Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ponte Nova ou da Cava da Velha
Designação
DesignaçãoPonte Nova ou da Cava da Velha
Outras Designações / PesquisasPonte da Cava da Velha / Ponte Nova (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Ponte
TipologiaPonte
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Melgaço/Castro Laboreiro e Lamas de Mouro
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Lugar da Açoreira- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
42.003169-8.164039
DistritoViana do Castelo
ConcelhoMelgaço
FreguesiaCastro Laboreiro e Lamas de Mouro
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914629
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA ponte da Cava da Velha é uma das três pontes de origem romana que, juntamente com as da Dorna e da Assureira, pontuam, actualmente, a estrada municipal 1160, ao longo do Rio de Castro Laboreiro. Ela ligava inicialmente a via romana que, da Portela do Homem, se dirigia a Laboreiro, e a sua existência justificou-se, ainda, pela proximidade em relação a uma fortaleza castreja, situada nas imediações, como forma de garantir o processo de romanização e de ataque das tropas romanas, em caso disso (RODRIGUES, 1985, p.22).
Na actualidade, a ponte compõe-se de dois arcos de volta perfeita, de largura desigual entre si, sendo o maior de 10,60m e o menor de apenas 1,70m. Uma tal discrepância atribui-se a uma segunda fase de obras por que o imóvel passou, pelos séculos XII ou XIII, campanha que conferiu o aspecto geral que a ponte hoje ostenta.
Com efeito, e à semelhança de uma grande maioria de pontes romanas, também esta foi alvo de uma reformulação na Baixa Idade Média, cujos elementos são bem visíveis. Enquanto que as partes baixas da estrutura e a curvatura do arco são executadas em silhares bem aparelhados e com aduelas almofadadas, características da cronologia romana da obra, o tabuleiro, com lajeado irregular e com guardas de cantaria menos cuidada, revela essa reforma medieval.
O mesmo contraste é perceptível em outros aspectos: os talhamares, "de perfil triangular a montante, e rectangular, a jusante" (RIBEIRO, 1998, p.172), recorrem também a um aparelho cuidado e muito regular, ao passo que o enchimento do arco e das enjuntas é efectuado com pedra miúda disposta horizontalmente mas com muitos orifícios. E o tabuleiro, ao organizar-se em cavalete de dupla rampa, é o mais claro indicador dessa campanha dos séculos XII-XIII.
Esta ponte é também designada por Ponte Nova, certamente em alusão a uma mais antiga que aqui (ou muito perto) terá existido. Segundo algumas opiniões, a ponte velha era a da Assureira (IDEM, p.172), mas faltam-nos, ainda, informações mais seguras acerca da marcha da actividade pontística nesta região, em particular a de época romana.
Exemplo importante de sobreposição (reutilização) de duas técnicas distintas de construção de pontes (a romana e a medieval), a Ponte da Cava da Velha ocupa um lugar de destaque no panorama destas estruturas no nosso país, integrando-se num núcleo regional bastante homogéneo e com personalidade própria, fruto do uso exclusivamente rural e agrícola com as populações locais a utilizaram.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Castro Laboreiro. Povoamento e organização de um território serranoLIMA, Alexandra Cerveira Pinto SousaEdição1996Melgaço
Pontes Antigas ClassificadasRIBEIRO, Aníbal SoaresEdição1998Lisboa
Caminhos velhos e Pontes de Viana e Ponte de LimaARAÚJO, José Rosa deEdição1962Viana do Castelo
Pontes Romanas e Românicas de Castro LaboreiroRODRIGUES, Pe. AníbalEdição1985Viana do Castelon.º 2, s.l.,

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt