Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Setúbal
Designação
DesignaçãoPelourinho de Setúbal
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Setúbal (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Setúbal/Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça Marquês de PombalSetúbal Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.523634-8.898432
DistritoSetúbal
ConcelhoSetúbal
FreguesiaSetúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913729
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaLocalizado na Praça Marquês de Pombal, antiga Praça de São Pedro, e numa das zonas de expansão da cidade durante as épocas moderna e contemporânea, o pelourinho de Setúbal foi construído, originalmente, para a Praça da Ribeira (antigo Largo da Ribeira Velha), em pleno centro histórico setubalense, no coração do burgo medieval.
A sua construção deu-se numa data muito tardia, certamente para substituir o antigo símbolo de autoridade municipal com que as vilas e cidades do reino vinham materializando o seu estatuto, desde o século XV. Data do reinado de D. Maria I, numa cronologia já bem avançada no século XVIII e instituiu-se como um dos principais símbolos do governo do Duque de Aveiro, que então detinha os direitos sobre a cidade.
Ao longo desse século XVIII o pelourinho foi deslocado de local pelo menos duas vezes. Num primeiro momento, passou para o Largo defronte do Convento do Espírito Santo. Posteriormente, foi parcialmente enterrado, por prejudicar as corridas equestres que então ali se realizavam. Foi necessário esperar pelo ano de 1774 para que este monumentos adquirisse a forma que hoje observamos. Nessa data, por ordem do Marquês de Pombal, o pelourinho foi demolido, precisamente por representar a antiga autoridade do Duque de Aveiro. A coluna, sem dúvida o elemento de maior impacto e qualidade artística de todo o conjunto, foi reaproveitada na construção do actual pelourinho, obra do Engenheiro Cabedo, que aqui deixou também a sua marca.
A configuração actual do pelourinho de Setúbal revela a conjuntura em que foi criado, não apenas de um ponto de vista artístico, como também histórico, na medida em que o pedestal quadrangular, em que assenta o fuste da coluna, contem uma longa inscrição que contextualiza historicamente o monumento. Ao longo das suas quatro faces, refere-se que o pelourinho foi deslocado da Praça da Ribeira, em 1774; que o seu autor foi o Coronel de Regimento José Bruno de Cabedo, Inspector Geral das Obras Públicas de Setúbal; e que o promotor da obra foi a Câmara Municipal, quem custeou os encargos da sua execução.
Artisticamente, é uma peça cuidada. O pedestal, com a sua moldura superior delicada, revela um nítido gosto neo-clássico. A coluna, de mármore de veios negros, é um elemento de grande qualidade, pelo seu perfil delgado e bem proporcionado. É comum dizer-se que foi trazida das escavações das ruínas romanas de Tróia, patrocinadas por D. Maria, mas tal informação dificilmente corresponderá à verdade. Superiormente, um capitel de decoração vegetalista, tipologicamente coríntio, coroa o monumento, a que se sobrepôs, em data incerta, um elemento de ferro. A altura e dignidade cenográfica do conjunto é ainda reforçada pelo embasamento de dois degraus em que assenta e que lhe conferem maior impacto visual na praça.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Guia de Portugal, Vol. IPROENÇA, RaulEdição1924Data do Editor : 1924
SetúbalSILVA, José Custódio Vieira daEdição1990Lisboa
"Os pelourinhos do Distrito de Setúbal", A Província, Montijo, 12 de Maio de 1955BONIFÁCIO, LuísEdição1955Montijo
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Setúbal - Vista geral

Pelourinho de Setúbal - Pedestal com inscrição

Pelourinho de Setúbal - Remate com capitel

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt