inovador (XAVIER, 1991, p. 189), este monumento funerário revela a figura do Bispo, no leito de morte, que se ergue perante a visão de Nossa Senhora da Penha de França. Aos pés do jacente encontram-se duas fénixes e um anjo que segura uma caveira. O Tempo, figura alada, de alguma idade, domina a zona superior da composição. Claramente barroca (na organização, no movimento e no horror ao vazio), esta obra assume, através da utilização dos símbolos e alegorias da época, uma iconografia da morte claramente pós-tridentina. Neste caso, o programa iconográfico foi estruturado em torno da ideia de ressurreição e vida eterna, para onde convergem todos os símbolos e alegorias empregues (XAVIER, 1991, p. 189). No contexto da produção tumular portuguesa do período barroco, este é um dos monumentos, "(...) a um tempo triunfal e macabro (...)" que introduz maior grau de inovação, em perfeita sintonia com o que de mais actual se produzia no estrangeiro, nomeadamente, em Roma (XAVIER, 1991, p.204). Ainda do mesmo autor será o baldaquino, em talha dourada, que se encontra no altar-mor, e o ossuário da mãe do Bispo.
Rosário Carvalho
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens25
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
O BarrocoSERRÃO, VítorEdição2003Lisboa
"Notas sobre a Vista-Alegre - A capela da Senhora da Penha de França", Aveiro e o seu DistritoMOURA, Frederico deEdição1971Aveiro
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom
"O Túmulo do Bispo de Miranda na Capela da Vista Alegre. Análise e Confrontações Iconográficas", Cadernos de História Faculdade de Letras de LisboaXAVIER, Pedro do AmaralEdição1991Lisboa
A morte símbolos e alegorias : estudos iconográficos sobre arte portuguesa e europeiaXAVIER, Pedro do AmaralEdição2001Lisboa
"Uma poética da refulgência, a escultura e a talha dourada", História da Arte em PortugalMOURA, CarlosEdição1986Lisboa

IMAGENS

Capela da Vista Alegre - Fachada principal (em Novembro de 2002)

Capela da Vista Alegre - Fachada principal: frontão de remate (em Novembro de 2002)

Capela da Vista Alegre - Fachada principal: nicho sobre o portal com imagem de Nossa Senhora da Penha de França (em Novembro de 2002)

Capela da Vista Alegre - Interior: nave e capela-mor (em Novembro de 2002)

Capela da Vista Alegre - Interior da capela-mor: túmulo de D. Manuel de Moura Manuel (em Novembro de 2002)

Capela da Vista Alegre - Interior da capela-mor: túmulo de familiar feminino de D. Manuel de Moura Manuel (em Dezembro de 2002)

Capela da Vista Alegre - Interior da sacristia (em Dezembro de 2002)

Capela da Vista Alegre - Interior: arco triunfal e capela-mor

Capela da Vista Alegre - Interior: parede da nave do lado da Epístola

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos representando a Anunciação (lado do Evangelho)

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos representando o Calvário (lado do Evangelho)

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos representando a Lamentação sobre Cristo Morto - Pietá (lado do Evangelho)

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos representando paisagem (lado do Evangelho)

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos representando a Assunção da Virgem Maria (lado do Evangelho)

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos sobre o vão da porta travessa, representando as armas de D. Manuel de Moura Manuel (lado do Evangelho)

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos representando São Jerónimo? (vão da porta principal)

Capela da Vista Alegre - Interior: revestimento azulejar da porta travessa (lado do Evangelho)

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos representando a Apresentação da Virgem no Templo (lado da Epístola)

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos representando o Casamento da Virgem Maria (lado da Epístola)

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos representando paisagem com São Cristóvão (lado da Epístola)

Capela da Vista Alegre - Interior: pormenor do painel de azulejos representando São Cristóvão (lado da Epístola)

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos representando a Adoração dos Magos (lado da Epístola)

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos representando a Adoração dos Pastores (lado da Epístola)

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos representando a Fuga para o Egipto

Capela da Vista Alegre - Interior: painel de azulejos representando Santo na porta do lado da Epístola

MAPA

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