Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pórtico da Igreja do Convento da Esperança (teatro velho) e o pátio (antigo claustro) das três cisternas que lhe fica na rectaguarda
Designação
DesignaçãoPórtico da Igreja do Convento da Esperança (teatro velho) e o pátio (antigo claustro) das três cisternas que lhe fica na rectaguarda
Outras Designações / PesquisasMosteiro de Nossa Senhora da Esperança (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Convento
TipologiaConvento
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Abrantes/Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Actor TabordaAbrantes Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.464321-8.199909
DistritoSantarém
ConcelhoAbrantes
FreguesiaAbrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
Edital de 2-01-1976 da CM de Abrantes
Despacho de homologação de 18-03-1975 do Secretário de Estado da Cultura e Educação Permanente
Parecer favorável de 7-03-1975 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE
Proposta do delegado da JNE no concelho para a classificação como IIP
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO Convento de Nossa Senhora da Esperança foi fundado na vila de Abrantes no ano de 1548, junto da ermida de Nossa Senhora da Ribeira, observando a Regra da Ordem Terceira de São Francisco. Em 1575, e à semelhança do que aconteceu com quase todos os complexos conventuais da vila, o convento mudou de localização, por alegada insalubridade do local original, e também porque o espaço era reduzido para o número de freiras que albergava. O novo local ficava situado na Rua de Santa Iria, e no ano de 1576 as freiras ocupavam a Ermida de Santana como mosteiro provisório. A partir de 1583 o convento ficava definitivamente vinculado à Segunda Regra da Ordem, passando as freiras a professar como clarissas.
Na década de oitenta as obras do convento avançaram, com o patrocínio de Filipe I, e a Câmara da vila contribuía anualmente para elas com vinte mil réis. No entanto a edificação prolongou-se até cerca de 1620, quando foi edificada a capela-mor, financiada por Manuel da Silveira Frade. Em 1809 as freiras abandonaram o convento, que foi destruído nalgumas zonas devido ao traçado das obras de fortificação da vila. No ano de 1835 a igreja e o coro baixo eram cedidos à Câmara Municipal de Abrantes para que aí fosse instalado o Teatro Tabuciano, mais tarde conhecido como Teatro Taborda. Na zona conventual seria instalado o Hospital Regimental de Infantaria n.º 11.
Apesar de se encontrar actualmente muito desvirtuado, ainda é possível definir a tipologia do conjunto arquitectónico, uma igreja de nave única, com coro duplo, capela-mor e capelas absidais formando a cabeceira. Do templo resta o pórtico, rectangular, rasgado por arco de volta perfeita assente em pilares toscanos e ladeado por pilastras decorados por motivos grotescos e capitéis jónicos, sobre bases decoradas por florões e losangulos. O entablamento é decorado por enrolamentos vegetais e motivos ponta de diamante. O conjunto é rematado, no seguimento das pilastras, por dois pináculos.
O claustro possuía planta rectangular, da qual resta a ala adossada à igreja, rasgada por arcos redondos, encimada por varanda e coberta por parte da abóbada de berço. No adro do claustro foram edificadas três cisternas, duas de boca redonda, com arcos metálicos de suspensão de roldana e a outra apenas assinalada no pavimento.
Actualmente o espaço remanescente do Convento de Nossa Senhora da Esperança tem funções culturais e recreativas, sendo aproveitado para apoio ao Colégio de Nossa Senhora de Fátima.
Catarina Oliveira
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, Distrito de SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1949LisboaLocal de Edição - Lisboa Publicado a 1949 Data do Editor : 1949
Ribatejo Histórico e MonumentalCÂNCIO, FranciscoEdição1938Lisboa
Memória Histórica da Notável Vila de AbrantesMORATO, António ManuelEdição2002Abrantes

IMAGENS

Igreja do Convento da Esperança - Portal do convento

Igreja do Convento da Esperança - Fachada sueste do convento, onde se implanta o pórtico

Igreja do Convento da Esperança - Bocas das cisternas existentes no pátio onde se implantava o antigo claustro (salientando-se, à direita, uma coluna que terá integrado a referida estrutura)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt