Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ponte de Lagoncinha
Designação
DesignaçãoPonte de Lagoncinha
Outras Designações / PesquisasPonte de Lagoncinha (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Ponte
TipologiaPonte
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Vila Nova de Famalicão/Lousado
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- sobre o Rio Ave, no lugar de Garrida- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.34898-8.519935
DistritoBraga
ConcelhoVila Nova de Famalicão
FreguesiaLousado
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 32 973, DG, I Série n.º 175, de 18-08-1943 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 1-02-1961, publicada no DG, II Série, n.º 108, de 6-02-1961 (com ZNA)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914629
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA ponte de Longocinha, sobre o Rio Ave, remonta, muito possivelmente, ao período medieval, época em que substituiu a antiga ponte romana que estabelecia a ligação entre o Porto e a cidade de Braga e, principalmente, a ligação entre o Porto e Santarém, naquela que era considerada uma das mais importantes vias do Império Romano (Scalabis Praesidium Julium) (COSTA, 2002, p. 23 e 27). Numa das extremidades situa-se a capela de São Lourenço e do outro uma série de alminhas.
Inteiramente construída em cantaria, a ponte apresenta o tabuleiro ligeiramente rampante, com guarda inteira e pavimento lajeado. É suportada por três arcos plenos e três em ogiva, e reforçada por contrafortes com quebra-rios de secção quadrada e triangular, a jusante e a montante, respectivamente.
Nas centúrias seguintes, há notícias de obras de conservação na ponte (IDEM, p. 27).
No século XVIII, a barca da Trofa que, depois da construção de um açude nesta zona, atravessava o rio, tornou esta opção mais apetecível, pelo que a ponte foi relegada para um plano secundário, apenas se utilizando em alturas de cheias. Mais tarde, ergue-se uma ponte de madeira para substituir a Barca da Trofa, sucessivamente substituída por uma outra pênsil e por uma outra de betão armado (IDEM, p. 28).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Análise do Comportamento da Ponte da Lagoncinha sob a Acção do Tráfego Rodoviário, Dissertação de Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil apresentada à faculdade de Engenharia da Universidade do PortoCOSTA, Cristina Margarida RodriguesEdição2002Porto

IMAGENS

Ponte de Lagoncinha - Arcos do lado jusante

Ponte de Lagoncinha - Tabuleiro

Ponte de Lagoncinha - Tabuleiro: pormenor das guardas

Ponte de Lagoncinha - Tabuleiro

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