Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Cerca de Coimbra, designadamente o Arco de Almedina
Designação
DesignaçãoCerca de Coimbra, designadamente o Arco de Almedina
Outras Designações / PesquisasMuralhas de Coimbra, incluindo o Arco Pequeno de Almedina / Cerca de Coimbra / Cerca urbana de Coimbra (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Cerca
TipologiaCerca
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCoimbra/Coimbra/Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- locais dispersos em CoimbraCoimbra Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.209718-8.428344
DistritoCoimbra
ConcelhoCoimbra
FreguesiaCoimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
Nota: o Arco Pequeno de Almedina e a Torre de Anto foram posteriormente classificados individualmente (ver fichas individuais)
ZEPPortaria de 25-06-1960, publicada no DG, II Série, n.º 153, de 2-07-1960 (sem restrições)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913729
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA cidade de características urbanas mediterrânicas mais a Norte de Portugal, como se lhe referiu Cláudio Torres (1999, p.54), foi cintada, na época medieval, por uma poderosa muralha de que se conservam ainda alguns vestígios importantes. O perímetro amuralhado, parcialmente reconstituído por alguns autores, é considerável, desenvolvendo-se desde a margem do Mondego, onde uma grande torre - Torre de Belcouce - defendia a parte mais baixa do recinto. A cerca desenvolvia-se em planta oval, passando pela actual Rua Ferreira Borges, onde se conserva ainda o grandioso arco de Almedina, e subia até ao actual Museu Machado de Castro, a partir do qual se iniciava a alcáçova, genericamente conotada com o Largo de D. Dinis.
Infelizmente, as fases de destruição por que passou o centro histórico da cidade não permitem, hoje em dia, reconhecer a totalidade do alinhamento amuralhado. O castelo, de que subsistiram plantas de época pombalina referenciando a torre de menagem românica, foi quase totalmente destruído em 1772, altura de um projectado, mas não realizado, observatório. Posteriormente, a edificação estado-novista na alta da cidade determinou a destruição de inúmeros vestígios da estrutura militar antiga.
A par de alguns troços de muralha inseridos na malha urbana e em edificações posteriores, conservam-se algumas torres e portas que constituem, ainda, uma referência obrigatória na paisagem urbana de Coimbra.
A mais importante é a Porta da Almedina, localizada na Rua Ferreira Borges e originalmente defronte do leito do Mondego. Compõe-se de um grande arco, incialmente em ferradura, mas cujos saiméis laterais foram desbastados ao longo dos séculos conferindo-lhe a actual feição de volta perfeita, protegido por uma não menos grandiosa torre. Como entrada natural e privilegiada na cidade, esta porta foi objecto de algumas modificações e actualizações, especialmente na época moderna. No reinado de D. Manuel ou, mais propriamente, no de D. João III, a torre foi adaptada a Casa da Câmara. Data dessa altura a campanha artística renascentista levada a cabo por João de Ruão, escultor a quem se deve o baixo relevo da Virgem com o Menino que sobrepuja o interior do arco-túnel, e a janela quadrangular decorada que o ladeia. Já em finais do século XIX, a torre teve várias funções, como a de Escola Livre das Artes do Desenho, dirigida por António Augusto Gonçalves, até que aqui se estabeleceu o Arquivo Histórico Municipal.
Outro elemento importante que ainda subsiste do perímetro amuralhado medieval é a pequena porta junto ao Museu Nacional de Machado de Castro, composta por um arco de ferradura inserido num alfiz e sobrepujado por ameias, facto que revela o cuidado na execução desta parte da muralha e até a elegância das suas realizações. A torre de Anto, cuja classificação foi efectuada autonomamente, constitui um vestígio mais do que foi a muralha da cidade de Coimbra.
O contributo da Arqueologia no centro histórico de Coimbra será decisivo para o reconhecimento das estruturas militares medievais da cidade. Escavações actualmente em curso no pátio da Universidade têm revelado algumas estruturas de extremo interesse, relacionadas com o Paço - de origem islâmica e sucessivamente transformado pelos nossos monarcas ao longo dos séculos - que a muralha envolvia. O alargamento das áreas intervencionadas arqueologicamente com certeza trará novos dados para um dos problemas que os autores que se têm dedicado à história da cidade mais se debatem: a definição do(s) traçado(s) da muralha durante a Idade Média, desde a sua possível construção - em época romana ou islâmica - até às transformações da Baixa Idade Média. PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPArco Pequeno de AlmedinaCasa da NauEdifício ChiadoIgreja de São TiagoIgreja do Antigo Colégio de Santo António da EstrelaJardim Botânico da Universidade de Coimbra, incluindo a respectiva cercaMosteiro de Santa Cruz, compreendendo os túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho IPaço de Sub-RipasUniversidade de Coimbra - Alta e Sofia
Outra ClassificaçãoArco Pequeno de AlmedinaColégio de São JerónimoUniversidade de Coimbra - Alta e Sofia
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventario Artistico de Portugal - Cidade de Coimbra.GONCALVES, António NogueiraEdição1947LisboaPublicado a 1947
Terras da Moura encantadaMACIAS, SantiagoEdição1999
Coimbra - guia para uma visitaDIAS, PedroEdição2003Coimbra
Coimbra e RegiãoBORGES, Nelson CorreiaEdição1987Lisboa
Terras da Moura encantadaTORRES, CláudioEdição1999
A gloriosa história dos mais belos castelos de PortugalPERES, DamiãoEdição1969Barcelos
Inventario Artistico de Portugal - Cidade de Coimbra.CORREIA, VergílioEdição1947LisboaPublicado a 1947
Terras da Moura encantadaGOMEZ, SusanaEdição1999
Património Edificado com Interesse Cultural - Concelho de CoimbraCâmara Municipal de Coimbra - Departamento de CulturaEdição2009Coimbra

IMAGENS

Cerca de Coimbra - Torre de Almedina (lado de dentro da cerca)

Cerca de Coimbra - Torre de Almedina: arco (lado de fora da cerca)

Cerca de Coimbra - Torre de Almedina: intradorso do arco

Cerca de Coimbra - Portaria publicada no DG, n.º 153, de 02-07-1960 - Texto e planta do diploma

Cerca de Coimbra - Torre de Almedina e arco

Cerca de Coimbra - Arco da Torre de Almedina

Cerca de Coimbra - Arco de Almedina: grupo escultórico no intradorso do arco

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt