Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Centro Comunitário da Vera Cruz
Designação
DesignaçãoCentro Comunitário da Vera Cruz
Outras Designações / PesquisasCasa da Rua de Sá, n.º 3 e 5 / Casa da Rua de Sá, n.º 3 a 5 / Centro Comunitário de Vera Cruz (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaAveiro/Aveiro/Glória e Vera Cruz
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua de SáAveiro Número de Polícia: 3-5
LATITUDE LONGITUDE
40.64611-8.64529
DistritoAveiro
ConcelhoAveiro
FreguesiaGlória e Vera Cruz
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaEdital n.º 117/2004 de 15-07-2004 da CM de Aveiro
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizado junto do Quartel do Carmo, em Aveiro, a Casa n.º 3 e 5 da Rua de Sá foi edificada no início do século XX, sendo atribuída ao arquiteto Francisco Augusto da Silva Rocha, autor de vários outros projetos Arte Nova na cidade.
O edifício, de habitação plurifamiliar, desenvolve-se numa planta retangular dividida em dois pisos. A fachada principal apresenta uma série de elementos de grande interesse, de gramática geométrica e floral, executados em cantarias de calcário, azulejo e ferro, os materiais mais característicos dos programas decorativos da arquitetura deste período.
No primeiro registo, flanqueado por uma porta e uma janela a cada lado, destaca-se o óculo central preenchido por um vitral, cuja base integra uma caixa do correio. O pano murário em torno daquela abertura circular é revestido por azulejos verdes, tal como o friso de separação entre os andares.
O segundo piso é aberto por três janelas com moldura de motivos florais. A central, de sacada, assenta sobre mísulas decoradas por arabescos, constituindo a sua gradaria, de motivos geométricos, um dos mais interessantes motivos escultóricos do conjunto.
Um outro friso de azulejos, de padrão, separa o corpo da fachada e a mansarda que a coroa. No recorte destas águas-furtadas eleva-se uma janela encimada pela escultura de um busto feminino.
A unidade e profusa decoração deste alçado contrasta com a fachada lateral, muito descaracterizada em consequência de uma intervenção de adaptação do edifício a Centro Comunitário de Vera Cruz, função que conserva atualmente.
História
A Casa n.º 3 e 5 da Rua de Sá foi construída nos primeiros anos do século XX, atribuindo-se o seu projeto a Francisco Augusto da Silva Rocha. Embora careça de provas documentais, esta autoria assume-se pelo cotejo deste imóvel com outras obras de Silva Rocha em Aveiro, nomeadamente a Casa do Dr. Peixinho, a Casa da Rua Tenente Resende, e a própria habitação do arquiteto, na mesma Rua de Sá, n.º 12-14.
O imóvel insere-se no conjunto de edifícios Arte Nova que caracterizam singularmente a cidade de Aveiro e refletem o poder económico e social das elites locais, intrinsecamente ligadas ao crescimento da indústria e do comércio na região do Vouga entre os finais do século XIX e as primeiras décadas do século XX.
O edifício, inicialmente construído para servir de habitação, passou desde 1995 a albergar o Centro Comunitário da Vera-Cruz. Está classificado como de interesse municipal desde 2004.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
(com a colaboração do Museu da Cidade de Aveiro)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens9
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A Arte Nova em Aveiro e seu distritoNEVES, AmaroEdição1998Aveiro
Da Arte Nova em Aveiro: o porquê da diversidade do estiloNEVES, AmaroEdição1997Aveiro
Aveiro: cidade Arte NovaBORGES, JaimeEdição1999AveiroGuia coordenado por Jaime Borges
"Pistas para a compreensão das manifestações Arte Nova em Aveiro: cenografia, modernidade e tradição" Encontro Aveiro Cidade Arte Nova. Boletim Municipal de Cultura, n.º 33, pp. 53-66RODRIGUES, Manuel FerreiraEdição1999Aveiro
"Pistas para a compreensão das manifestações Arte Nova em Aveiro: cenografia, modernidade e tradição" Encontro Aveiro Cidade Arte Nova. Boletim Municipal de Cultura, n.º 33, pp. 53-66GRAÇA, OscarEdição1999Aveiro
Arquitectura Arte Nova, uma primavera eterna : Francisco da Silva Rocha (1864-1957)FERNANDES, Maria JoãoEdição2008Aveiro
Francisco da Silva Rocha (1864-1957), Tese de Mestrado em História da Arte, apresentada à Universidade do PortoFERNANDES, Maria JoãoEdição1999Porto

IMAGENS

Casa da Rua de Sá, n.º 3 e 5 - Fachada principal (actualmente ali funciona o Centro Comunitário Vera Cruz)

Centro Comunitário da Vera Cruz - Vitral da porta interior da casa

Centro Comunitário da Vera Cruz - Fachada lateral

Centro Comunitário da Vera Cruz - Mansarda com busto feminino

Centro Comunitário da Vera Cruz - Pormenor do óculo com caixa de correio incorporada

Centro Comunitário da Vera Cruz - Facahda principal

Centro Comunitário da Vera Cruz - Pormenor das escadas interiores

Centro Comunitário da Vera Cruz - Pormenor do friso de remate e beirado

Centro Comunitário da Vera Cruz - Pormenor decorativo dos tetos

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt