Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Castelo de Beja, designadamente a Torre de Menagem
Designação
DesignaçãoCastelo de Beja, designadamente a Torre de Menagem
Outras Designações / PesquisasCastelo de Beja / Castelo e Cerca Urbana de Beja (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Castelo
TipologiaCastelo
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBeja/Beja/Beja (Santiago Maior e São João Baptista)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Beja Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.017186-7.865215
DistritoBeja
ConcelhoBeja
FreguesiaBeja (Santiago Maior e São João Baptista)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 2-03-1955, publicada no DG, II Série, n.º 71, de 25-03-1955 (sem restrições)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913729
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA cidade de Beja apresenta uma longa história que se alicerça em torno do actual castelo. A Pax Julia romana estruturou-se a partir de uma pequena elevação onde se pensa ter existido um oppidum. Esta primitiva muralha é ainda bastante desconhecida, devendo ter planta quase circular, nas palavras de André de Resende, mas cuja real dimensão e tipologia ainda não está definida.
As informações que depois nos chegaram relativas à Alta Idade Média revelam-se ainda menos esclarecedoras. No século V, a disputa aberta entre Visigodos e Suevos chegou às portas de Beja. Durante o período islâmico, as múltiplas rebeliões internas que eclodiram na cidade fizeram com que as tropas fiéis ao Emirato e ao Califado atacassem as suas muralhas, acções que ditaram mesmo o início do declínio de Beja no contexto regional do Sudoeste peninsular. E mesmo em 1162, Fernão Gonçalves e alguns cavaleiros de Santarém apoderaram-se da região durante escassos anos. Neste panorama, é certo que a primitiva cerca romana foi parcialmente destruída e refeita mais que uma vez, mas a rigorosa análise do existente e do arqueológico não está ainda efectuada.
Indicações mais concretas sobre o castelo de Beja datam já do período português, mais concretamente do reinado de D. Afonso III, a quem se deve a reconstrução do castelo e respectiva actualização arquitectónica com vista às novas exigências de guerra. As obras, contudo, haveriam de se prolongar pelo reinado de D. Dinis e ainda em 1372 D. Fernando ordenava ao mestre da Ordem de Santiago que procedesse a obras na fortaleza.
A localização estratégica da cidade na vasta planície do Baixo Alentejo demonstrou a importância do castelo de Beja ao longo dos séculos, sendo mesmo restaurado na segunda metade do século XVI, quando a sua tipologia medieval se mostrava já obsoleta perante as exigências pirobalísticas do momento. Em total decadência no século XIX, altura em que passou a servir de prisão militar, o castelo foi integralmente restaurado pela DGEMN nos meados do século XX, desafogando-se então as suas muralhas de construções então adossadas e beneficiando-se extraordinariamente a sua torre de menagem.
De planta pentagonal, o castelo afonsino-dionisino compunha-se de duas portas fundamentais, abertas a nascente e a poente da alcáçova e seis torres defensivas, uma das quais a de menagem. Bastante mais complexa era a cintura de muralhas que delimitava o núcleo urbano, uma cerca que integrava mais de quarenta torres e quatro portas principais (portas de Évora, de Mértola, de Avis e de Aljustrel) a que se acrescentaram mais três com o correr dos séculos (portas de Moura, de São Sisenando e da Corredoura). Crê-se que esta cintura de muralhas implantou-se sobre as antigas estruturas defensivas romanas (ESPANCA, 1993), mas também aqui não possuímos conclusões inteiramente seguras.
Actualmente, a imagem mais importante deste castelo é a sua imponente torre de menagem, estrutura quadrangular bastante robusta edificada no reinado de D. Dinis (de finais deste reinado segundo Mário BARROCA, 2002, p.84), de que terá mesmo existido uma lápide a indicá-lo. Com algumas obras nos séculos XIV e XV, esta torre organiza-se a três registos, sendo o último rodeado por ampla varanda assente em matacães, uma tipologia que encontramos poucos anos antes na igualmente majestosa torre de menagem do castelo de Estremoz.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPArco romano de BejaCapela de Nossa Senhora dos PrazeresHospital da Misericórdia de BejaIgreja de Santo AmaroPelourinho de Beja
Outra ClassificaçãoÁrea intramuros do Centro Histórico de Beja
Nº de Imagens10
Nº de Bibliografias12

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, Vol. XIIESPANCA, TúlioEdição1992Lisboa
Beja no anno de 1845 ou primeiros traços estatísticos d'aquela cidadeRIBEIRO, José SilvestreEdição1847
"História das Antiguidades da Cidade de Beja", Arquivo de Beja, Vol. V, Beja, Câmara Municipal de Beja,1948SILVA, Félix Caetano daEdição1948
"Beja e as suas fortificações", Arquivo de Beja, vol. 23-24, Beja, Câmara Municipal de Beja, 1966CANELAS, Carlos Augusto PonceEdiçãoPublicado em separata em 1967
História da Arte em Portugal - o GóticoALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira deEdição2002Lisboa
História da Arte em Portugal - o GóticoBARROCA, Mário JorgeEdição2002Lisboa
Castelos PortuguesesMONTEIRO, João GouveiaEdição2002LisboaLivro sem bibliografia Este guia propõe, para um vasto público, uma visão sintética da história da arquitectura militar portuguesa bem como um entendimento aprofundado dos elementos constituintes e funcionais dos castelos românico e gótico.
Castelos PortuguesesPONTES, Maria LeonorEdição2002LisboaLivro sem bibliografia Este guia propõe, para um vasto público, uma visão sintética da história da arquitectura militar portuguesa bem como um entendimento aprofundado dos elementos constituintes e funcionais dos castelos românico e gótico.
Os mais belos castelos e fortalezas de PortugalCABRITA, AugustoEdição1986Lisboa
Os mais belos castelos e fortalezas de PortugalGIL, JúlioEdição1986Lisboa
Manuelino. À descoberta da arte do tempo de D. Manuel IDIAS, PedroEdição2002Lisboa
A gloriosa história dos mais belos castelos de PortugalPERES, DamiãoEdição1969Barcelos
Castelos em Portugal. Retrato do seu Perfil ArquitectónicoCORREIA, Luís Miguel Maldonado de VasconcelosEdição2010Coimbra
HIstória da Arte em Portugal, vol. 1Edição1986
Beja. Olhares sobre a cidadeEdição1993

IMAGENS

Castelo de Beja - Torre de menagem (2006)

Castelo de Beja - Torre de menagem e arco romano (1967)

Castelo de Beja - Casa do Governador (1953)

Castelo de Beja - Vista geral das muralhas e torre de menagem (1967)

Castelo de Beja - Torre de menagem (1967)

Castelo de Beja - Vista parcial (1951)

Castelo de Beja - Torre de menagem (1967)

Castelo de Beja - Torre de menagem

Castelo de Beja - Torre de menagem

Castelo de Beja - Portaria publicada no DG, II Série, n.º 71, de 25-03-1955: texto e planta do diploma

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt