Palácio da Mitra, aqueduto, pombais, chafarizes, igreja, monumental portão de entrada e toda a área murada da antiga quinta | |||||||||||||||||||||||||||||
Designação | |||||||||||||||||||||||||||||
Designação | Palácio da Mitra, aqueduto, pombais, chafarizes, igreja, monumental portão de entrada e toda a área murada da antiga quinta | ||||||||||||||||||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Palácio de Santo Antão do Tojal / Palácio dos Arcebispos / Conjunto Monumental de Santo Antão do Tojal / Palácio da Mitra (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Quinta da Mitra (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||||||||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Civil / Palácio | ||||||||||||||||||||||||||||
Tipologia | Palácio | ||||||||||||||||||||||||||||
Categoria | Arquitectura Civil | ||||||||||||||||||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||||||||||||||||||
Localização | |||||||||||||||||||||||||||||
Divisão Administrativa | Lisboa/Loures/Santo Antão e São Julião do Tojal | ||||||||||||||||||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Lisboa | ||||||||||||||||||||||||||||
Concelho | Loures | ||||||||||||||||||||||||||||
Freguesia | Santo Antão e São Julião do Tojal | ||||||||||||||||||||||||||||
Proteção | |||||||||||||||||||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||||||||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como MIP - Monumento de Interesse Público | ||||||||||||||||||||||||||||
Cronologia | Portaria n.º 740-AH/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 (suplemento), de 24-12-2012 (ampliou a classificação, alterou a designação e alterou a categoria de classificação para MIP) (ver Portaria) Edital de 20-01-2010 da CM de Loures Despacho de homologação de 21-12-2009 da Ministra da Cultura Parecer favorável de 12-11-2008 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P. Proposta de 1-10-2008 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo para a ampliação da classificação Decreto n.º 32 973, DG, I Série n.º 175, de 18-08-1943 (classificou como IIP o Palácio da Mitra, com os seguintes anexos: a antiga igreja, o chafariz monumental, o aqueduto, o pombal existente na quinta do Palácio, com os seus azulejos decorativos, e o portão que dá entrada directa à quinta e que se encontra à direita e um pouco distanciado da igreja) (ver Decreto) Decreto n.º 30 838, DG, I Série, n.º 254, de 1-11-1940 (ver Decreto) (suspendeu o diploma anterior quanto aos imóveis que fossem propriedade particular, até que se cumprisse o disposto no art.º 25.º do Decreto n.º 20 985, DG, I Série, n.º 56, de 7-03-1932 (ver Decreto) Decreto n.º 30 762, DG, I Série, n.º 225, de 26-09-1940 (classificou como IIP o Palácio da Mitra, com os seguintes anexos: a antiga igreja, o chafariz monumental, o aqueduto e ainda o pombal existente na quinta do Palácio, com os seus azulejos decorativos, e o portão que dá entrada directa à quinta e que se encontra à direita e um pouco distanciado da igreja) (ver Decreto) Despacho de homologação de de 13-03-1940 do Ministro da Educação Nacional Parecer de 12-01-1940 da JNE a propor a classificação como IIP | ||||||||||||||||||||||||||||
ZEP | Portaria n.º 740-AH/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 (suplemento), de 24-12-2012 (sem restrições) (ver Portaria) Edital de 20-01-2010 da CM de Loures Despacho de homologação de 21-12-2009 da Ministra da Cultura Parecer favorável de 12-11-2008 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P. Proposta de 1-10-2008 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo | ||||||||||||||||||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||||||||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||||||||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||||||||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||||||||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||||||||||||||||||
AFECTACAO | 12736827 | ||||||||||||||||||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||||||||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | O Palácio de Santo Antão do Tojal, tal como o conhecemos hoje, é o resultado da intervenção setecentista, patrocinada pelo primeiro patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida, e à qual se encontra indissociavelmente ligado o nome do arquitecto italiano Antonio Canevari. Este, permaneceu no nosso país entre 1727 e 1732, trazendo consigo um "barroco classicizante e congelado, aberto à decoração rococó e a qualquer evolução ecléctica" (GOMES, 1988, p. 23). A intervenção em Santo Antão do Tojal é considerada uma das suas obras mais significativas. Seguindo, com certeza, os desejos de D. Tomás de Almeida, Canevari modificou profundamente os edifícios, mas sempre com uma preocupação urbanística, criando assim uma espécie de cidade ideal hipotética (PEREIRA, 1999, p. 150) e "um dos mais conseguidos trechos de urbanismo barroco de sabor romano do Portugal setecentista" (HORTA CORREIA, 1989, p. 509). As primeiras referências a esta Quinta surgem na documentação do século XIII, com a designação de Quinta de Pêro Viegas. Não sabemos em que época se construíram a igreja e palácio, mas em 1554 já necessitavam de obras, que foram realizadas pelo então Bispo de Lisboa, D. Fernando de Menezes e Vasconcelos, e concluídas por D. Miguel de Castro (CLARA, p. 20). Como já referimos, a grande intervenção que transformou esta propriedade de cariz rural em quinta de recreio, ocorreu em 1730, e foi uma iniciativa de D. Tomás de Almeida, que em 1717 havia sido elevado à categoria de Patriarca (e em 1737 à de Cardeal). Santo Antão do Tojal ficava na estrada que ligava Lisboa a Mafra, pelo que as obras empreendidas tinham, entre outros objectivos, dotar a antiga propriedade do necessário conforto para acolher o Rei, sempre que este aqui pretendesse descansar, durante o percurso entre a capital e o novo palácio-convento. Assim, ao primitivo palácio de planta em L, foi acrescentado um corpo, que formava um U, fechado por um muro alto, onde se abre o imponente portão coroado pelas armas dos Almeidas. No seu interior, as salas do piso nobre são revestidas por painéis de azulejo com temática muito variada, atribuídos a Bartolomeu Antunes ou a um artista próximo. Por sua vez, os painéis das escadarias, onde se destacam as figuras de convite, podem ter sido executados por Nicolau de Freitas. A antiga igreja, ligada ao palácio, viu o seu espaço interno unificado e revestido por azulejos e talha dourada, com as armas patriarcais pintadas no tecto. Do lado esquerdo ergue-se a torre, e o terraço a partir do qual D. Tomás de Almeida podia passar do palácio à Sala das Bênçãos, sempre à vista da população. Esta sala abria-se simultaneamente para a igreja e para a praça, através de um balcão, à maneira de Mafra ou de São Pedro de Roma (PEREIRA, 1999, p. 150). Na fachada italianizante da igreja, com as imagens de São Bruno, Rainha Santa Isabel e Imaculada Conceição, desembocava a artéria de acesso a Santo Antão. Do lado esquerdo desenvolvia-se surpreendentemente, a praça, delimitada pelo já referido solar e, ao centro, pelo novo palácio e fonte, da autoria de Canevari. Este chafariz monumental é uma composição barroca, antecedida por escadaria e enquadrada pelos braços do palácio, que concentra em si uma forte carga visual e cenográfica, acentuada pela água, que cai em diversos níveis, transformando o espaço numa praça verdadeiramente monumental. Esta fonte era abastecida pelo aqueduto, que trazia água de Pintéus e que havia também sido concebido pelo arquitecto italiano. Os seus arcos bem visíveis, na última parte do percurso, abasteciam também a população, através de um outro chafariz, enquadrando-se numa política de melhoria das condições da população, defendida pelo arcebispo (PEREIRA, 1999, p. 150). Para além destes elementos, recordemo-nos que faziam ainda parte deste ambicioso projecto os jardins de recreio, com todo um equipamento próprio da época (bancos, fontes...). (Rosário Carvalho) | ||||||||||||||||||||||||||||
Processo | |||||||||||||||||||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||||||||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||||||||||||||||||
Nº de Imagens | 49 | ||||||||||||||||||||||||||||
Nº de Bibliografias | 12 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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O Barroco | SERRÃO, Vítor | Edição | 2003 | Lisboa | |
"O barroco do século XVIII", História da Arte Portuguesa, vol.3 | PEREIRA, José Fernandes | Edição | 1995 | Lisboa | pp. 51-181. |
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa | AZEVEDO, Carlos de | Edição | 1963 | Lisboa | Lisboa Data do Editor : 1973 |
D. João V e a arte do seu tempo | CARVALHO, Aires de | Edição | 1962 | Lisboa | |
Palácios e solares portuguezes (Col. Encyclopedia pela imagem) | SEQUEIRA, Gustavo de Matos | Edição | 1900 | Porto | |
"Urbanismo", Dicionário da Arte Barroca em Portugal | CORREIA, José Eduardo Horta | Edição | 1989 | Lisboa | |
A cultura arquitectónica e artística em Portugal no séc. XVIII | GOMES, Paulo Varela | Edição | 1988 | Lisboa | |
Quintas e palácios nos arredores de Lisboa | STOOP, Anne de | Edição | 1986 | Lisboa | |
Azulejaria em Portugal no século XVIII | SIMÕES, J. M. dos Santos | Edição | 1979 | Lisboa | |
O barroco em Santo Antão do Tojal: proposta para um percurso | SEQUEIRA, Clara | Edição | 2001 | Santo Antão do Tojal | |
"A Quinta de Santo Antão do Tojal. Palácio da Mitra",Monumentos, n.º 10 | FREITAS, Ana Rosa de | Edição | Lisboa | ||
"O Paço dos Arcebispos", Boletim da Junta Distrital Lisboa, pp.3-25 | REAL, Mário Guedes | Edição | 1962 | Lisboa | |
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa | FERRÃO, Julieta | Edição | 1963 | Lisboa | Lisboa Data do Editor : 1973 |
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa | GUSMÃO, Adriano de | Edição | 1963 | Lisboa | Lisboa Data do Editor : 1973 |
Palácio da Mitra em Santo Antão do Tojal - Palácio e fonte monumental (2006)
Palácio da Mitra em Santo Antão do Tojal - Planta com a delimitação do conjunto classificado em 1943
Palácio da Mitra em Santo Antão do Tojal - Planta com a delimitação e a ZEP em vigor
Praça do Palácio da Mitra (Loures). C.M.Loures, 2016.
Igreja matriz de São João do Tojal (Palácio da Mitra). C.M.Loures, 2011.
Palácio-Fonte da Mitra (Loures). C.M.Loures, 2011.
Palácio da Mitra (Loures) - Interior: painéis de azulejos na escadaria principal. C. M. Loures, 2016.
Palácio da Mitra (Loures) - Interior: salão C. M. Loures, 2016.
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja: óculo da empena
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja: corpo central
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja: nicho lateral esquerdo com imagem de Santa Isabel
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja: nicho central com imagem da Imaculada Conceição
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Palácio com fonte monumental: vista geral
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Palácio eclesiástico: vista lateral do remate com pedra de armas patriarcais
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal da igreja: nicho lateral da direita com imagem de São Bruno
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Vista lateral da igreja e do palácio eclesiástico
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada principal do palácio eclesiástico: remate com pedra de armas patriarcais
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada lateral da igeja e do palácio eclesiástico
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fonte monumental: vista geral
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fonte monumental: vista geral
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fonte monumental: remate com pedra de armas patriarcais
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Vista geral da praça
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fachada lateral esquerda da igreja
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Painel de azulejos no muro norte do jardim
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Zona envolvente: chafariz do aqueduto junto à Rua 25 de Abril
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: pombal
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Zona envolvente: bica do chafariz da Rua 25 de Abril
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Zona envolvente: painel das Almas no espaldar do chafariz da Rua 25 de Abril
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: pombal
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Pombal: porta e janela com cercadura de azulejos
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Zona envolvente: bica e tanque do chafariz da Rua 25 de Abril
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fonte monumental: nicho central
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: painel de azulejos representando Santo António
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Zona envolvente: Chafariz do aqueduto na Rua 25 de Abril
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Pombal: porta e janela com cercadura de azulejos
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: corredor do laranjal que corre junto da fachada posterior do palácio eclesiástico
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: pombal
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Palácio eclesiástico: pormenor da fachada posterior com painel de azulejos sobre porta, representando a Imaculada Conceição
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Zona envolvente: Chafariz da Rua 25 de Abril: remate com pedra de armas patriarcais
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: pormenor do painel de azulejos representando Santo António
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: pombal
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Fonte monumental: bicas e tanque
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: pormenor do painel de azulejos representando Santo António
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Pombal: pormenor da cercadura de azulejos
Conjunto de Santo Antão do Tojal - Jardim: muro com painel de azulejos representando Santo António
Conjunto de Santo Antão do Tojal
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