Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Palácio da Mitra, aqueduto, pombais, chafarizes, igreja, monumental portão de entrada e toda a área murada da antiga quinta
Designação
DesignaçãoPalácio da Mitra, aqueduto, pombais, chafarizes, igreja, monumental portão de entrada e toda a área murada da antiga quinta
Outras Designações / PesquisasPalácio de Santo Antão do Tojal / Palácio dos Arcebispos / Conjunto Monumental de Santo Antão do Tojal / Palácio da Mitra (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Quinta da Mitra (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palácio
TipologiaPalácio
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Loures/Santo Antão e São Julião do Tojal
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Vinte e Cinco de AbrilSão Antão do Tojal Número de Polícia:
Praça MonumentalSanto Antão do Tojal Número de Polícia:
Rua dos ArcosSanto Antão do Tojal Número de Polícia:
Rua Félix Avelar BroteroSanto Antão do Tojal Número de Polícia:
Rua Padre AdrianoSanto Antão do Tojal Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.851449-9.139126
DistritoLisboa
ConcelhoLoures
FreguesiaSanto Antão e São Julião do Tojal
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 740-AH/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 (suplemento), de 24-12-2012 (ampliou a classificação, alterou a designação e alterou a categoria de classificação para MIP) (ver Portaria)
Edital de 20-01-2010 da CM de Loures
Despacho de homologação de 21-12-2009 da Ministra da Cultura
Parecer favorável de 12-11-2008 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P.
Proposta de 1-10-2008 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo para a ampliação da classificação
Decreto n.º 32 973, DG, I Série n.º 175, de 18-08-1943 (classificou como IIP o Palácio da Mitra, com os seguintes anexos: a antiga igreja, o chafariz monumental, o aqueduto, o pombal existente na quinta do Palácio, com os seus azulejos decorativos, e o portão que dá entrada directa à quinta e que se encontra à direita e um pouco distanciado da igreja) (ver Decreto)
Decreto n.º 30 838, DG, I Série, n.º 254, de 1-11-1940 (ver Decreto) (suspendeu o diploma anterior quanto aos imóveis que fossem propriedade particular, até que se cumprisse o disposto no art.º 25.º do Decreto n.º 20 985, DG, I Série, n.º 56, de 7-03-1932 (ver Decreto)
Decreto n.º 30 762, DG, I Série, n.º 225, de 26-09-1940 (classificou como IIP o Palácio da Mitra, com os seguintes anexos: a antiga igreja, o chafariz monumental, o aqueduto e ainda o pombal existente na quinta do Palácio, com os seus azulejos decorativos, e o portão que dá entrada directa à quinta e que se encontra à direita e um pouco distanciado da igreja) (ver Decreto)
Despacho de homologação de de 13-03-1940 do Ministro da Educação Nacional
Parecer de 12-01-1940 da JNE a propor a classificação como IIP
ZEPPortaria n.º 740-AH/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 (suplemento), de 24-12-2012 (sem restrições) (ver Portaria)
Edital de 20-01-2010 da CM de Loures
Despacho de homologação de 21-12-2009 da Ministra da Cultura
Parecer favorável de 12-11-2008 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P.
Proposta de 1-10-2008 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12736827
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO Palácio de Santo Antão do Tojal, tal como o conhecemos hoje, é o resultado da intervenção setecentista, patrocinada pelo primeiro patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida, e à qual se encontra indissociavelmente ligado o nome do arquitecto italiano Antonio Canevari. Este, permaneceu no nosso país entre 1727 e 1732, trazendo consigo um "barroco classicizante e congelado, aberto à decoração rococó e a qualquer evolução ecléctica" (GOMES, 1988, p. 23). A intervenção em Santo Antão do Tojal é considerada uma das suas obras mais significativas. Seguindo, com certeza, os desejos de D. Tomás de Almeida, Canevari modificou profundamente os edifícios, mas sempre com uma preocupação urbanística, criando assim uma espécie de cidade ideal hipotética (PEREIRA, 1999, p. 150) e "um dos mais conseguidos trechos de urbanismo barroco de sabor romano do Portugal setecentista" (HORTA CORREIA, 1989, p. 509).
As primeiras referências a esta Quinta surgem na documentação do século XIII, com a designação de Quinta de Pêro Viegas. Não sabemos em que época se construíram a igreja e palácio, mas em 1554 já necessitavam de obras, que foram realizadas pelo então Bispo de Lisboa, D. Fernando de Menezes e Vasconcelos, e concluídas por D. Miguel de Castro (CLARA, p. 20). Como já referimos, a grande intervenção que transformou esta propriedade de cariz rural em quinta de recreio, ocorreu em 1730, e foi uma iniciativa de D. Tomás de Almeida, que em 1717 havia sido elevado à categoria de Patriarca (e em 1737 à de Cardeal). Santo Antão do Tojal ficava na estrada que ligava Lisboa a Mafra, pelo que as obras empreendidas tinham, entre outros objectivos, dotar a antiga propriedade do necessário conforto para acolher o Rei, sempre que este aqui pretendesse descansar, durante o percurso entre a capital e o novo palácio-convento.
Assim, ao primitivo palácio de planta em L, foi acrescentado um corpo, que formava um U, fechado por um muro alto, onde se abre o imponente portão coroado pelas armas dos Almeidas. No seu interior, as salas do piso nobre são revestidas por painéis de azulejo com temática muito variada, atribuídos a Bartolomeu Antunes ou a um artista próximo. Por sua vez, os painéis das escadarias, onde se destacam as figuras de convite, podem ter sido executados por Nicolau de Freitas.
A antiga igreja, ligada ao palácio, viu o seu espaço interno unificado e revestido por azulejos e talha dourada, com as armas patriarcais pintadas no tecto. Do lado esquerdo ergue-se a torre, e o terraço a partir do qual D. Tomás de Almeida podia passar do palácio à Sala das Bênçãos, sempre à vista da população. Esta sala abria-se simultaneamente para a igreja e para a praça, através de um balcão, à maneira de Mafra ou de São Pedro de Roma (PEREIRA, 1999, p. 150).
Na fachada italianizante da igreja, com as imagens de São Bruno, Rainha Santa Isabel e Imaculada Conceição, desembocava a artéria de acesso a Santo Antão. Do lado esquerdo desenvolvia-se surpreendentemente, a praça, delimitada pelo já referido solar e, ao centro, pelo novo palácio e fonte, da autoria de Canevari. Este chafariz monumental é uma composição barroca, antecedida por escadaria e enquadrada pelos braços do palácio, que concentra em si uma forte carga visual e cenográfica, acentuada pela água, que cai em diversos níveis, transformando o espaço numa praça verdadeiramente monumental. Esta fonte era abastecida pelo aqueduto, que trazia água de Pintéus e que havia também sido concebido pelo arquitecto italiano. Os seus arcos bem visíveis, na última parte do percurso, abasteciam também a população, através de um outro chafariz, enquadrando-se numa política de melhoria das condições da população, defendida pelo arcebispo (PEREIRA, 1999, p. 150).
Para além destes elementos, recordemo-nos que faziam ainda parte deste ambicioso projecto os jardins de recreio, com todo um equipamento próprio da época (bancos, fontes...).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens49
Nº de Bibliografias12

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
O BarrocoSERRÃO, VítorEdição2003Lisboa
"O barroco do século XVIII", História da Arte Portuguesa, vol.3PEREIRA, José FernandesEdição1995Lisboapp. 51-181.
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LisboaAZEVEDO, Carlos deEdição1963LisboaLisboa Data do Editor : 1973
D. João V e a arte do seu tempoCARVALHO, Aires deEdição1962Lisboa
Palácios e solares portuguezes (Col. Encyclopedia pela imagem)SEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1900Porto
"Urbanismo", Dicionário da Arte Barroca em PortugalCORREIA, José Eduardo HortaEdição1989Lisboa
A cultura arquitectónica e artística em Portugal no séc. XVIIIGOMES, Paulo VarelaEdição1988Lisboa
Quintas e palácios nos arredores de LisboaSTOOP, Anne deEdição1986Lisboa
Azulejaria em Portugal no século XVIIISIMÕES, J. M. dos SantosEdição1979Lisboa
O barroco em Santo Antão do Tojal: proposta para um percursoSEQUEIRA, ClaraEdição2001Santo Antão do Tojal
"A Quinta de Santo Antão do Tojal. Palácio da Mitra",Monumentos, n.º 10FREITAS, Ana Rosa deEdiçãoLisboa
"O Paço dos Arcebispos", Boletim da Junta Distrital Lisboa, pp.3-25REAL, Mário GuedesEdição1962Lisboa
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LisboaFERRÃO, JulietaEdição1963LisboaLisboa Data do Editor : 1973
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LisboaGUSMÃO, Adriano deEdição1963LisboaLisboa Data do Editor : 1973

IMAGENS

Palácio da Mitra em Santo Antão do Tojal - Palácio e fonte monumental (2006)

Palácio da Mitra em Santo Antão do Tojal - Planta com a delimitação do conjunto classificado em 1943

Palácio da Mitra em Santo Antão do Tojal - Planta com a delimitação e a ZEP em vigor

Praça do Palácio da Mitra (Loures). C.M.Loures, 2016.

Igreja matriz de São João do Tojal (Palácio da Mitra). C.M.Loures, 2011.

Palácio-Fonte da Mitra (Loures). C.M.Loures, 2011.

Palácio da Mitra (Loures) - Interior: painéis de azulejos na escadaria principal. C. M. Loures, 2016.

Palácio da Mitra (Loures) - Interior: salão C. M. Loures, 2016.

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja: óculo da empena

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja: corpo central

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja: nicho lateral esquerdo com imagem de Santa Isabel

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja: nicho central com imagem da Imaculada Conceição

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Palácio com fonte monumental: vista geral

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Palácio eclesiástico: vista lateral do remate com pedra de armas patriarcais

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja: nicho lateral da direita com imagem de São Bruno

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Vista lateral da igreja e do palácio eclesiástico

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal do palácio eclesiástico: remate com pedra de armas patriarcais

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada lateral da igeja e do palácio eclesiástico

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fonte monumental: vista geral

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fonte monumental: vista geral

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fonte monumental: remate com pedra de armas patriarcais

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Vista geral da praça

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada lateral esquerda da igreja

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Painel de azulejos no muro norte do jardim

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Zona envolvente: chafariz do aqueduto junto à Rua 25 de Abril

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: pombal

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Zona envolvente: bica do chafariz da Rua 25 de Abril

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Zona envolvente: painel das Almas no espaldar do chafariz da Rua 25 de Abril

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: pombal

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Pombal: porta e janela com cercadura de azulejos

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Zona envolvente: bica e tanque do chafariz da Rua 25 de Abril

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fonte monumental: nicho central

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: painel de azulejos representando Santo António

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Zona envolvente: Chafariz do aqueduto na Rua 25 de Abril

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Pombal: porta e janela com cercadura de azulejos

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: corredor do laranjal que corre junto da fachada posterior do palácio eclesiástico

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: pombal

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Palácio eclesiástico: pormenor da fachada posterior com painel de azulejos sobre porta, representando a Imaculada Conceição

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Zona envolvente: Chafariz da Rua 25 de Abril: remate com pedra de armas patriarcais

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: pormenor do painel de azulejos representando Santo António

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: pombal

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fonte monumental: bicas e tanque

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: pormenor do painel de azulejos representando Santo António

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Pombal: pormenor da cercadura de azulejos

Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: muro com painel de azulejos representando Santo António

Conjunto de Santo Antão do Tojal

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