Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Edifício na Rua Dr. Miguel Bombarda, 47, 49 e 51
Designação
DesignaçãoEdifício na Rua Dr. Miguel Bombarda, 47, 49 e 51
Outras Designações / Pesquisas
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Edifício
TipologiaEdifício
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Tavira/Tavira (Santa Maria e Santiago)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Dr. Miguel BombardaTavira Número de Polícia: 47- 51
LATITUDE LONGITUDE
DistritoFaro
ConcelhoTavira
FreguesiaTavira (Santa Maria e Santiago)
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaProcedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO imóvel sito na Rua Dr. Miguel Bombarda, nºs 47, 49 e 51 constitui uma memória da renovação urbanística ocorrida nesta artéria da cidade (antiga Rua do Mal-foro) e expressa uma tipologia arquitectónico-construtiva com relevo local.
De planta longitudinal, definindo um rectângulo irregular, compõe-se de três pisos, sendo o superior um acrescento à construção original. A fachada principal é de dois registos, abertos por portas e janelas de sacada dispostas num ritmo característico e harmonioso, a que se associam caixilharias de madeira e gradeamentos de ferro forjado, elementos que contribuem para a individualização do edifício. A encimar a frontaria, existe uma platibanda muito sóbria, que antecede o telhado, composto por dois tradicionais telhados de tesouro ladeados por uma açoteia. Na parte posterior, abre-se um pequeno pátio que acolhe um poço empedrado, com gargalo, solução que corresponde a uma tradição com marcas nesta zona da cidade.
O interior segue uma tipologia comum das habitações desta época e visível em outras casas tavirenses. As escadas, colocadas diante do pequeno átrio de entrada, dão acesso directo ao segundo piso, fazendo-se a correspondência com as restantes divisões do piso térreo através de portas laterais no átrio. O tecto deste espaço central e o do corredor das escadas é decorado com um trabalho em gesso, definindo três tramos separados perpendicularmente por arcos torais abatidos que assentam em mísulas trabalhadas.
De maior interesse são algumas decorações interiores de divisões do piso superior, modeladas em gesso e realçadas a tinta de ouro, destinadas a animar tectos e estruturas parietais. Entre elas, destaca-se, pela sua gracialidade, a representação de duas aves afrontadas bebendo de uma fonte, cuja penugem se desenvolve e transforma em enrolamentos vegetais. Outros trabalhos formam panos recortados por autênticas molduras pintadas a tinta de ouro, dando a ideia que emolduravam telas desaparecidas. Numa das paredes da sala encontra-se uma lareira executada em mármore negro, com desenho e proporções próprios da época. Os pavimentos das principais dependências são executados em soalho de madeira exótica, contrastando entre madeira clara e escura.
O cuidado depositado nesta decoração indicia que o edifício terá sido habitado por uma família abastada, com recursos suficientes para prover algumas divisões com trabalhos artísticos executados por uma mão-de-obra especializada. Sabemos que, em 1897, o imóvel era propriedade de Josefa da Conceição Costa, solteira e "maior de edade" que, em Novembro desse ano, o vendeu a Joaquim António dos Santos, ferreiro e morador em Tavira.
Mantendo, sem prejuízo fundamental, a sua integridade físico-cultural (não obstante o mau estado de conservação de alguns elementos), este imóvel reúne características construtivas e decorativas que, pela sua relevância histórico-estética, desempenham um papel importante na caracterização arquitectónica e urbanística da cidade.
Daniel Santana / Câmara Municipal de Tavira
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Edifício na Rua Dr. Miguel Bombarda, nºs 47, 49 e 51 - Fachada principal

Edifício na Rua Dr. Miguel Bombarda, nºs 47, 49 e 51 - Porta do n.º 49

Edifício na Rua Dr. Miguel Bombarda, nºs 47, 49 e 51 - Fachada principal

Edifício na Rua Dr. Miguel Bombarda, nºs 47, 49 e 51 - Fachada principal

Edifício na Rua Dr. Miguel Bombarda, nºs 47, 49 e 51 - Lintel do n.º 49

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt