Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa do Professor Carlos Teixeira
Designação
DesignaçãoCasa do Professor Carlos Teixeira
Outras Designações / PesquisasCasa do Professor Carlos Teixeira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Vieira do Minho/Rossas
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Lugar de São PedroRossas Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoBraga
ConcelhoVieira do Minho
FreguesiaRossas
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Vieira do Minho aprovaram a sua classificação como Imóvel de Interesse Municipal, em 5 e 7 de Fevereiro de 2003, respectivamente.
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9823119
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaCarlos Teixeira (1910-1982) nasceu em Aboim, concelho de Fafe, tendo-se licenciado e doutorado em Ciências Histórico-Naturais pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Ensinou nas Faculdades de Ciências da Universidade do Porto e de Lisboa, onde se tornou professor catedrático, e produziu mais de quinhentas obras, a maior parte das quais na sua área de eleição, a Geologia. Foi um dos fundadores da Sociedade Geológica de Portugal, em 1940, e igualmente do Centro de Estudos de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1956. É considerado a principal figura das geociências do século XX em Portugal, mas granjeou ainda reconhecimento científico internacional nas áreas da Botânica e da Paleontologia. Morreu em Lisboa, cego pela diabetes, e deixou alguns bens ao Estado, entre os quais a sua casa de campo em São Pedro, freguesia de Rossas, concelho de Vieira do Minho, não muito distante do seu local de nascimento.
A casa, onde Carlos Teixeira se refugiava para descansar e escrever, é uma construção humilde e de pouca importância arquitectónica, possuindo sobretudo interesse memorial. Configura uma habitação típica do Minho, com construções de granito deitando para um pátio, fazendo-se o acesso por baixo de um espigueiro. A propriedade incluía ainda alguns terrenos de cultivo, e os anexos da lavoura e casa do caseiro. No local existe um busto do cientista e professor, sobre um pedestal com inscrição comemorativa. Parte da propriedade foi recentemente alienada em hasta pública, nomeadamente os anexos dos caseiros.
Sílvia Leite / DIDA - IGESPAR, I.P. / 2009
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt