Mosteiro de Celas | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Mosteiro de Celas | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Mosteiro de Santa Maria (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Religiosa / Mosteiro | ||||||||||||
Tipologia | Mosteiro | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Religiosa | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Coimbra/Coimbra/Santo António dos Olivais | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Coimbra | ||||||||||||
Concelho | Coimbra | ||||||||||||
Freguesia | Santo António dos Olivais | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como MN - Monumento Nacional | ||||||||||||
Cronologia | Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto) | ||||||||||||
ZEP | Portaria n.º 223/2011. DR, 2.ª Série, n.º 11, de 17-01-2011 (sem restrições) (ver Portaria) Despacho de homologação de 22-10-2007 do Secretário de Estado da Cultura Proposta de 2-08-2006 da DR de Coimbra para alargamento da ZEP Portaria de 14-10-1959, publicada no DG, n.º 7, de 9-01-1960 (com ZNA, o que não foi retomado na portaria de 2011) | ||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Conjunto | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 9913929 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | Fundado nos inícios do século XIII por D. Sancha, infanta filha de D. Sancho I, a igreja do mosteiro só haveria de ser sagrada quase um século depois, em 1293. Infelizmente, conhecemos muito mal a marcha das obras medievais e, até as suas características básicas. Na actualidade, apenas duas parcelas podem considerar-se do projecto medieval, e ambas com suficientes motivos de dúvida. O actual corpo da igreja, de planta circular e edificado à maneira de uma rotunda, tem vindo a ser atribuído às primeiras décadas do século XVI, altura em que a abadessa D. Leonor de Vasconcelos empreendeu numerosas obras (DIAS, 1982, p.220; 2002, p.137; PEREIRA, 1988, pp.184-185). Teorias mais recentes, todavia, fizeram recuar este esquema planimétrico praticamente à origem do mosteiro, à semelhança do que a própria D. Sancha havia feito com um convento cisterciense em Alenquer, de que ainda restam vestígios da sua rotunda (GOMES e ROSSA, 2000, pp.211-213). A outra parcela medieval é composta pelos capitéis góticos do claustro. Também sobre eles as opiniões são díspares. Datam da primeira metade do século XIV e, ao que tudo indica, são o produto de uma oferta do rei D. João III à abadessa D. Maria de Távora (PEREIRA, 1995, vol. I, p.380). Quer isto dizer que, na origem, foram concebidos para ser aplicados a outro local, muito possivelmente o colégio universitário dionisino. Não faltam, todavia, outras opiniões que os atribuem ao primitivo claustro de Celas e posterior reaproveitamento no século XVI (DIAS, 2002, p.139). Em termos artísticos, estes capitéis nada têm de Românico e representam o melhor que a escultura gótica trecentista aplicada produziu no nosso país. Cenas da vida de Cristo e da Virgem combinam-se com temas profanos e fantásticos, num programa iconográfico sem paralelo em Portugal e cujos ecos são meras aproximações sem igual qualidade. Se o período medieval está pleno de contradições e de incertezas, o mosteiro durante moderno é suficientemente conhecido através do Compendio de toda a fazenda d'este Real Convento de Santa Maria de Celas, coligido, nos meados do século XVII, por Frei Bernardo d'Assumpção, e onde se relatam as empresas das diversas abadessas desde os inícios do século XVI. Por esse documento conhecemos as importantes campanhas do tempo de D. Leonor de Vasconcelos (1521-1541) e de D. Maria de Távora (1541-1572). À primeira, deve-se a renovação da igreja, com uma nova abóbada polinervada e contrafortada (provavelmente sob a orientação de Diogo de Castilho - GOMES e ROSSA, 2000, p.213), e diversas obras de carácter renascentista, como seria o seu túmulo, encomendado a Chanterenne. Foi também nessa fase que se construiu o portal principal do mosteiro (datado de 1530), a que se sobrepôs, no século seguinte, o mirante de nove janelas que actualmente remata a fachada principal. À segunda, deve-se "a primeira (e última) tentativa séria de regularizar classicamente e ortogonalmente as instalações conventuais" (IDEM, p.200), optando por soluções artísticas comuns ao notável conjunto de colégios quinhentistas coimbrãos, ao abrigo de um "classicismo austero, não-ornamental e contra-reformista" (IDEM, p.203). A última grande reforma do mosteiro teve lugar no século XVIII, trabalhos que, se determinaram mudanças de estética e de arquitectura em algumas partes do templo, como a construção de uma nova capela-mor, "parecem não ter modificado os aspectos organizativos essenciais da igreja" (GOMES e ROSSA, 2000, p.197), limitando-se a preencher o recheio devocional do templo. Parcialmente restaurado nas décadas de 30 e de 40 do século XX (período em que, entre outros trabalhos, se demoliu o que restava do segundo piso do claustro), o mosteiro de Celas permanece como um dos mais importantes conjuntos edificados de Coimbra, pleno de desafios à História da Arte Medieval e simultaneamente revelador das diferentes correntes artísticas da Coimbra dos séculos XVI a XVIII. PAF | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 19 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 22 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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Inventario Artistico de Portugal - Cidade de Coimbra. | GONCALVES, António Nogueira | Edição | 1947 | Lisboa | Publicado a 1947 |
A arquitectura de Coimbra na transição do Gótico para a Renascença | DIAS, Pedro | Edição | 1982 | Coimbra | |
Coimbra - guia para uma visita | DIAS, Pedro | Edição | 2003 | Coimbra | |
A arquitectura gótica portuguesa | DIAS, Pedro | Edição | 1994 | Lisboa | |
"A rotunda de Santa Maria de Celas, um caso tipológico singular", MOnumentos, nº4, pp.56-65 | ROSSA, Walter | Edição | 1996 | Lisboa | |
"A rotunda de Santa Maria de Celas: um caso tipológico singular", Arte e Arquitectura nas Abadias Cistercienses nos séculos XVI, XVII e XVIII, (1994) pp.197-223 | ROSSA, Walter | Edição | 2000 | Lisboa | |
A Obra Silvestre e a Esfera do Rei | PEREIRA, Paulo | Edição | 1990 | Coimbra | |
"A Arquitectura (1250-1450)", História da Arte Portuguesa, dir. Paulo Pereira, vol. I, pp.335-433 | PEREIRA, Paulo | Edição | 1995 | Lisboa | |
"O Mosteiro de Celas", Revista Ilustrada, 1891, republ. Estudos Diversos, 1934, pp.336-348 | PEREIRA, Gabriel | Edição | 1934 | Coimbra | |
"O Mosteiro de Santa Maria de Celas", Munda, nº26, pp.3-13 | PINTO, António Nunes | Edição | 1993 | Coimbra | |
Inventario Artistico de Portugal - Cidade de Coimbra. | CORREIA, Vergílio | Edição | 1947 | Lisboa | Publicado a 1947 |
"As abadessas perpétuas de Celas (séculos XIII a XVI)", Munda, nº26, pp.19-23 | MORUJÃO, Maria do Rosário Barbosa | Edição | 1993 | Coimbra | |
Um mosteiro cisterciense feminino: Santa Maria de Celas (séculos XIII a XV), Dissertação de Mestrado em Arte Medieval apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto | MORUJÃO, Maria do Rosário Barbosa | Edição | 1991 | Porto | |
Mosteiro de Celas. Index da fazenda (1648-1654) | ASSUMPÇÃO, Frei Bernardo de | Edição | 1921 | Coimbra | |
O Mosteiro de Celas (subsídios para a sua História), Dissertação de Licenciatura apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | FERREIRA, Maria Isabel Antunes Mendes | Edição | 1969 | Coimbra | |
Mosteiro de Celas: História e Arte. Guia | SILVA, José Manuel Azevedo e | Edição | 1986 | Coimbra | |
"O mosteiro e o burgo de Celas nos meados do século XVIII. Estudo económico e social", Munda, nº2, pp.21-34 | SILVA, José Manuel Azevedo e | Edição | 1981 | Coimbra | |
"Origem do antigo claustro do Mosteiro de Celas", XVI Congrès International d'Histoire de l'Art (1948), separata | SOARES, Torquato de Sousa | Edição | 1953 | Coimbra | |
A arquitectura gótica na bacia do Mondego nos séculos XIII e XIV (policopiado) | MACEDO, Francisco Pato de | Edição | 1988 | Coimbra | |
A Arquitectura "ao Romano" | CRAVEIRO, Maria de Lurdes | Edição | 2009 | Vila Nova de Gaia | |
"A rotunda de Santa Maria de Celas, um caso tipológico singular", MOnumentos, nº4, pp.56-65 | GOMES, Paulo Varela | Edição | 1996 | Lisboa | |
"A rotunda de Santa Maria de Celas: um caso tipológico singular", Arte e Arquitectura nas Abadias Cistercienses nos séculos XVI, XVII e XVIII, (1994) pp.197-223 | GOMES, Paulo Varela | Edição | 2000 | Lisboa | |
A Arquitectura do Renascimento no Sul de Portugal | MOREIRA, Rafael | Edição | 1991 | Lisboa | |
Routier des abbayes cisterciennes du Portugal | COCHERIL, Maur | Edição | 1986 | Paris | |
Património Edificado com Interesse Cultural - Concelho de Coimbra | Câmara Municipal de Coimbra - Departamento de Cultura | Edição | 2009 | Coimbra |
Mosteiro de Celas - Fachada principal: remate do portal da igreja
Mosteiro de Celas - Interior da igreja: capela-mor
Mosteiro de Celas - Interior da igreja: abóbada da nave
Mosteiro de Celas - Claustro: quadra central
Mosteiro de Celas - Claustro: arcadas
Mosteiro de Celas - Interior da sacristia: retábulo de pedra sobre o arcaz
Mosteiro de Celas - Planta com a ZEP de 1960, alterada em 2011
Mosteiro de Celas - Planta de localização com indicação de ZEP em vigor
Mosteiro de Celas - Portaria publicada no DG, n.º 7, de 09-01-1960 - Texto e planta do diploma
Mosteiro de Celas - Fachada principal (DGEMN, 1942)
Mosteiro de Celas - Fachada principal a igreja: portal (ANBA)
Mosteiro de Celas - Claustro (DGEMN, 1945)
Mosteiro de Celas - Interior da igreja: grade do coro (ANBA)
Mosteiro de Celas - Interior da casa do capítulo: abóbada (ANBA)
Mosteiro de Celas - Interior da sacristia: retábulo em pedra sobre o arcaz (ANBA)
Mosteiro de Celas - Interior: baixo relevo representando a Virgem Maria (ANBA)
Mosteiro de Celas - Interior: capitel do claustro representando o Pentecostes (ANBA)
Mosteiro de Celas - Interior: pintura representando a "Anunciação" (ANBA)
Mosteiro de Celas - Claustro: galeria (DGEMN)