Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Área Arqueológica do Freixo
Designação
DesignaçãoÁrea Arqueológica do Freixo
Outras Designações / PesquisasTongóbriga / Povoado do Freixo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Cidade
TipologiaCidade
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Marco de Canaveses/Marco
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua António Correia de Vasconcelos, na Área Arqueológica do Freixo- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.161616-8.147242
DistritoPorto
ConcelhoMarco de Canaveses
FreguesiaMarco
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Área Arqueológica do Freixo é composta de um povoado fortificado proto-histórico localizado num pequeno outeiro, do qual subsistem apenas algumas estruturas habitacionais de planta circular, para além do povoado romano, conhecido pela designação genérica de Tongobriga.
Após a recolha realizada em 1882 pelo investigador vimarenense, Francisco Martins Sarmento (1833-1899), de um bloco granítico onde se fazia menção a Toncobriga , as escavações empreendidas até à data permitem afirmar que, entre os séculos I e II d. C., surgiu uma urbe nesta área, possivelmente na consequência de uma estratégia delineada pelos imperadores da dinastia flaviana no âmbito de uma política de ordenamento da Tarraconense.
É no seu perímetro interno que encontramos diversas estruturas habitacionais, destacadas pelo seu carácter multicompartimental de planta rectangular, algumas das quais parcialmente escavadas na rocha e outras totalmente erguidas com muros. Os edifícios encontram-se, contudo, implantados em pátios lajeados, com paredes interiores alisadas e estucadas, sendo que um dos dominadores comuns destas edificações é a existência de um sistema de esgotos.
Mas além da área residencial, o povoado detinha toda uma zona perfeitamente delimitada e preferencialmente vocacionada para a produção artesanal especializada, que seria complementada por uma outra de carácter comercial, justificativa da construção de um forum, no centro do qual se erguia o templo.
Apesar dos evidentes condicionalismos geomorfológicos da zona de implantação da urbe, os seus construtores demonstraram uma evidente preocupação em dotá-la de todo o tipo de equipamento que possibilitasse a sua equiparação a uma verdadeira cidade romana, transformando-a num assumido centro de atracção e, até mesmo, de decisão, certamente favorecido pela fácil circulação de pessoas e bens, que a navegabilidade dos rios Douro e Tâmega proporcionava. De entre esses edifícios, destacavam-se as termas, a basílica e o templo, para além do mencionado forum.
Na realidade, Tongobriga ocuparia uma área total de cerca de 30 hectares, abrangendo a própria necrópole. Comparativamente às demais urbes da época, esta poderia ser considerada de médias proporções, pois a zona ocupada pelas áreas habitacionais abrigaria cerca de duas mil e quinhentas pessoas.
De todos os equipamentos colectivos existentes na cidade, as termas detinham, sem dúvida, um papel fundamental e central na vida quotidiana dos seus habitantes, assim como das comunidades suas vizinhas. Assim, de toda a zona intervencionada é, precisamente, a termal a que será melhor conhecida, com o seu frigidaerium e natatio, além de uma área aquecida distribuída por dois compartimentos, com o respectivo praefurnium. Localizados numa zona coberta, abobadada, é nas suas proximidades que encontramos um pequeno balneário pré-romano. O facto desta estrutura ter sido integralmente esculpida no afloramento granítico, obrigou a que o seu programa decorativo, em forma de cordão (semelhante ao da Citânia de Sanfins), fosse executado numa pedra separada, posteriormente aplicada nas paredes lisas do seu interior.
Entretanto, localizava-se nas proximidades destes vestígios um lagar escavado na rocha, bem como dois núcleos sepulcrais, enquanto que, a Sul das termas, e já fora do perímetro interno de Tongobriga, identificou-se uma necrópole de incineração e de inumação. As escavações efectuadas até ao momento colocaram a descoberto sepulturas intactas cavadas no próprio afloramento granítico e orientadas paralelamente à estrada romana que atravessava a urbe.
No âmbito da filosofia de intervenção nos monumentos arqueológicos visitáveis, instalou-se na Área Arqueológica do Freixo a Escola Profissional de Arqueologia em 1990 e um Gabinete destinado à investigação, conservação e divulgação deste sítio arqueológico.
[AMartins]
ProcessoA partir da cidade do Porto entra-se na Auto-estrada A4, em direcção a Vila Real, saindo em Marco de Canavezes. Após ter atravessado esta localidade, e após a ponte que se encontra à sua saída, a Área Arqueológica do Freixo encontra-se devida e exaustivamente assinalada.
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens11
Nº de Bibliografias16

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Divindades indigenas sob o dominio romano em PortugalENCARNAÇÃO, José d'EdiçãoPublicado a 1975
TongobrigaDIAS, Lino Augusto TavaresEdição1997Lisboa5 mapas desdobráveis Tipo : Colecção - Sítios Este trabalho propõe-nos a história de uma cidade a descobrir aliando ao rigor de uma investigação académica e pluridisciplinar uma capacidade indiscutível de recriar territórios, evocar ambientes e reconstituir os monumentos que fizeram outrora a riqueza do sítio.
"Apontamentos arqueológicos do concelho de Marco de Canaveses", O Archeologo PortuguêsVASCONCELOS, José Leite deEdição1914
O Minho PittorescoVIEIRA, José AugustoEdição1887Lisboa
"Tongobriga, Os caminhos romanos que ali chegavam", ArqueologiaDIAS, Lino Augusto TavaresEdição1989
Circulação Monetária no Noroeste de Hispânia até 192CENTENO, Rui Manuel SobralEdição1987Porto
"Estação romana de Freixo - Marco de Canaveses", ArqueologiaDIAS, Lino Augusto TavaresEdição1984Porto
Catálogo do Museu de Martins Sarmento. Secção de epigrafia latina e de escultura antigaCARDOZO, MárioEdição1972Guimarães
A Vila de Marco de Canaveses. Notas para a sua históriaVASCONCELOS, Manuel Rosado Camões deEdição1935Lisboa
"Sepulturas romanas em Marco de Canaveses", O Archeologo PortuguêsVASCONCELOS, José Leite deEdição1900Lisboa
"Epigraphica", Boletim de Architectura e ArcheologiaSARMENTO, Francisco MartinsEdição1884Lisboa
"300 Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal", Al-madanRAPOSO, JorgeEdição2001Almada2.ª série, n. º10, pp.100-157
"As cerâmicas de "engobe vermelho pompeiano" da Alcáçova de Santarém", Revista Portuguesa de ArqueologiaARRUDA, Ana MargaridaEdição2002Lisboan.º 5, vol. 1, pp. 221-238
"As cerâmicas de "engobe vermelho pompeiano" da Alcáçova de Santarém", Revista Portuguesa de ArqueologiaVIEGAS, Catarina Ferrer DiasEdição2002Lisboan.º 5, vol. 1, pp. 221-238
"Tongobriga no contexto do ordenamento do Noroeste Peninsular no séc. II d.C.", Actas do 2º Congresso de Arqueologia PeninsularDIAS, Lino Augusto TavaresEdição1999Zamoratomo IV, pp.123-134
"Necrópoles no Territorium de Tongobriga", ConimbrigaDIAS, Lino Augusto TavaresEdição1994Coimbravol. 32, pp. 107-136
Tongobriga. Breves reflexõesDIAS, Lino Augusto TavaresEdição2003PortoSíntese que apesar de repetir alguns textos já publicados tem com o intuito de actualizar alguns elementos que a investigação propiciou recentemente e também para facilitar a leitura dos capítulos em que o autor refere esta cidade romana e perspectiva o futuro do sítio arqueológico em que se integra.

IMAGENS

Bairro resultante de sucessivas construções desde o final do século I até ao século V

Zona do tepidarium

Colunata que envolvia a piscina

Área Arqueológica do Freixo - Tongóbriga - Vista aérea

Área Arqueológica do Freixo - Tongóbriga - Vista aérea

Área Arqueológica do Freixo - Tongóbriga - Vista aérea

Área Arqueológica do Freixo - Tongóbriga - Vista aérea

Área Arqueológica do Freixo - Tongóbriga

Área Arqueológica do Freixo - Tongóbriga - Visita de estudo no âmbito do programa Foral - Pós-Garduação I

Área Arqueológica do Freixo - Tongóbriga

Área Arqueológica do Freixo - Tongóbriga

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt