Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pensão Ferro
Designação
DesignaçãoPensão Ferro
Outras Designações / PesquisasCasa da Rua Tenente Resende, n.º 30 / Serralharia de Manuel Ferreira / Restaurante e Pensão Ferro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaAveiro/Aveiro/Glória e Vera Cruz
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Tenente ResendeAveiro Número de Polícia: 30
LATITUDE LONGITUDE
40.642423-8.654411
DistritoAveiro
ConcelhoAveiro
FreguesiaGlória e Vera Cruz
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação para MIM - Monumento de Interesse Municipal
CronologiaEdital n.º 33/2013, de 13-05-2013 da CM Aveiro, a determinar a abertura do procedimento
Enviada cópia do processo pelo Ministério da Cultura à CM Aveiro em 3-05-2010 a fim de ponderar a conclusão do procedimento
Despacho de homologação de 19-03-1998 do Ministro da Cultura
Parecer favorável de 26-02-1998 do Conselho Consultivo do IPPAR
Proposta de 13-03-1997 da DR de Coimbra para a classificação como VC
Despacho de abertura de 5-06-1996 do vice-presidente do IPPAR
Proposta de classificação de 22-05-1996 de particulares
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizada no número 30 da Rua Tenente Resende, junto à ria de Aveiro, a Pensão Ferro foi edificada em 1909, segundo um projeto de Francisco da Silva Rocha. O prédio, que hoje alberga um restaurante no piso térreo e uma pensão nos pisos superiores, integrava originalmente a Serralharia Manuel Ferreira.
De planta retangular, que se desenvolve no sentido latitudinal, o edifício divide-se em três pisos, sendo o terceiro apenas visível da fachada posterior. Muito embora o interior do prédio se encontre descaracterizado face às sucessivas adaptações a novas funcionalidades, o exterior conserva a sua configuração original, de vincado gosto Arte Nova.
O piso térreo, em aparelho de pedra, é rasgado ao centro por uma harmoniosa composição de uma porta e duas janelas em ferro e vidro, que integram um grande arco abaulado em pedra lavrada, com elegantes relevos florais. Sobre o extradorso do arco, em cada um dos lados, foram gravados dois medalhões, onde estão epigrafadas as palavras Labor, à esquerda, e Honor, à direita.
A mesma linguagem ornamental foi utilizada nas grades de ferro que protegem as janelas e a varanda do andar superior, assente sobre balcão de pedra com cachorros florais. Este segundo registo é revestido por azulejos retangulares de cor verde, uma composição muito utilizada na decoração de edifícios de habitação no início do século XX.
O topo da fachada, que corresponde nas traseiras do prédio a uma mansarda com janela, é rematado por um pequeno frontão recortado, decorado a toda a volta com pendurados de flores.
A fachada posterior, dividida em três andares, denota uma maior simplificação a todos os níveis, encontrando-se revestida por azulejos de padrão azul e branco, de fabrico mais recente.
História
Data do ano de 1909 a referência de um projeto assinado por Francisco Augusto da Silva Rocha para a "casa de habitação e oficinas de serralharia" de Manuel Ferreira. O edifício, um dos muitos prédios de gosto Arte Nova edificados em Aveiro no início do século XX, é um dos melhores exemplos do trabalho desenvolvido por este arquiteto nesta cidade.
No programa o arquiteto tirou partido da utilização de dois dos materiais que mais caracterizaram a Arte Nova no nosso país - o ferro forjado e o azulejo -, em articulação com a pedra, esculpida num trabalho de grande precisão, que se verifica não apenas ao nível das molduras, mas também no desenho da própria varanda, e dos restantes elementos que definem o edifício (José Augusto França, Proposta de Classificação IPPAR: 1997).
Depois do encerramento da serralharia, o espaço foi ocupado pela Imprensa Aveirense, e atualmente o edifício alberga a Pensão/Restaurante Ferro.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens8
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom
Aveiro: cidade Arte NovaBORGES, JaimeEdição1999AveiroGuia coordenado por Jaime Borges
Francisco da Silva Rocha (1864-1957), Tese de Mestrado em História da Arte, apresentada à Universidade do PortoFERNANDES, Maria JoãoEdição1999Porto

IMAGENS

Casa da Rua Tenente Resende, nº 30 - Fachada principal

Casa da Rua Tenente Resende, nº 30 - Fachada principal: porta de entrada

Casa da Rua Tenente Resende, nº 30 - Fachada principal: pormenor de relevo que ladeia a porta de entrada

Casa da Rua Tenente Resende, nº 30 - Fachada principal: porta de entrada e janela lateral

Casa da Rua Tenente Resende, nº 30 - Fachada principal: registo superior

Casa da Rua Tenente Resende, nº 30 - Fachada principal: frontão de remate

Casa da Rua Tenente Resende, nº 30 - Fachada posterior

Casa da Rua Tenente Resende, nº 30 - Planta de localização

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt