Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Estação romana da Quinta da Abicada
Designação
DesignaçãoEstação romana da Quinta da Abicada
Outras Designações / PesquisasEstação Romana da Quinta da Abicada (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Villa
TipologiaVilla
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Portimão/Mexilhoeira Grande
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 125, Ramal da Figueira junto da confluência da Ribeira de Farelo com a da Senhora do Verde- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.151488-8.596161
DistritoFaro
ConcelhoPortimão
FreguesiaMexilhoeira Grande
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 35 817, DG, I Série, n.º 187, de 20-8-1946 (classificou a "Estação romana da Quinta da Abicada") (ver Decreto)
Decreto n.º 30 838, DG, I Série, n.º 254, de 1-11-1940 (ver Decreto) (suspendeu o diploma anterior quanto aos imóveis que fossem propriedade particular, até que se cumprisse o disposto no art.º 25.º do Decreto n.º 20 985, DG, I Série, n.º 56, de 7-03-1932 (ver Decreto))
Decreto n.º 30 762, DG, I Série, n.º 225, de 26-09-1940 (classificou a "Estação arqueológica descoberta na Quinta da Abicada") (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaClassificada desde meados do século XX como "Monumento Nacional", a "Estação romana da Quinta da Abicada" está situada a meia encosta de uma pequena elevação sobranceira à Ria do Alvor, tendo sido inicialmente escavada por José Leite de Vasconcellos (1858-1941) em 1917.
Possivelmente erguida entre os séculos I e II d.C., a zona residencial desta villa romana foi essencialmente estruturada em redor de dois peristilos de planta quadrangular e hexagonal, cujos pavimentos foram revestidos de mosaicos de padrão geométrico, a maior parte dos quais executada a preto e branco, embora se tenham registado alguns exemplares trabalhados a cores. Entretanto, uma sondagem efectuada num destes compartimentos demonstrou a primitiva existência de uma camada mural estucada, muito provavelmente pintada, como parecem indiciar os fragmentos de frescos procedentes deste sítio arqueológico, actualmente expostos no Museu de Lagos.
Para além destes elementos, foram ainda identificados vestígios de cetárias, o que poderá apontar para o exercício de uma actividade económica estreitamente relacionada com o fabrico de conservas de peixe ou do famoso garum, tão apreciado no "Mundo Romano". Esta possibilidade parece ser de igual fundamentada com o facto de os produtos, assim industrializados, poderem ter sido facilmente escoados através da Ria do Alvor, em tempos navegável.
Em todo o caso, as investigações levadas a efeito até ao momento não permitiram, ainda, definir os limites que estabeleceriam originalmente a fronteira entre a área habitacional da villa, propriamente dita, e as zonas consagradas às actividades agrícola, piscatória, industrial e portuária. É possível que estejamos em presença de uma tipologia de planta disseminada, cujo conjunto ainda se encontra por conhecer na sua totalidade.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Roman PortugalALARCÃO, Jorge Manuel N. L.Edição1988WarminsterPublicado a 1988
Levantamento Arqueológico-Bibliográfico do AlgarveGOMES, Mário VarelaEdição1988Faro
Arqueologia Romana do AlgarveSANTOS, Maria Luisa Estácio da Veiga Afonso dosEdição1972LisboaPublicado a 1972
Levantamento Arqueológico-Bibliográfico do AlgarveGOMES, Rosa VarelaEdição1988Faro
Concelho de Portimão - Levantamento do Património Móvel e Imóvel de Interesse Relevante para o Estudo da História LocalSOARES, IsabelEdição2001

IMAGENS

Estação romana da Quinta da Abicada - Pormenor do mosaico do peristilo

Estação romana da Quinta da Abicada - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt